Poemas de Sabedoria
Em busca serena da trilha do caminho do meio, em busca constante do autoconhecimento com autodisciplina, então saboreio o despertar com amor pela sabedoria, buda filosófico, pois vós sois buda.
Seja humilde como uma criança e sempre aprenderás algo novo, seja um adulto arrogante e seu saber ficará velho e obsoleto.
A religião não me deixou cega para enxergar a ciência, nem a ciência me deixou arrogante para não enxergar Deus em cada detalhe.
Uma mãe cria dez filhos, mas na dezena de filhos, apenas um deles honra sua mãe por todos os outros.
Se você tentar resistir a dor, ela machuca 2x pior; mas se você aceitar a dor, ela passa ser sua amiga e não te machuca mais.
Sou feliz sim. O que é felicidade? Estar vivendo a sua missão, concorda? O que é viver a sua missão? É você fazer coisas que tem vontade de fazer com o coração, seja no seu trabalho ou nas suas atividades diárias, tudo aquilo que você faz e tem vontade de fazer mais tem a ver com sua missão, aquilo que faz os seus olhos brilharem... Um homem que vive a sua missão certamente chegará ao final da Vida Feliz! Já aquele que não vive corre o risco de chegar ao final de uma vida inteira com uma enorme sensação de vazio. Por isso priorize a sua felicidade agora, vai pra cima daquilo que, se fosse necessário, faria você virar uma noite inteira fazendo com um sorriso no rosto. Ainda dá tempo, a vida é uma só! Pense nisso...
"Alguns sonetos não aceitam remendos — e, de toda forma, os que aceitam assumem-se lixo"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"[...] amizade é coisa rara. Não ocorre nem bem entre os que saíram do mesmo ventre. Como seria quando nem conhecer direito se conhecem?"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"Ninguém reflete sobre o que já se tornou matéria antiga. Sobre o que já nos acostumamos. Como quem reza pai-nossos e, à boca fofa, repete desejar ser perdoado tanto quanto perdoa aos demais"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"Infelizmente o mundo mantém um pano longo e negro sobre muitas pessoas que não procuram saber por quê."
Os Livros são perigosos, pois nos ensinam a pensar. Uma pessoa que não lê, tem uma mente que não pensa e uma mente que não pensa pode ser, facilmente, escravizada.
O amor é o que da o tom colorido para a vida, com amor mesmo os momentos mais simples se tornam inesquecíveis.
A maioria das pessoas reconhecem que precisam melhorar, mas não fazem algo efetivamente para melhorar. Você logrará êxito se fazer diferente, se além de reconhecer, tomar parte e fazer algo a respeito.
O caminho para a felicidade plena não se faz pelo desfiladeiro dos loucos sonhos, mas pela estrada da real sabedoria.
Na grande parte das situações de sua vida, a quinta-essência de sua esperteza não te poderá socorrer.