Poemas de Pessimismo
Para os otimistas, sou pessimista. Para os pessimistas, sou otimista. E ambos os grupos estão corretos
E a vida muda. Talvez um pouco, talvez muito. E em algum ponto, simplesmente não vale a pena lutar para consertá-la.
O principal problema de ser um homem honesto era que isso fazia com que você perdesse todas as suas ilusões.
A inteligência, ele pensava, não levará você a lugar nenhum; apenas os estúpidos, os brilhantemente estúpidos, herdarão a terra.
O sol continua nascendo. Os dias continuam passando. O mundo continua girando. O tempo apenas continua avançando. Semanas, meses e até anos se passam, enquanto você tenta entender tudo. Tenta descobrir onde você pertence. Tenta ver um futuro melhor. Mas a verdade é que o caminho em frente só ficou mais sombrio. É mais difícil de ver. Você pode se sentir tão perdido, tão sozinho, tão desesperado por alguma coisa, qualquer coisa que possa lhe mostrar o caminho...
Não serão os destruidores pessimistas a roubar de mim aquilo que ganhei por experiência e prática e concretei com a fé.
O poder da declaração parece não ter efeito comigo, talvez do que eu precise seja de um pouco de sorte, para encontrar alguém que tenha coragem.
Coragem o suficiente para tentar ser feliz, e tentar me fazer feliz, afinal não é isso que é a vida ? Uma interminável busca pela felicidade.
Só nos tornamos cúmplices da vida quando dizemos – de todo coração – uma banalidade.
O conhecimento em pequenas doses encanta; em grandes doses, decepciona. Quanto mais se sabe, menos se quer saber. Pois aquele que não sofreu do conhecimento não terá conhecido nada.
Uma constatação que posso verificar, para meu próprio pesar, a cada instante: somente são felizes aqueles que não pensam – ou, dito de outra forma –, aqueles que pensam apenas o estrito necessário para viver. O verdadeiro pensamento se parece com um demônio que atormenta as fontes da vida, ou antes, com uma doença que afeta as sua próprias raízes. Pensar o tempo todo, colocar-se problemas capitais a cada instante e experimentar uma dúvida permanente quanto ao seu destino; estar cansado de viver, esgotado por seus próprios pensamentos e por sua própria existência para além de todo limite; deixar atrás de si um rastro de sangue e fumaça como um símbolo do drama e da morte do seu ser – isto tudo é ser infeliz a ponto de que o problema do pensar dê ânsias de vômito e a reflexão apareça como uma danação.
A razão nos guia para o caminho da realidade, o problema é que a realidade é quase sempre um inquietante mar de sofrimento.
Pare de filtrar a vida alheia do vizinho!
”A grama do vizinho vai ser sempre mais verde, mas somente o seu vizinho sabe quantos problemas ele teve para deixá-la assim”
É melhor fazer tudo sozinho, pois se eu errar irei arcar com as consequências sozinho, porém se eu for bem sucedido, o sucesso será inteiramente meu.
'Por que nenhuma estrela brilha para mim?', reclamou o homem acostumado a lamentar e olhar só para baixo.