Poemas de Mudança
O calo do teu pé ou a impossibilidade de comprar algo inútil te dói mais do que a fome de outros, do que a morte de milhares, do que a miséria do mundo e o sofrimento de outros seres e isso tem que mudar.
Quando há amor sempre é possível melhorar algumas coisas em nós, mudar outras, fazer certas concessões porque a rigidez sufoca os relacionamentos e mata os sentimentos.
Uma das poucas certezas que tenho na vida é que o mundo é um casulo e que nós somos todos borboletas em diferentes estágios de transformação. A metamorfose é a nossa essência, a mudança é a nossa lei. Se pretende mudar, mude porque a situação requer, porque a vida pede, porque você sente que chegou a hora. Algumas pessoas vão gostar de você exatamente por você ser quem é, enquanto outras pelo mesmo motivo não vão gostar, então, mude, mude sempre, nas mude por você, pra você e não para agradar quem quer que seja.
Mudanças só acontecem de fato, quando nós paramos de querer mudar coisas que não temos o menor controle sobre elas.
Ninguém deixa de ter caráter de repente. De um dia para o outro ninguém deixa de ser bom. Pessoas não se transformam da água pro vinho ou mudam do dia pra noite como dizem. A gente é que deixa de ser besta e passa a enxergá-las como sempre foram.
Às vezes, o que a gente acha que é destruição, nada mais é que uma ajudinha do universo para juntarmos os entulhos num canto e abrir passagem em nosso caminho.
Pra dizer a verdade, eu me cansei de tantos "inhas", de ser docinha, meiguinha, equilibradinha. Se a mudança mora no caos, é ele mesmo que eu quero.
Não é da noite para o dia que a lagarta se transforma em borboleta. As mudanças são demoradas, às vezes, doloridas, mas sempre libertadoras. É indestrutível a sensação de paz que uma mudança esperada traz.
Quem te machuca uma vez, talvez não faça isso de novo. Mas se te machucou uma segunda vez pelo mesmo motivo e promete mudar, a chance de que a mudança aconteça é muito pequena e probabilidade de que volte a te machucar é muito grande. Se insiste em te machucar, não te ama e se não te ama, não vai mudar por você, o máximo que vai fazer é te manipular para continuar alimentando o ego doentio dele. Quem te machuca tantas vezes, não está nem aí para o que você sente, para a sua dor e o seu desespero. Essa é a verdade que quem ama demais, se nega a acreditar.
Um dia a gente percebe que coisas que antes serviam em nós como uma luva, agora já não nos servem mais. E eu não estou falando só de roupas, anéis e calçados, estou falando também de relacionamentos, pessoas e lugares. Diante dessa constatação, bate um desespero e tudo que a gente quer é que as coisas voltem a ser como antes. Por mais que nos esforcemos, não vão voltar. E que bom que nada mais vai ser como antes. Isso chama-se mudança, crescimento, desenvolvimento, evolução espiritual. Não fique angustiada, essa é a lei da vida!
Nem sempre permanecer em uma situação que não nos faz feliz é comodismo. Mudanças são lentas, mudanças doem, causam desconforto, insegurança e muito medo. A gente até sabe que precisa mudar, mas as condições em que vivemos, às vezes, não permite, principalmente quando a mudança envolve outras pessoas.Tudo acontece a seu tempo: o importante não é o ritmo, mas o foco.
A vida não manda notificação pra gente avisando que vai mudar e muito menos espera nos adaptarmos às mudanças. As coisas simplesmente acontecem e a gente que lute para fazer a transição e se adequar as mudanças que sempre chegam quando a gente menos espera.
Nenhum caminho é irreversível, sempre é tempo de mudar, rever a rota, pegar um atalho, voltar atrás e recomeçar se for preciso.
Se eu disser que o que pensam a meu respeito não é importante, estarei mentido. É importante sim, mas não ao ponto de mudar quem sou só para atender as expectativas dos outros.
Não sou humilde o suficiente pra dizer que sou pequena, nem arrogante o bastante para sentir-me maior que os outros. O que sou é eterna aprendiz de uma vida regida pela mudança.
Somos como caracóis: Aonde quer que formos, a casa vai sempre junto. Só que ao contrário deles, nós não a levamos por fora, a levamos dentro de nós. Por isso, quando as coisas não vão bem, não adianta mudar de casa, de estado, de país, de profissão, de relacionamento ou de aparência, porque é dentro que tudo está, é dentro que tudo acontece e, independente do lugar que estejamos, é dentro que as verdadeiras mudanças acontecem.
Acredite sempre nas mudanças que você pode fazer na sua vida, porque, neste território você é o chefe.
Sei que a vida é um fluxo interminável de idas e vindas, chegadas e partidas, começos e fins. Tudo que começa termina, tudo que chega se vai, tudo flui, tudo passa, tudo muda, tudo se renova, mas eu nunca tive maturidade para encarar com naturalidade esse vai-e-vem da vida. Todo fim angustia-me ou enche-me de nostalgia, assim como os fins de tarde.