Poemas de Sabedoria
Reagimos mecanicamente ante as diversas circunstâncias da vida. Se me adulam, sorrio; se me humilham, sofro; insulto se me insultam, firo se fui ferido... Os outros tem o poder de nos levar da alegria à tristeza, da esperança ao desespero... Parecemos um instrumento musical, onde cada um toca o que sente vontade.
" Educação não te dá só poder. Te dá liberdade para pensar! Te dá condição de competir! Te dá condição de crescer na Vida de uma forma muito mais completa! "
A inveja, quando se instala em sua casa é como um mofo que se espalha aos poucos e você sente o cheiro do desconforto, mas se não elimina o foco, grande é o estrago que ela te causa.
— Jucelya McAllister
Tu que acreditas que o tempo é o herói das mágoas vede bem que ele talvez seja o vilão de todas as coisas. Esperas que tudo se resolva e perdes o pouco que deverias tu agarrar. Lembra: Mesmo o relógio, que dele conta as histórias, se desgasta - Ele nada guarda já que tem o infinito para matar.
O que adianta tanta problematização, se na grande maioria das vezes não há propostas efetivas de solução? Se for para gerar mais uma discussão vazia, que não vai levar a lugar algum, prefiro continuar em silêncio.
A pessoa certa não é aquela que apenas aprecia conversas, mas também se comunica com você até com o silêncio de um olhar.
Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento ao contrário é real.
Apenas de que o auge da capacidade intelectual se dá por volta dos 35 anos, a velhice tem suas compensações. É apenas nesse momento que a experiência e a erudição se tornam de fato ricas: teve-se tempo e oportunidade para considerar e refletir as coisas sob todos os aspectos, comparando-as entre si e descobrindo os seus ponto de contato e membros conectivos; por conseguinte, apenas nesse momento as compreendemos bem em toda a sua concatenação. Tudo foi esclarecido; por isso, conhece-se mais profundamente até mesmo aquilo que já sabíamos na juventude, visto que há muito mais provas para cada conceito. Aquilo que nos anos de juventude só acreditávamos saber, sabe-se de fato na velhice, e muito mais, porque possuímos conhecimentos meditados em todas as direções e, portanto, inteiramente coerentes, enquanto na juventude nosso conhecimento é sempre lacunar e fragmentário. Apenas quem envelhece adquirir uma ideia completa e pertinente da vida, pois tem uma visão geral do seu conjunto e do seu curso natural, e sem especial, porque não a ve como os outros, ou seja, apenas a partir do ponto de entrada, mas tamb[em a partir do ponto de saída, reconhecendo, assim, toda a sua nulidade, enquanto os outros sempre se encontram na ilusão de que o que é realmente bom ainda ocorrerá.
Algumas coisas nos incomodam porque não temos estrutura para saboreá-las. Não gosta de chuva quem não tem um bom telhado.
"Não existe Nada nem Ninguém mais justo que o Tempo, ele anda a mesma velocidade para os Justos e os Maus, no dia de Chuva ou de Sol, mas somente os sábios o aproveitarão.'
Segundo a neurociência; o cérebro não distingue a realidade da ficção. Talvez este seja o principal fator para a humanidade ser tão suscetível à manipulação e facilmente enganada.
Você pode ser uma Luz Divina, na vida de outras Luzes, que ainda não sabem que também são. O que difere você das outras Luzes, é, você reluzir com o amor e a sua sabedoria interna, sem julgamento. Faça-se Reluzir no amor, e na verdade d'eus. Para Reluzir Deus Luz, nas vidas de suas irmãs Luzes, d'eus. Gratidão!
Hoje, ao acordar e me olhar no espelho, me deparei com algo inusitado. Fiquei ali imóvel por alguns segundos e extasiado tentando digerir aquela sensação que perpassou a minha existência. Estive de frente com o meu primeiro fio de cabelo branco. Aquela imagem no espelho ficou cravada em minha memória. Comecei a imaginar o que este simples cabelo branco representou para mim naquele instante, dei voltas ao mundo só de pensar nessa mudança repentina. Esse fio de cabelo branco representou um marco para mim em tenra idade, ele conseguiu dividir a minha idade biológica. É como se tivesse dividido a minha vida em dois tempos: a.C. (antes do cabelo branco) e d.C. (depois do cabelo branco)! O cabelo preto que tanto me acompanhou, que tanto me deu a jovialidade de ser, que tanto me mostrou que o bom da vida era viver a juventude com aquela cabeleira de fios pretos, agora, ele se mostra repentinamente de outra forma: um branco platinado reluzente. Esse fio de cabelo branco também carrega a minha história, e veio para mostrar que não há mais tempo para brincar de viver, que é hora de encarar a vida como ela é, de ter atitude. Ele sussurra em meu couro cabeludo e diz que a maturidade chegou. Essa transformação marca um tempo em que o cabelo branco representa a sabedoria, a maturidade e a velhice de uma pessoa com grandes histórias para contar. Agora carrego as minhas belas madeixas com alguns fios de cabelo branco. Estou gostando deste novo estilo que a vida me proporcionou. Quem diria que eu seria contemplado com essa obra prima da natureza. O seu cabelo branco tem história, alguém já parou para ouvi-la?
Muitos relacionamentos não acabam por ausência de sentimentos, pois quando há caminhos diferentes, o distanciamento ocorre naturalmente.
A psicoterapia não fez com que eu fosse um gênio, mas fez com que eu me transformasse na melhor versão de mim mesmo, versão esta, que carece de constantes atualizações, na mesma medida em que eu cresço em humildade, sabedoria e autoconhecimento.
Existe três tipos de pessoas no mundo , o primeiro tipo de pessoa é a burra erra uma vez , erra denovo e denovo , o segundo tipo são as pessoas inteligentes erra uma vez e aprende com seus próprios erros e o último tipo são os sábios não custumam errar muito, eles não aprendem com os próprios erros e sim com dos outros.