Poemas de palavras

Cerca de 25968 poemas palavras Poemas de

Ritual de purificação feminina

Certo dia cansada estava, chamei minha amiga que tanto sofria para beber. Peguei o papel e o isqueiro que a muito já anda na bolsa. De copo cheio então brindei:

O álcool a gente bebe
Papel a gente escreve
e depois queima

Se o ritual funcionou eu não sei, mas fiquei muito mais leve com a vodka. Minha amiga ria e eu tinha menos um caminhão de palavras entaladas na garganta. Que noite feliz meus amigos, que noite feliz.

Inserida por JanainaCota

Estranha pretensão


⁠Quem me dera saber cultivar um verso,
Plantar a palavra e vê-la nascer...
Quem me dera ganhar dela seu significado
Entendendo-a num contexto totalmente particular...
Quem me dera ter o dom da espera!

Rabisco o que é próprio do efêmero
Traço o que a alma sente e eterniza em um segundo
É como se pudesse prender, por um instante, o momento que passa.
Assim presa, posso observar, com outros olhos, uma realidade antes já vista;
Eram outros os olhos, ainda que meus.

Não é estranha essa pretensão de prender o tempo, o espaço, o contexto?
Enquanto cá estou a mudar os meus pontos para ter melhor vista,
Já está ele lá ao longe, sem se preocupar com a minha crença em tê-lo aqui grafado.
Nem de mim se apercebeu!
Aqui já esteve, cumpriu o seu fim e se foi.
Cá fiquei, eu sim, preso em minhas reflexões!
Quem sabe se um dos seus objetivos não era mesmo em pensamentos me aprisionar!

Intrigante esse estar preso em meio a meditações
São elas que me libertam
É mesmo embalado em ensaios e devaneios
Que vou me tornando livre
Que vou me desvencilhando de prisões até então desconhecidas.

Ah... Quem me dera saber cultivar um verso!
Quem me dera ter o dom da espera!

Inserida por sumapedrosa

Ironicamente, as palavras podem ser o remédio mais poderoso, mas também o veneno mais perigoso. Elas podem criar uma atmosfera para o seu mundo viver em harmonia ou em guerra. Elas podem consertar um coração partido, mas também podem quebrar uma alma que mal aguenta. Elas podem iluminar o caminho escuro de alguém, mas também podem nublar seus dias ensolarados. Elas podem ser uma fonte de vida, mas também podem sugar a última gota de esperança. Elas podem acalmar as mentes perturbadas e inseguras, mas também podem atrapalhá-las. Elas podem ser o vento sob as asas de alguém e inspirá-los a subir mais alto, mas também pode ser o oceano que pode afogá-los. Suas palavras, uma vez fora de sua boca, podem construir ou destruir alguém.
E uma vez que elas são ditas, não depende mais de você como alguém deve recebê-las. Você não decide se deve machucá-los ou não. Você não escolhe como eles devem retaliar ou reagir.
Portanto, se você não puder ser gentil com suas palavras,
ou quando não puder ser sincero em amor,
fique em silêncio.
Porque quando toda a sua raiva passar, quando todas as suas emoções se acalmaram, seu pedido de desculpas nunca será suficiente para apagar o dano que você causou no ser de alguém. Você nunca pode recuperar a dor que causou.
Uma coisa é certa, as palavras mal ou bem ditas, voltarão.
Saiba falar ou escolha silenciar.
O poder de Abençoar ou amaldiçoar, está na sua língua.
Fale com sabedoria.
Palavras,
por Joelma S Souza

Inserida por joelma_s_souza

⁠"As palavras podem ser usadas para o bem ou para o mal.
Elas podemconstruir
palácios ou destruir castelos."

Natanael Bonifácio

Inserida por Natanaelbonifacio

⁠“Experiencias”

Muitas vezes vivemos preocupados com tantas coisas e nos afundamos em pensamentos negativos e em problemas que pensamos não ter solução e deixamos mais um dia se passar sem alegria, paz e amor.
É ai que a experiencia, seja ela nossa ou absorvida de alguém faz a diferença no modo que vamos encarar tudo que acontece no nosso caminhar aqui na terra, quem já passou pela experiencia de perder alguém querido, aprende a valorizar cada segundo e começa a investir mais tempo ao lado daqueles que ama, quem já passou por uma doença, aprende o valor de cuidar da saúde e investe mais tempo nesse proposito.
Observou como tudo na vida vem muitas vezes dos nossos próprios erros?
Então comece a aprender com eles e se for sábio, também vai aprender dos os erros dos outros, mas também aprenda a valorizar os seus acertos, afinal são eles que vão te mostrar que você está no caminho certo....

Inserida por LeandroFagundes

⁠"Meus rabiscos podem se parecer com os teus, minhas palavras podem se parecem com as tuas.
Mas minha alma tem o cheiro dela, e meus sentimentos a cor que eles pintam,
Então não venha confundir minha cara com a sua."

Inserida por VanessaClass

⁠Sobre você
É ameno
É singelo
É quente
É gelado
Sempre que penso em você
As palavras trocam de significado

Do simples e agradável á um misto de sensações...

Inserida por AutoraSamyraG

Por várias vezes, tentei dizer, acovardei;
me faltou coragem...
E quando encorajei a expor as palavras, obtive desapreço e não abordagem.

Nara Nubia Alencar Queiroz

Inserida por NaraNubia

⁠E na poesia
encontrei o caminho
da doce magia,
das palavras que enfeitam
o papel e dos versos
que encantam minh'alma.

Inserida por girle_nunes

⁠OSSOS DO OFÍCIO
Palavras dóceis
Transforma em fósseis
Uns corpos vivos
Pouco atrevidos
São mais nocivos
Que amor bandido
Pra plenitude
Sem fala rude
Mais atitude
É decisivo!

Inserida por alfredo_bochi_brum

Olha pra mim, não estou nada bem
É que sem você eu não sou ninguém
Com palavras me fez acreditar
E me prometeu que nunca ia me deixar

Inserida por pensador

" Desejo a todos nós, livros,
que nos deixem sem palavras,
e repletos de sabedoria,
de tão bem escritos."

Inserida por VivianeAndradeSantos

"A teoria, as palavras e os sermões são anões,
A prática, os exemplos e as ações são gigantes."
11/01/2017

Inserida por AgnaldoJoeciBorges

A Mão e a Luva

Eu hoje comi um poema com pão
Seco
Ontem não fiz nenhuma refeição
Amanhã talvez uma sopa de letrinhas
Há dias que não brota poema algum
Acordo e mantenho o jejum
Até que anoiteça
Mas as palavras um dia brotam
Como água dos rios
Como chuva
Há poemas que caem
Há poemas que cabem
Como uma luva
E alimentam a alma.

Inserida por pensador

As vezes, deixar ir é difícil, mas, necessário.
As vezes, entender que chegou a hora de alguém e que cada um de nós, um dia, retornará pra casa, é doloroso, mas a única coisa a ser feita.
As vezes, olhar nos olhos, segurar as mãos, fazer um carinho, uma prece, demonstrar amor, é a melhor forma de dizer que "tudo ficará bem". As vezes, muitas vezes, não teremos nada a fazer, a dizer, mas, podendo estar presentes, dar um longo e forte abraço seguido de um pensamento de: até logo.
As vezes, é só de amor, afago e da nossa libertação que uma alma cansada precisa para, enfim, descansar.
Talvez faltem palavras, atitudes, mas jamais faltarão pensamentos. Use-os! Mentalize todo amor que puder, toda paz que desejar e emane por aí, tudo o que de melhor em você há.

Inserida por triers

COGITARE

Algumas questões não podem ser mensuradas ou concebidas a mente humana senão, por meio da introspecção, dentro de cada ser, dentro de cada um, há algo profundamente enraizado a sua essência, um tanto quanto parte de um todo, como também o todo por si só.
Costumamos ser resultado de assimilações e experiências vividas, isso é explícito externamente na superfície de cada homem, em seu comportamento e modo de agir e interagir com a sociedade e sua realidade, a persona ou a pessoa, o ser formado é salientado por suas ações e decisões se encontra superficialmente em constante troca de interações com a sociedade, enquanto a essência o controla de forma indireta ditando seus anseios e desejos a serem satisfeitos, impulsos e decisões são tomadas de antemão a sua chegada, pois já está impregnado dentro de cada humano, seu ‘modus operandi’, a forma de pensar singular e ao mesmo tempo análoga à formas que o precedeu ou às que lhe são contemporâneas, somos forjados pelo ambiente ao mesmo tempo somos livres a nós moldar e refazer quantas vezes necessárias, talvez aí se esconda o livre arbítrio ou poder de escolha, porém com as possibilidades já todas mensuradas e colocadas em cheque de antemão, o ser humano continua a fazer aquilo que foi feito para fazer, interagir, escolher, reagir de forma automática porém já pré moldada de maneira singular em seu âmago.

Inserida por guto_giacoobe

Lembrando uma conversa que tive ontem com uma irmã fiquei pensando ...
Sempre haverá aqueles que te julgam, criticam , mas não sabem e não estão dispostos a pagar o preço.
A maioria só quer bênção e benefícios; ver sem fazer , falar sem ajudar, criticar sem nunca ter feito ...
Meu grande exemplo de homem de Deus, de Jesus aqui nessa terra, sempre me dizia " o líder não pode ser veludo, tem que ser couro de jacaré " ( Pr Haroldo Tavares). É bem por aí...
Os que te criticam não sabem o tempo do choro, pois este é no silêncio e não se vitimando.
Não sabem as mãos calejadas, porque estas não são expostas.
Não sabem os joelhos feridos, pois estão sempre em cobertos.
Não sabem as fraquezas, pois essas, só cabem ao Senhor conhece-las !
Não dê ouvidos aos " outros" , há palavras que são como veneno, se permitir; te matarão.
Ouça somente e tão somente à Jesus, apenas Ele é Mestre, conselheiro, advogado, amigo e também juiz ...
Siga o Mestre. Siga Jesus , que Ele te fortaleça e te renove nessa manhã ministrando ao seu coração. Seja com o for ...NÃO PARE ! Bjs no coração. Andrea Tavares

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” (Deuteronômio 31:6)

Inserida por andrea_tavares

As palavras tem poder
mas nem sempre dizem verdades
e se faltarem as ações
tudo cai na efemeridade

Inserida por neusamarilda

"Quando calo as palavras
às vezes é opção
pra me ouvir por inteiro"

Minhas palavrasa podem estar muito longe do as pessoas querem ouvir...


E talvez próximas de um julgamento que não posso permitir...



Durante muito tempo acreditei...

Nos sonhos que desejei...

Fiz bolhas de sabão...

Que vivendo a realidade...

Levou essa minha ilusão...



Mistura de sentimentos...

Em fatos banais...

Alma indecisa...

Que em todos os dias...

Busca a sabedoria...

Mediando minha alegria...

Na porção do meu ai...



Busca longa...

Que nunca a encontra...

Em meu faz de conta...

Volto a sonhar...

Obra prima de vontade a jorrar...



Do amanhecer ao entardecer...

Na labuta diária...

Ditoso e agradecido...

Aguardo compassivo...

Ser mais iluminado...



Sorrio com vontade de chorar...

Disfarço com maestria...

Meu rosto torna-se então....

Uma paisagem...

Fria...



O coração lá dentro se arvora...

Na balança monótona das horas...

Escorrem de segundos em segundos...

Pendatemente em passos fundos...



Não espero recompensa...

Conheço a ingratidão...

Acredito que a vida é bela...

Que é para ser vivida...

Se na dor for queimado...

Renascerei das cinzas...



Sandro Paschoal Nogueira