Poemas de Memória
Ou as pessoas tem a memória muito curta ou o aprendizado foi pouco... Elas esquecem tão rápido, estranho não.
Cada momento vivido é registrado em nossa memória. E se quisermos resgatar tais lembranças, busquemos o interior.
Comecei a pensar que o paraíso é isso - um lugar na memória dos outros onde a nossa melhor versão continua vivendo.
Que nesta noite calma eu possa ser a memória que penetra suavemente em sua alma, trazendo à tona sentimentos profundos."
Quando alguém próximo a nós morre, é como se diminuísse a memória sobre nós no mundo. Uma pessoa contemporânea leva consigo muitas memórias e histórias que se perdem com o tempo. Cada amigo e pessoa amada que nos deixa é uma maneira de sentirmos a brevidade da vida, a fragilidade e a potência dos encontros, da memória e da partilha
A saudade é uma pedra que o tempo joga nas águas turvas da memória, fazendo com que algumas lembranças subam à superfície.
Há um ponto no horizonte aonde seremos apenas lembranças na memória daqueles que um dia foram tocados por nossa existência.
É interessante refletir sobre como tudo aquilo que parte deste mundo continua vivo na memória daqueles que ficam. É como se carregássemos um cemitério dentro de nossas mentes, repleto de lembranças que podem ser difíceis de lidar. Essas recordações podem pesar como lápides, mas também podem ser fontes de conforto e inspiração, lembrando-nos da importância de cada vida que cruzou o nosso caminho. Aprender a conviver com esse "cemitério na cabeça" pode ser um desafio, mas também pode nos ensinar a valorizar ainda mais os momentos compartilhados e a encontrar significado na jornada da vida.
Podemos reviver na memória, quantas vezes quisermos, a celebração do breve momento que já acabou, mas que ainda dura pela eternidade.
Crenças são criações inacabadas, moldadas pela memória e pela repetição contínua. Ao passo que as criações são forjadas e refinadas pela experiência e intuição.
A memória pessoal, associada à memória coletiva inscrita na historicidade do espaço social em que cada indivíduo emerge, marca não apenas a identidade particular do sujeito agente, mas também a coletividade identitária em que cada um se encontra e que cada um quer assumir, modificar, transformar e mesmo rejeitar.
Guardar a memória não significa necessariamente voltar pelo mesmo caminho, mas se assim for preciso, você já sabe onde não pisar.
Como podem ser inesquecíveis tempos que aos poucos se vão perdendo na memória, soprados por novos e eternos minuanos? Lembrar é uma necessidade. No fundo, lembrar está aquém e além da razão.
Tudo em meu corpo e fora de mim é transitório. Permanente é a memória, até a transitoriedade me devorar.
No silêncio de uma saudade eterna, Repousa o amor que jamais se apaga, Na memória que a vida governa, A mãe vive, mesmo quando a vida afaga.
Cléber Novais.
Se foi bonito a memória preservou. Se foi bonito vai ter sempre uma flor desabrochando na plenitude da saudade daquilo que você mais amou.
O tempo passa e a memória da ausência parece trazer nossos queridos para mais perto.
Assim vamos renascendo e nos renovando como diz a Páscoa.
Os eventos horríveis daquele dia, agora gravados em minha memória, já destruíram minha vida, e tenho certeza de que seguirão me corroendo pelo resto dela.