Poemas de Ressentimentos
“Desconhece a liberdade quem se deixa refém de suas verdades absolutas, de suas mágoas e de seus ressentimentos.”
A maior decepção que eu tive na vida foi acreditar que a morte teria no final da vida a incumbência de encerrar com nossas intrigas e ressentimentos.
Ressentimento é a ferida que te mata gradualmente, enquanto quem te feriu vive a alegria de vê-lo minguando.
A chegada das cotas raciais, ao oferecer reconhecimento e empoderamento à população negra, desfez a “compensação moral” dos brancos pobres, que, até então, se conformavam com suas desigualdades ao perceberem os negros enfrentando não apenas a pobreza, mas também o peso adicional do racismo; isso criava a ideia de que sua própria falta de amparo era menos grave. A medida gerou um ressentimento profundo, intensificado pela ausência de solidariedade do Estado e da sociedade em relação à condição dos brancos pobres, perpetuando a sensação de abandono nessa população.
Se desejamos a nossa felicidade e a do próximo, livremo-nos dos nossos erros e dos nossos ressentimentos abrigados no coração.
Almas enfermas e corações doentes são próprios daqueles que vivem desacreditados na medicina divina, alimentando seus pensamentos com ódios, ressentimentos e mágoas que não foram apagados pela falta de luz, perdão e boas obras.