Poemas de Rosa
A cidade emudece. Ouço ao longe o caminhar que encontra o asfalto vindo cada vez mais perto. Perto da solidão que me achou mesmo antes que a tarde caísse em breu nesse frio dia de inverno.
É dentro do pensamento que verdadeiramente eu me liberto. Vou para onde ele me levar.
No pensamento é fácil viver, porém é difícil voltar.
Incomparável a força de algumas pessoas que, tendo tantos motivos para tristeza, escolhem a alegria como companheira.
O azul incomparável do céu sempre está acima de nossas cabeças, ocultado apenas e às vezes por nuvens passageiras.
A criança tem toda a delicadeza que pode nos servir de exemplo. Delicadeza nos gestos, no olhar, no sorriso e simplicidade em sua forma de ser.
Quando as pessoas se sentirem melhor em dar um presente do que receber, talvez possa acontecer de o amor também chegar em primeiro lugar que qualquer outro sentimento.
O que define se uma coisa é cara ou barata não é seu valor material, é a riqueza que representa o sentimento que ela carrega.
Quando a paz está dentro de você, nada pode abalar, as coisas podem até estarem um caos no lado de fora, mas você sente seus pés bem plantados no chão.
Se você tem a pretensão de entender a vida, desista. Existem incógnitas demais. Situações que fogem a qualquer entendimento. O modo como tudo pode mudar a qualquer momento faz da vida, uma viagem sedutora para os que se arriscam, confusa para os que não sabem o que querem e emocionante para os que escolhem viver no limite. E para os que vivem o morno do momento ela também reserva um mais ou menos equilíbrio de se viver.
Por mais que uma vida seja invejada, para quem a vive ela jamais será perfeita. O ser humano tem como característica a insatisfação.
A sutileza mora em mim... meu toque é leve, é suave... sempre tive medo de machucar. Com palavras, gestos ou mesmo com o olhar. A força fica com quem é rude, com quem não sabe tocar... Minhas mãos são macias, são para acariciar. Meus atos correm do selvagem e meu olhar sempre quis ver a suavidade no outro olhar.
É a vida a escola, é a sustentação de todo saber.
Tudo na vida é aprendizado que todos estão aptos a aprender.
Por mais que seja dolorido e difícil ter uma deficiência, a própria pessoa é quem vai definir o seu nível de satisfação com o mundo que a cerca.
Viver, conviver com o outro, é difícil quando se tem impertinência. Impaciência em não olhar com respeito para a pessoa a qual você acha - não tem direito a vida própria. Uma infinidade de relacionamentos acaba por puro egoísmo. Para muitas pessoas é impossível conviver. Parece que todos se colocam no centro do universo.
Na solidão junto aos meus pensamentos vou ao encontro de meu eu que perdi quando em desarvorada correria fui parar, ao que achava ser, o mar calmo que poderia abrigar as ondas quentes de meu coração.
Construir sonhos feitos de esperança, recheados de muita fé, viver com alegria e pitadas de coragem. É assim que se consegue ser feliz.
De tudo o que realmente gostei, não desisti apesar da negativa da vida. Consegui muito do que batalhei, e o que falta vou encontrar, ou não...
O fato é que lutar eu lutei e se ainda não tenho é porque não era para mim.
A importância do saber, a vontade de aprender e a beleza do conhecimento, estão na alma daquele que podendo fazer qualquer outra coisa na vida, escolhe a árdua atividade de ensinar todas as profissões para a humanidade.