Poemas de Pessoas Fortes

Cerca de 74341 poemas de Pessoas Fortes

⁠Janelas e Percepções


Na falta
De um
Predador
Natural

Contudo
Esperança
Qualquer

De
Um dia
tranquilo
Amanhecer

Inserida por samuelfortes

Ambos e Engajados ⁠


Taça
Pinóquio
Mundial

Troféu
Nariz
De Ouro

Ao maior
Cara
De pau

Inserida por samuelfortes

⁠⁠Visão Fontana

Adquirindo
A Visão fontana

De um mero
Dia
Qualquer

De
Um olhar
Que eu já conheço

Inserida por samuelfortes

⁠Aterrado em Neve e Lama


Diante
Do insólito
O estrambótico

Ouviu
Dizer
De país

Atropelado
Pela
Estupidez
Arrogante
Do
Impensável

Ocupado
Pelas
Tropas
Do
Desatino

Reagiu
Não reagindo

Ignorou
O insensato

Tocou
Sua vida...

Inédito
Impasse
Na
História

Inserida por samuelfortes

Comboio com ódio.



⁠Me Deito à Porta
E espero o comboio
Passar

Cada órgão
De
Nosso corpo

Funciona
Maravilhosamente
Bem

Para si
Para
Os demais

Nenhum
Subsiste
Isoladamente

Assim
Também
Os países

Ou
Entendemos
Isso
Ou...

Inserida por samuelfortes

Carioca do Complexo Amarelinho


Na
Singularidade
Da sinestesia
A diversidade
Que
Encanta

Ser
Protagonista
Da
Atenção
Deles

Ainda
Que
Por breves
Momentos

Magia
Dádiva
Divina

Um
Privilégio

Inserida por samuelfortes

Nem Nunca Terá⁠


Socialismo
Implodindo
De um lado

Capitalismo
Fazendo água
De outro

E tem
Também
Crise
De puberdade

Indecisa
Identidade

Transtorno
Político
Bipolar...

E
O macaco
Vinha
Tão bem

Inserida por samuelfortes

⁠O Alimento Elementar

O capitalismo, como é elementar, visa o lucro, que é obtido da mais-valia, aquele trabalho pago aquém do produzido, e para sobreviver, às custas do trabalhador, o capital não pode parar de se reproduzir, pois quando não o faz, faz a guerra. Indústria que gasta mais do que na saúde e educação, quando não com habitação.
Então, na invasão da Ucrânia pela Rússia, que nada justifica qualquer guerra, além das causas históricas que os analistas apontam, no fundo está a indústria bélica, que incita os inimigos e vende armas, se possível para os dois lados.
Os fundos ESG, já que aplicam dinheiro de quem quer ganhar mais dinheiro, estão revendo seus critérios de análise ESG-Ambiental, Social e Governança, para aplicar e ganhar mais dinheiro, com a indústria de guerra. Por isso, já se disse alhures o dinheiro não fede, mas vem com uma face de sangue.
Crítico da balela da dita mineração sustável, ainda que indispensável, duvidem desses compromissos ambientais, sociais e de governança, pois o negócio de todo capitalista que se presa, até para sobreviver como tal, é ganhar dinheiro. Minério faz a guerra, desde a baioneta calada, que nem se usa mais.

Inserida por samuelfortes

⁠Saudades na sala
É a mudança da estação
Tudo passa
Menos o amor semeado.

Inserida por samuelfortes

sábado , 19 de março

⁠Hoje é dia de São José. O quadro de Guido Reni mostra o pai adotivo de Jesus. Faço minha caminhada noturna em um caminho na rua São José, em Ouro Preto.
Para o povo devoto do Nordeste, se não chover hoje, haverá seca forte. É o padroeiro das famílias e da boa morte.

Inserida por samuelfortes

Para àquela evangélica, ela sempre reclamou dos meus gastos com rochas e material geológico.
O conhecimento deveria ser incentivado, né? Mas para quem acha que a Bíblia sagrada tem todas as respostas pra tudo nessa vida e, dizem ser mais atualizada do que o jornal de amanhã: estudar coisas do mundo é perda de tempo!
Se realmente existir um inferno, eu não vou pra lá por causa de ser uma péssima pessoa, mas unicamente: por achar essas histórias bíblicas sem lógica e sem coerência!
Repito e digo: a ciência não têm todas as respostas (ainda), mas suas respostas e explicações são trilhões de vezes melhor do que qualquer explicação teológica, sabem o porquê? Ela convida a gente estudar, avaliar e analisar as evidências científicas diante dos nossos olhos.

Inserida por samuelfortes

Segredos do Feno


Sou passarinheiro...
Gosto de passarinhar
No AMOR
Que me alimenta
De bem-estar!

Inserida por samuelfortes

⁠Hoje é 21 de março

Chegou o momento de trazer à memória um episódio sangrento do racismo na África do Sul: o Massacre de Shaperville (1960). Pelos mortos e feridos daquela manifestação, a ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O apartheid deixou de existir como legislação, porém, o racismo permanece. Não basta dizer “eu tenho um amigo negro” para que o mundo mude. Vamos pensar em políticas e práticas antirracistas? Como data também especial, é aniversário de meu pai.

Inserida por samuelfortes

Acesos e Incandescentes Candelabros

⁠Hoje é
O dia
Dela

Luz,
Verdeira luz
Que
Iluminou
Ilumina

Inserida por samuelfortes

Putin in Puto


⁠O mundo já é um lugar violento em tempos comuns. Quando explode a guerra, os demônios reprimidos passeiam com liberdade. A situação piora para alguns grupos. Exércitos viram máquinas de órfãos e de estupros. Amanheci pensando nas mulheres e crianças da Síria, Iêmen, Nigéria e Ucrânia.
Toda mulher lida com um grau variado de conflito. O inimigo pode falar outra língua e vir em tanques estrangeiros, pode dormir na mesma cama ou até ser um deputado. A civilização fracassou em muitos pontos, porém, em particular, falhamos na defesa da dignidade feminina. Se houvesse um epitáfio da nossa espécie, poderia ser “Aqui jaz o ser humano, que perdeu o dom da empatia”. Em breve voltarei a sorrir e ter esperança. Hoje... está complicado.

Inserida por samuelfortes

Dia internacional da Mulher

⁠Minha mãe: eu te escutei muito! Você me falou da dignidade das mulheres, independente da renda. Eu ouvi muito você falando de respeito e de como a gentileza é fundamental. Você advertiu a todos nós sobre a abundância de canalhas no mundo e de como gente insegura é capaz de imbecilidades. Próximo ao dia internacional da mulher, quero agradecer muito eu ter aprendido com sua sabedoria de mulher. Mamãe: eu escutei! Obrigado.

Inserida por samuelfortes

Pontuação na Extrema Idade

⁠“Não há nada mais espantoso que a raiva, nada mais curvado sobre a própria força. Se bem-sucedida, nada mais arrogante; se frustrada, nada mais insano, como ela não é forçada a recuar pelo cansaço mesmo na derrota, quando a sorte elimina seu adversário ela crava os dentes em si mesma”
O filósofo ensina que a raiva é uma derrota sempre, conseguindo ou não o que deseja. Um bom exercício: examinar a própria raiva e perceber que ela é o ato de se envenenar para punir o mundo. A grande vítima da raiva é você.

Inserida por samuelfortes

Questão de Tempo


⁠Andam circulando críticas sobre os aumentos da carne e outros produtos. Acham que é algo negativo. Não! Nós subimos o preço da carne para zelar pelo bem comum. Quais seriam as vantagens? a) preparação da quaresma e estímulo à espiritualidade geral; b) preservação do peristaltismo intestinal do consumidor ingerindo mais fibras; c) combate ao excesso de ácido úrico e da gota; d) reforço de vitaminas. É um indicativo para todos ficarem mais saudáveis. Assim também fizemos com o aumento dos combustíveis: queremos todo mundo andando mais e emagrecendo de forma saudável. Aguardem: em breve tomaremos mais medidas pelo bem de todos. Aproveitem.

Inserida por samuelfortes

Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional⁠


A abstinência de carne e o jejum são realidades tristes impostas mais pela crise do que pela piedade religiosa. Existe uma emergência alimentar no Brasil. A Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) estimou, há poucos meses, que havia 19 milhões de pessoas passando fome e assombrosos 55% das famílias brasileiras em situação de insegurança alimentar. É impossível naturalizar esses números trágicos que mostram a dor de tantos e uma sombria indiferença de outros.
Há quase 120 milhões de brasileiros que fazem jejum sem ser por opção religiosa. Isso deveria tocar o coração de quem se diz cristão, ou se diz cidadão, ou, apenas, considera-se um ser humano. Talvez o último argumento seja de ordem estratégica: imaginar a maioria de um grupo social se aproximando da ideia do saque de mercados como única alternativa à fome deveria inspirar medo, ao menos.
Versalhes aprendeu com custo alto o que significa indiferença à miséria. Quando muitos perdem a chance de se alimentar, alguns podem perder a cabeça. Seria bom introduzir esperança na quaresma.

Inserida por samuelfortes

⁠Bora Trabalhar

O oposto à esperança é o desespero. O amanhecer é inevitável na natureza. Fazer despontar a luz em mim é escolha consciente. Repito o sim para a vida todos os dias, a cada nova manhã. Eu sei que há bons motivos para o desespero neste momento. Hoje, 28 de fevereiro, eu gostaria de mais luz. E você?

Inserida por samuelfortes