Poemas de Mudança
Se eu disser que o que pensam a meu respeito não é importante, estarei mentido. É importante sim, mas não ao ponto de mudar quem sou só para atender as expectativas dos outros.
"O que nos torna de fato passíveis às mudanças e transformações mais significativas, em qualquer âmbito da vida, é o incômodo que sentimos em relação a nós mesmos, quando reconhecemos que de alguma forma, estamos entregando as pessoas e ao mundo, menos do que o melhor que podemos realmente ser."
- Flávia Filgueiras
Se quisermos fazer mudanças mais profundas e significativas em nossas vidas, precisamos mudar a forma como enxergamos as coisas.
Se amanhã um dia você voltar e quiser me encontrar, volte para o ontem, pois no hoje já não estou mais no mesmo lugar.
A gente vive a vida toda esperando um verão que não vai chegar, porém não paramos para enteder que muitas vezes estamos fora do alcance do sol. É! Temos medo de mudar e recomeçar.
As mudanças de padrões que chocam as pessoas hoje são resultado de transformações que ocorreram no passado. Muitas dessas mudanças foram gradualmente absorvidas por essas mesmas pessoas, sem perceberem que estavam construindo as bases para as realidades atuais.
Pare de resmungar, murmurar e reclamar! Quando você se inclina a essas manifestações você se coloca no lugar de vítima. Entenda que tudo é feito de escolhas e quando o problema cai sobre você; ou você resolve; ou você aceita; ou você muda. Tudo fora desta esfera é tolice.
Não sou humilde o suficiente pra dizer que sou pequena, nem arrogante o bastante para sentir-me maior que os outros. O que sou é eterna aprendiz de uma vida regida pela mudança.
"As nossas feridas devem causar dor apenas em nós mesmos, não nos outros, pois são nossas experiências pessoais que nos ensinam e fortalecem ao longo da jornada da vida."
A vida adulta requer do indivíduo encarar suas próprias verdades:
Encarar a realidade interior é uma delas.
A tecnologia nos aproxima cada vez mais e nos faz ficar mais on-line, conectados, disponíveis e contraditoriamente, ao mesmo tempo, nos deixa afetivamente muito distantes, cada vez mais abandonados no nosso mundo.
Precisamos desse medo, precisamos desse frio na barriga pois, do contrário, não seremos competentes o suficiente.
A partir deste momento, não haverá mais medo em meu coração neste mundo, e eu serei vitorioso em todas as minhas batalhas.
Conhecimento sem mudanças é apenas informações e informações se apaga com o tempo
A Palavra (Logos) penetra o coração e muda o nosso interior
Estar ciente da necessidade de uma transformação e, por vezes, orar por isso não possuem a equivalência, nem geram o mesmo efeito que um desejo real e sincero acompanhado da perseverança na busca por essa mudança diante de Deus.
Desculpa é o reforço da culpa, pois mais importante que demonstrações sociais, é fundamental o comprometimento genuíno com a mudança. Isso requer esforço contínuo, autodisciplina e responsabilidade.
Acredite sempre nas mudanças que você pode fazer na sua vida, porque, neste território você é o chefe.
Quem está preocupado é porque tem culpa no cartório ou no cartão. Mas pior são os débitos espirituais, que nem a reza parcela. Diante disso, vale mais a atitude sincera de mudança do que recorrer a orações vazias de coração.
Se não conseguir aplicar a regra de ouro, "Trata os demais como gostarias de ser tratado", então tente a regra de prata: "Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você". E se por fim, nem mesmo essa conseguir aplicar, talvez seja hora de mudar de planeta. Afinal, um pouco de mudança pode ser a chave para melhorar sua convivência. Apenas sendo honesto!
Tem um poema de Kaváfis… O título é "A Cidade". Fala de viajar, de mudar de lugar. Como se a mudança ajudasse a resolver os problemas. Mas não adianta, porque os problemas estão dentro de nós e eles nos acompanham.