Poemas de Passado
Hoje estou fugindo de mim mesmo, um passado que não deu certo, e estou pronto para encarar o futuro como se fosse agora.
No café, encontramos a essência da existência: a amargura do passado, a doçura do presente e a promessa de um futuro estimulante a cada gole.
Máquinas do tempo já são uma realidade! Claro, não dá pra viver o passado em sua plenitude nem avançar para um futuro concreto. No entanto, em qualquer streaming, é possível vivenciar lembranças ou sonhos inerentes às histórias presas na memória.
Não me julgue pelo que fui ontem. Ontem é passado, memória, página virada. Nada justifica julgar alguém com base no que ela foi no passado. A pessoa que eu fui ontem não existe mais e esse motivo por si só é mais do que suficiente para desabilitar o teu poder de julgamento.
O presente é um local estratégico, de onde temos uma visão ampla tanto do passado quanto do futuro.
Não saber os erros do passado é uma forma sútil de poder repeti-los sem culpa da própria ignorância, para deleite dos outros.
Não faço terapias para superar o sofrimento das injustiças sofridas; procuro esquecer o passado; a melhor receita é viver o presente com intensidade e deixar que o tempo renove minhas energias para o enfrentamento de novos desafios.
Se apagarmos os erros do nosso passado, apagaremos também os acertos do nosso presente, ou seja, nossa sabedoria.
Quando uma pessoa está com você é porque ele(a) renunciou ao seu passado, agora será que você renunciou ao seu?
Quando encontrar alguém especial na sua vida, valorize não troque por nada, nem por um passado osbcuro.
O ouvido captura os ecos do passado, o cérebro analisa cada detalhe, mas o coração, nostálgico, se perde entre memórias e saudades.
Não só compreender, mas ressignificar o passado; dar outro sentido. Claro que é imutável, mas por isso mesmo tem que ficar no lugar dele, o que já foi.
Sempre votamos no futuro, desta vez votamos no passado, escolhemos nosso cemitério preferido como nação.