Poemas de Perdão
Para que o perdão possa ter seus efeitos, é necessário mais do que simplesmente pronunciar a palavra. Ele deve ser acompanhado por outros sentimentos igualmente importantes, como empatia, compreensão, amor e conhecimento. Somente dessa maneira, o perdão pode ser completo e verdadeiramente transformador para todas as partes envolvidas.
Aqueles que aprenderam a viver em função do amor e do perdão vão compreender que quando mais Deus nos ama, mais nós vamos nos amar, e amar ao nosso próximo. Pois, aqueles que muito foram perdoados, muito mais ainda vão amar.
O mundo é dividido como uma Bíblia. Amor e perdão, ódio e condenação. Anjos gladiadores, anjos protetores, céu e inferno.(Walter Sasso)
Algumas atitudes e pessoas não serão perdoadas. ainda que o perdão seja eficiente não quer dizer que essa pessoa tenha que fazer parte da sua vida novamente.
Pedir perdão à alma após a sua morte de quem foi semeado pelos próprios atos é o mesmo que confessar aos seus semelhantes, amigos, parentes e familiares, pondo na balança da sua degeneração espiritual os estragos, as perdas e a vergonha de seu crime, achando que tudo será normal, passado à limpo na terra e entrar na eternidade sem a condenação divina.
"Das coisas que tenho aprendido na vida: ter perdão para com o próximo e maior rigor na cobrança do meu próprio desempenho. Porque se não sou capaz de alterar uma série de coisas, circunstâncias ou comportamentos de pessoas alheias a mim, ao menos sei que todos os dias sou convidado a um recomeço, e a fazer em tudo e em cada parte desse imenso todo, o melhor do que estiver ao meu alcance realizar."
O perdão não é uma oportunidade de revisão o passado, sim é o momento que marca o início de uma nova etapa.
"Entre a força e a razão, entre o rancor e o perdão, entre o ódio e o amor, procure cultivar no solo da sua existência as sementes que farão brotar a paz em seu coração e das pessoas ao seu redor, lembre-se que no curso da história palavras já convenceram muitos, porém sempre foram os bons exemplos que arrastaram as multidões."
A existência do perdão é o que nos dá o direito ao erro, o privilégio de viver mais livremente, sem as amarras da perfeição.
O perdão tem seu lugar central na nossa fé, mas não pode ser romantizado e praticado sem filtro. Não há perdão sem critérios. Quando você pratica o perdão sem critérios cria uma zona de conforto para o traidor. Precisamos confrontar para só depois acolher novamente.
O perdão é paz, perdoar quem amamos é vida, a pessoa que erra, quando aprende com o erro, além de ter paz, ganha uma nova vida, uma vida nova e mais fortalecida.
O primeiro que perdoar é o mais forte, e não há fraqueza no perdão. O primeiro que diz a verdade é o mais corajoso, e não há nada que supere a verdade.
O perdão é a chave que abre as algemas da mágoa, onde contra a nossa vontade nos aprisionaram. Perdoar não é esquecer é nos libertar.
A noite chegou! Aproveite para descansar, perdoar e esquecer. Use o pincel do perdão para dar uma nova cor ao dia que está por chegar, e sobre a tela de um novo dia desenhe um novo amanhã.
O amor é uma escolha que se feita gera perdão, respeito e solidariedade prática, amor não se reproduz sem ação.
Eu não te peço mais desculpas, pois sei que não sou merecedor delas. Perdão? Não peço mais, pois estou cansado de errar, mas grito aos quatro ventos: você sempre será muito especial para mim, e mesmo em meu silêncio sempre te envio muitos beijinhos.
O perdão é uma das coisas mais fabulosas e ricas da experiência terrestre. Trás um alívio e uma alegria, que só quem perdoa sabe o que é.