Poemas de Memória

Cerca de 3286 poemas de Memória

Nosso coração é bom; o único problema é que nossa memória é fraca. Esquecemos-nos de como um toque pode ser significativo. Tememos dizer a coisa errada, usar o tom errado ou agir da maneira errada. Assim, em vez de fazer do jeito errado, acabamos não fazendo nada.

Professores nunca morrem. Vivem em sua memória para sempre. Eles estavam lá quando você chegou; eles ficaram lá quando você foi embora. Como acessórios. Às vezes lhe ensinavam alguma coisa. Mas nem sempre. E você nunca chegava a conhecê-los realmente nem eles a você. Ainda assim, por algum tempo, você acreditava neles. E, se tivesse sorte, talvez um deles acreditasse em você.

A memória aniquila o tempo: conduz à unidade aquilo que parece ter acontecido em separado.

Que o meu desejo louco deixe um rastro de luxúria em tua memória, para que teu corpo jamais me esqueça.

Não podemos ficar juntos, pois o destino não quis assim... mas levarei em minha memória as mais belas lembranças de um coração apaixonado.

Memória fantástica é a minha, que nunca lembrou de te esquecer e nunca esqueceu de te lembrar.

Para quem tem memória é fácil lembrar, para quem tem coração é difícil esquecer.

Não há dúvida que a memória é como o ventre da alma. A alegria, porém, e a tristeza são o seu alimento, doce ou amargo.

Um dia você vai estar sozinho, e todas aquelas lembranças vão voltar de repente para a sua memória. Você vai se lembrar do meu sorriso bobo, da minha risada egocêntrica. Vai tentar me ligar e o número já não vai ser o mesmo, ou eu esteja ocupada demais pra você. Você vai fechar os olhos, e as imagens do passado vão fazer completamente parte da sua mente. Você vai querer voltar atrás, voltar e fazer diferente. Mas você sabe, que nada é como queremos, ninguém pode voltar e tentar fazer um novo inicío. Você vai compreender a partir daí, que seus sonhos já não dependem mais de mim, que você deixou de arriscar, e acabou me perdendo. Talvez você comece a sentir saudade neste instante, vai querer um abraço e sentir falta de um afago nos cabelos. Mas eu já não vou estar ali, para fazer tudo aquilo que eu fazia, tudo aquilo que você sempre quis. Você vai sentir dor, por não poder voltar atrás, vai sentir remorso por não ter tido um tempo comigo, uma eternidade toda. Você vai sentir a dor que eu senti quando te perdi. Não vai achar ninguém do seu passado, vai viver uma vida mais irreal do que vivia. E quando você abrir os olhos, lágrimas vão brotar deles, isso se chama arrependimento. Você não vai conseguir se levantar, por não ter motivo para sorrir. Não vai saber o caminho certo a seguir, as incógnitas vão fazer parte da sua mente, e ninguém vai estar ali para te responder todas elas. E a única coisa que vai te confortar agora, é uma foto, uma letra de uma música, ou alguma frase dita. E vai se lembrar do que eu sempre te disse e você nunca entendeu. "Mesmo estando longe, mesmo não te alcançando o suficiente pra te ter, mesmo não podendo te ver, saiba que eu nunca vou deixar de pensar em você"

A grande tragédia do mundo é que não cultiva a memória, e portanto se esquece dos mestres.

É difícil separar a ficção da invenção, a fantasia da memória. Não há uma linha separando o que você viu do que você sonhou. A imaginação ocupa o espaço da memória.

Lygia Fagundes Telles

Nota: Trecho de entrevista ao jornal "O Povo", em 2007. (fonte)

O coração de uma mulher tem memória muito curta, logo você terá que lembrá-la, todos os dias, o quanto é amada.

Sua memória para sempre viverá em mim; suas lembranças para sempre me aquecerão o coração. Mas a sua perda eu jamais superarei, e eternamente chorarei sua partida.

Sei que nada trará você de volta, mas tudo que puder fazer para manter sua memória viva, eu vou fazer. Pois você foi uma pessoa maravilhosa e seu jeito tão especial tocou muitos corações.

Esta é a regra fundamental desse computador que vive no corpo humano: só vai para a memória aquilo que e objeto do desejo. A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno
para que ele deseje e, desejando, aprenda.

Os nostálgicos que me perdoem (ou não), mas a minha memória é tão pequena quanto a vontade de olhar pra trás.

Tudo que passamos na vida, de bom ou ruim serve como lição. O ruim se guarda na memória e o bom no coração.

Então, te digo que ser diferente, faz a diferença. Marca profundamente. Na memória, no coração e às vezes, na alma de quem vir a te conhecer.
Termino te deixando toda sorte do mundo, e muito amor. Porque amor nunca é demais. Amor é vida, é renascimento. Ame demais.

As mães que já partiram vivem eternamente na saudade e na memória dos seus filhos. Te amo, mãe.

Mas aprendi algo com tudo o que aconteceu: ainda que a memória falhe, o coração jamais esquece, e ninguém nunca poderá me tirar isso.