Poemas de Rosa
O professor mostra caminhos e afasta obstáculos para que o aluno aprenda. O maior obstáculo é a teoria, se o professor não ilustrar e/ou exemplificar os conceitos.
Passando aqui pra dizer que site igual o seu, pensador, procurei em toda Internet e não achei, principalmente com essa vasta variedade (opções) que só você oferece.
Dia do Amigo
Convencido pela família, Carlinhos concordou em doar o sangue para a amiguinha Verinha. À medida que o sangue passava dele para ela, ele derramava, silenciosamente, lágrimas. Preocupado, o médico perguntou-lhe: Por que chora, Carlinhos? − Porque sei que vou morrer quando meu sangue acabar! O médico explicou-lhe por que ele não iria morrer; e Carlinhos, entre lágrimas, sorriu – esse é o gesto da verdadeira amizade.
Sobre Fernando Pessoa
Analogamente a Pompeu, que disse que Navigare necesse, vivere non est necesse (Navegar é preciso, viver não é preciso). Pessoa diz, no poema Navegar é Preciso, que "viver não é necessário; o que é necessário é criar". Outra interpretação comum deste poema diz respeito ao fato de a navegação ter resultado de uma atitude racionalista do mundo ocidental: a navegação exigiria uma precisão que a vida poderia dispensar
Sobre a felicidade
Se você procurar a felicidade provavelmente não a encontrará. Porém, se estiver entre família, amigos, focado nos problemas dos mais necessitados, no trabalho bem-feito e entender que pouco sabe do muito que precisa aprender, mesmo zangado por algum motivo, justo ou não, sempre haverá uma segunda chance para que a felicidade o encontre.
Um 'insight' político
Grande parte do povo brasileiro pensa que não é escravo e que vive em liberdade, Engana-se. É escravo e tem um único dia de liberdade: o dia do voto. Mas nesse dia, para não perder a migalha que lhe é dada a título de cabresto político-eleitoral, ele vota preferindo continuar escravo, o que o torna incapaz de buscar seus sonhos; talvez nem saiba sonhar...
Continho sobre política
Ele, que pertencia à maioria silenciosa, pensou: "O Brasil está carente de políticos de caráter ilibado" - e pensando melhor, questionou-se: "Será que em algum momento da nossa história os tivemos?" - em seguida retornou ao lugar da maioria silenciosa, temendo que alguém ouvisse os seus pensamentos, que, para ele, soavam como tiros de canhão.
Se homens desonrados reconhecessem não merecer as honrarias que receberam, muita coisa seria evitada e muito dinheiro economizado.
Para sobreviver, o casamente não pode ser entre inimigos, mas sim entre adversários, com todas as características de luta destes últimos.
Momentos de tristezas não precisam ser de entregas, mas oportunidades para rever ações passadas e mudanças presentes.
Tristeza não precisa significar desistência; ao contrário, pode ser o momento de reagir e rever conceitos.