Poemas de Mudança
"A sensação de medo é uma passagem humana, transpondo-a surge a possibilidade da liberdade em nossa alma."
VERDADEIRA MUDANÇA COMEÇA DE DENTRO PARA FORA
“À medida que a pessoa passa a perceber a si mesma, as outras pessoas, as situações em outra perspectiva (mais refletida e elaborada internamente), surge a possibilidade de rever e mudar a sua trajetória de vida, sua maneira de decidir, agir e conviver no mundo.”
"Transformações são dolorosas temporariamente, porém não se permitir experienciá-las é deixar doer continuamente."
Naquele momento sublime de intimidade consigo mesmo, no auge da reflexão e do autoconhecimento, tive observando parâmetros singulares da vida. Você entra na vida de pessoas e pessoas entram na sua. Momentos vêm e vão, lembranças, ensinamentos, tudo envoltos num oceano de compartilhamento mútuo. Em um dia você planeja coisas e sonha com aquilo, no outro nada mais é como antes. Vejo que faz parte da natureza do ser humano mudar. Aliás, tudo muda. Em muitos casos a essência fica, mas aquele sentimento de pertencimento a uma realidade outrora vivida fica para trás. É um processo dolorido, que machuca internamente uma contrução diária de perspectivas e realizações. Mas se foi. Uns indo dando adeus e outros sem mesmo ter a chance de se despedir. Mas no final de tudo sobra você. Agora decida: ou vive preso ao passado ou se reinventa. Qual é mais viável para o seu eu?
A esperança é a energia que move a ação. Canalize essa energia e faça aquilo que você acredita que pode dar certo!
Todos nós, em algum momento, já magoamos alguém. Esposa, esposo, filhos, pais, irmãos, familiares, amigos. Nenhuma pessoa está isenta de errar e magoar outra. Só existe uma diferença entre as pessoas: alguns sempre estão buscando melhorar e outros continuam da mesma maneira e não lutam por uma mudança de atitude.
Ninguém pode começar a mudar radicalmente enquanto não for capaz de dizer: "este desejo é um Eu que devo eliminar"; "este pensamento egoísta é outro Eu que atormenta e que preciso desintegrar"; "este sentimento que fere meu coração é um Eu intruso que preciso reduzir a poeira cósmica"; etc.
Recursos são os meios para alcançar resultados e resolver problemas. Materiais ou subjetivos, são a busca do processo do Estado atual para o desejado. Recursos são a matéria-prima da mudança.
Querer que uma pessoa que te traiu mude, é como querer que uma pessoa que te esfaqueou pela frente seja presa. Você não está preocupado só pelo dano que essa pessoa causou a você, mas também pelo dano que ela poderá causar aos outros.
A cultura do negacionismo migra de negação em negação até a eleições partidárias, obrigacionistas e negacionistas...
Raphael Fehlauer.
Em tudo que se refere aos nossos sofrimentos, se colocar no papel de culpado te oferecerá muito mais que arrependimento, te dará a possibilidade de mudança.
Nosso mundo precisava mudar. Por fora, tudo parecia lindo. Mas por dentro era frio e injusto. Nós não podíamos aceitar isso.
"Você não pode mudar o que você não pode mudar, mas você pode mudar o seu ponto de vista sobre o que você não consegue mudar"
Você tem visto as notícias ultimamente? O mundo está em chamas. Estou procurando candidatos que são agentes da mudança, que correm riscos, entende? E não pessoas que caibam numa caixa. Quero gente que detone a caixa.
“Você já perdeu as contas de quantas vezes caiu e levantou? Algumas vezes, muito mais forte, outras vezes, com menos motivação, mas valorizando sempre essa subida. Perdeu as contas de quantas ações de terceiros, demandas essas que não eram suas, te abalaram tanto, sem ao menos você saber que tinha o poder de evitá-los? Foi necessário viver momentos delicados e difíceis para hoje poder enxergar, aprender e evoluir. Foi necessário receber ofensas gratuitas, viver injustiças, constrangimentos, falta de respeito, de empatia, de consideração, e outras mais ações que não nos agrada, ao longo dessa vida. Sempre haverá alguém que te cobrará mais do que você pode oferecer e essa cobrança é uma falta exclusiva desse alguém, não sua. Chega um momento que você entende que esse caminho percorrido teve um valor imenso na sua construção. Te permitiu se enxergar, se conhecer, se escutar. Entender que todos nós temos limites. Que não precisamos, nem devemos agradar a todos. Que mesmo que você dê o seu melhor, na melhor das intenções, ainda assim você poderá ser visto de forma negativa no olhar de alguém e tudo bem! Ao buscar compreender o que leva o outro a te enxergar de tal forma ou agir de tal forma com você, chega um momento que você se dá conta de que não cabe a mudança do outro para você, mas sim a sua, por você e para você.”
