Poemas de Sabedoria
A sabedoria do homem estar na capacidade de reconhecer seus erros.
Reconhecer seus erros é uma virtude nobre, só quem sabe reconhecer seus erros conseguirá entender a virtude de Amar.
*Arrogância* é o efeito contrário da aplicabilidade da sabedoria... Ser sábio primeiramamente é não sair por ai esbanjando conhecimento (principalmente alheio)... É ter sua propria visão à respeito do que o cerca sem perder a essencial manifestação daquilo que é puro, integro, imultavel... À grosso modo, mais sabe aquele que fica com a boca fechada e não tem a necessidade de mostrar- se superior aos demais, característica louvável daquele que é SABIO, humildade... Sim humildade, marca daquele que conquistou, adquiriu, absorveu, contudo permanece inquestionavelmente sólido, imparcial e cauteloso... (Pensamento da madrugada)
"A sabedoria está também em reconhecer o indivíduo e estabelecer em todas as relações, níveis de proximidade, para aprender a amar o outro independente das suas imperfeições e das nossas expectivas".
Inteligência e sabedoria são qualidades distintas pois o gênio pode ser tolo, mas o sábio nunca é burro.
Dizer que velho não serve mais... Lembre: Sabedoria, Criatividade e Vitalidade só envelhecem se nós permitirmos.
Que é a sabedoria humana ante a complexidade imensurável do universo? Em ignorância por certo, está o homem imerso.
Quando a alma da sabedoria diz não, o "coração" diz sim.
Sabido isto, é possível evitar sofrimentos (...).
A obediência traz sabedoria somente no final do caminho, mas a sabedoria excessiva nos enche de orgulho.
A sabedoria escuta, mas a obediência pratica. Por isso, uma sem a outra é tola. Pois quem sabe e não pratica está sujo, e quem pratica mas não sabe impuro, portanto, busquem escutar, discernir e praticar o que se aprende por meio do amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Quando abordamos uma pessoa com sabedoria, podemos até não convencê-la de fazer aquilo que queremos, mas ganharemos o respeito e o carinho desta.
Donos do destino, mas não dá vida. Sabedoria é saber que as vezes a distancia é propriamente dita atalhos que a vida te ofereceu de melhor.
Era uma vez uma pessoa que procurava a sabedoria. Tinham-lhe dito que para a atingir tinha sempre de aceitar e recusar ao mesmo tempo tudo o que lhe fosse oferecido, dito ou mostrado. Quando perguntava por onde era o melhor caminho e lhe diziam «é por ali» ela devia seguir imediatamente nesse sentido e depois no sentido contrário. Tendo assim percorrido todas as direcções indicadas e as não indicadas, sem mais caminhos a percorrer, sentou-se no chão e começou a chorar. Sem saber, tinha chegado.
A sabedoria é um presente, já a humildade precisa ser conquistada.
Você pode até adquirir sabedoria, mas se não conquistar a humildade, será apenas mais um vilão.