Poemas de Platão

Cerca de 122 poemas de Platão

“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver.
Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!”

⁠"....a isso, porei justo raciocínio, e é o seguinte: não estás falando bem, meu caro, se acreditas que um homem, de qualquer utilidade, por menor que seja, deve fazer caso dos riscos de viver ou de morrer, e, ao contrário, só deve considerar uma coisa: quando fizer o que quer que seja, deve considerar se faz coisa justa ou injusta, se está agindo como homem virtuoso ou desonesto".
O filho de Tétis (Aquíles), o qual para não sobreviver à vergonha, desprezou de tal modo o perigo que, desejoso de matar Heitor, não deu ouvido à predição de sua mãe, que era uma deusa, e a qual lhe deve ter dito mais ou menos isto: — "Filho, se vingares a morte de teu amigo Patróclo e matares Heitor, tu mesmo morrerás, porque imediatamente depois de Heitor, o teu destino está terminado".
Ouviu tais palavras, não fez nenhum caso da morte e dos perigos, e, temendo muito mais o vigor ignóbil e não vingar os amigos, disse: — "Morra eu imediatamente depois de ter punido o culpado, para que não permaneça aqui como objeto de riso, junto das minhas naus recurvas, inútil fardo da Terra."
Crês que tenha feito caso dos perigos e da morte? Porque, em verdade, assim é: onde quer que alguém tenha se colocado, reputando-o o melhor posto, ou se for ali colocado pelo comandante, tem necessidade, a meu ver, de ir firme ao encontro dos perigos, sem se importar com a morte ou com coisa alguma, a não ser com as torpezas...

Inserida por Virgilio_Silva

É que aqueles que criticam a injustiça não a criticam por recearem praticá-la, mas por temerem sofrê-la.

⁠Nunca desencoraje ninguém que faz progressos continuamente, não importa o quão lento.

Platão
Sofista.

Nota: Tradução de Harold North Fowler.

...Mais

Porém, descobrir o criador e pai do mundo é uma tarefa difícil e, a descobri-lo, é impossível falar sobre ele a toda a gente.

⁠Um rebanho eleitoral, cada político com seu rebanho de ovelhas, fingindo ser o pastor enquanto os conduzem aos lobos.

⁠Eles dirão que o justo, tal como o representei, será açoitado, torturado, acorrentado, terá os olhos queimados, e que, finalmente, tendo sofrido todos os males, será crucificado e saberá que não se deve querer ser justo, mas parecê-lo.

Haverá outra [educação] melhor do que a tradicional? Esta compreende, segundo creio, a ginástica para o corpo e a música para a alma.

Platão
A República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

⁠"Questionar é o atributo de um filosófo, porque não há outro início para a filosofia além desse"

Inserida por hailton_aiala

Sábio é aquele que aprende com erros alheios, Inteligente será quem aprender com o seus próprios erros, E aquele que nunca aprende será burro, Porém aquele que o juga será mais

Inserida por Victor_M_Santos

⁠O excesso de liberdade só pode terminar em excesso de escravidão, assim nos indivíduos como nas comunidades.

Platão
A república. In: Platão: As grande obras. Editora Mimética, 2019.
Inserida por pensador

⁠Onde há tanta liberdade, é claro como o dia que cada cidadão organiza sua vida como entende.

Platão
A república. In: Platão: As grande obras. Editora Mimética, 2019.
Inserida por pensador

⁠Enquanto tivermos corpo e nossa alma se encontrar atolada em sua corrupção, jamais poderemos alcançar o que almejamos.

Inserida por usuario655120

⁠Se quisermos alcançar o conhecimento puro de alguma coisa, teremos de separar-nos do corpo e considerar apenas com a alma como as coisas são em si mesmas.

Inserida por usuario655120

⁠Os sábios falam porque têm algo a dizer. Os tolos falam porque precisam dizer algo.

Inserida por mallews

Ou não devemos fazer filhos, ou devemos ir juntos até o fim, criando-os e educando-os!

Platão
Apologia de Sócrates precedido de Êutifron (Sobre a piedade) e seguido de Críton (Sobre o dever). Porto Alegre: L&PM, 2013.

Nota: Trecho da obra “Críton: Sobre o dever”.

...Mais
Inserida por pensador

Certa vez ouvi de um filósofo que: " Tudo que está sendo dito hoje, já foi dito por todos os filosofos no decorrer da história. Fui até minha casa e pensei: Puxa será que até sobre coisas não existentes como no caso da INTERNET?. Eu já estava convicto que o filosofo estava equivocado. Foi quando abri e li a República de Platão e lá pelas tantas vi o mito do anel de GIGES, poxa percebi que o anel atribuía poderes mágicos da invisibilidade, tal qual acontece com o usuário de internet hoje na atualidade. Platão que nunca teve Facebook, explica no mito do anel de GIGES o que muitos fazem hoje em dia.

Inserida por RicardoMoura

"...Ora, eles agem fora de todo bom senso, buscando apenas o comodismo imediato e, unindo-se a seus semelhantes, cheios de aversão pelos outros, deixam-se guiar
sobretudo por suas antipatias..."

...Parece, pois, que a justiça, segundo a tua opinião, a de Homero e a de Simônides, é uma espécie de arte de furtar, mas para a vantagem de amigos e danos de inimigos. Não era isso o que dizias?

Inserida por BiaFontes

Acaso na própria arte há qualquer defeito e cada arte precisa de outra arte que procure o que lhe é útil, e esta, por sua vez, de outra, e assim até o infinito?

Inserida por BiaFontes