Poemas de Sabedoria
Cada pessoa perece por falta de conhecimento, quando se entrega à ignorância e permite que ela crie uma mentalidade efêmera e superficial, afastando-a do real propósito de conhecer as verdades que o conhecimento e a sabedoria podem revelar, a fim de ser transformada por elas.
"Quando saímos da teoria das virtudes, dos princípios e valores fundamentados nas verdades eternas de Deus para cada um de nós, e partimos para a prática de cada um deles, percebemos que o que nos distancia de uma vida plena e abundante é a nossa incapacidade de trazer cada um desses princípios e valores para a realidade de nossas vidas."
Quando compreendermos que o nosso maior inimigo somos nós mesmos, quando cedemos à nossa própria maldade interior e deixamos que a graça de Deus preencha com a Sua glória os lugares mais obscuros do nosso ser, então encontraremos o verdadeiro caminho para a salvação e libertação.
Bem-aventurada a pessoa que encontra em Jesus o firme fundamento da sua fé e que, através da Sua imensurável graça e amor, encontra descanso para sua vida, antes cheia de transgressões e iniquidades que somente podem ser resolvidas através da nossa entrega total à vontade de Deus.
Nada destrói mais uma pessoa interiormente do que a amargura e o ressentimento de olhar o sucesso ao seu redor e, a cada dia, contemplar seus próprios fracassos diários sem conseguir progredir.
Nossos sofrimentos sempre nos conduzirão a dois caminhos. Ou eles nos amadurecem, produzindo frutos de arrependimento que nos levam a uma vida mais sábia e próspera, ou nos envenenam interiormente através da amargura, matando-nos um pouco a cada dia, tornando nossa vida cada vez mais infrutífera e miserável.
Você é uma pessoa boa para as pessoas, até começar a falhar muito com elas. Você permanece sendo amado, se continuar amando. Isso só mostra que a maioria das pessoas são superficiais e artificiais, e nunca aprenderam o caminho do verdadeiro amor.
Quando for fazer algo, nunca faça apenas pelas pessoas, pois elas podem ser ingratas e egoístas. Faça sempre para Deus, pois Jesus amou seus doze discípulos, cuidou deles e transformou a vida deles. E quando foi para a cruz, somente um ficou com Ele.
O amor é uma caminhada solitária, se você deseja amar como Jesus amou. Você terá que passar por tudo que Ele passou e ainda dizer: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem." Pois o verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A nossa mentalidade, irá determinar a realidade de vida que iremos viver, é impossível ter uma mentalidade miserável e ser prospero.
Quando nossa mentalidade não acompanha nossa maturidade espiritual e emocional, vivemos uma vida vazia e estéril. Não conhecemos a verdadeira sabedoria, fruto do conhecimento de quem somos em Deus e de quem Ele é em nós.
As nossas palavras vão criar uma conduta de pensamentos. Esses pensamentos vão criar uma conduta de sentimentos. Esses sentimentos vão criar uma conduta de desejos, e a maneira como interagimos com eles será determinante para criarmos um futuro de prosperidade, honra e vida abundante.
Antes de ter uma identidade bem definida de quem você é, você precisará redefinir e recriar muitas vezes a sua mentalidade, moldando-a através da sabedoria e do conhecimento adquiridos em um relacionamento íntimo com Deus.
Em um relacionamento, não espere demais das pessoas. Seja proativo e dê o primeiro passo. Ame primeiro, perdoe primeiro. Demonstre afeto e bondade em cada atitude. Esse é o segredo para cativar e conquistar pessoas, tornando-se inesquecível.
Quanto mais nos conhecemos interiormente, mais descobrimos o quão miseráveis, cegos, pobres e despidos do amor e de todas as suas virtudes somos. Mas, mesmo assim, Deus nos ama e nos aceita com um amor incondicional e imparcial.
Somente aqueles que provaram do amor de Deus em meio às suas transgressões e maldades interiores, e compreendem o quão imperfeitos e limitados são, vão aprender o significado e o sentido de amar de forma incondicional e imparcial a cada pessoa.
Se queremos aprender a amar e perdoar, a a maior lição que devemos aprender é que o amor suportar todas as coisas de uma forma incondicional, imparcial e cheio de misericórdia e como uma benignidade que tem empatia pelo sofrimento alheio.
Quando perdemos um relacionamento com alguém, muitas vezes isso nos causa tristeza e sofrimento. No entanto, na direção e vontade de Deus, isso pode ser um livramento, pois Ele conhece o fim das coisas, antes mesmo de elas começarem.
"Quando somos intencionais, intensos, proativos e dinâmicos em cada relacionamento, tanto conosco mesmos quanto com os outros, criamos uma atmosfera de carisma e empatia que cativa as pessoas a cada nova interação."
Nunca devemos discutir com pessoas tolas e estúpidas. Pois, se elas ganharem vão nos humilhar e se perdem, vão nos odiar e perseguir.