Poemas de Lembrança
O chão e a morte não são espaços tempos a se buscar, evitar ou temer. A lembrança das suas existências deve apenas ser uma firme aliada no maturar da sinceridade que lhes intermedeia.
A lembrança é um sentimento de recordação que conjuga o verbo viver no presente preservando o futuro, o símbolo do conjuntivo o medo do já vivido.
Meu passado nunca veio ao presente me trazer lembrança alguma, já as minhas lembranças, sempre arrumam algum pretexto para irem visita-lo
De tudo que foi, alguma coisa parece que ficou. Restou a lembrança daquele sorriso. Sorriso tão lindo e tão largo. Sorriso que tanto me encantou...ficou em mim, mas ele é tão teu que não o vejo em mais ninguém...
Somos feitos de lembranças boas e outras nem tanto, assim como viramos lembrança na vida de alguém. Pense bem, se era pra ser seu, onde deveria estar agora? Deixa a vida seguir o seu curso, ou ela vai bater até conseguir passar.
Quantas histórias se passaram por mim e ficaram apenas na lembrança. Ecoando nos dias de hoje em meus pensamentos, em meus sonhos, em meus desejos. Simplesmente por não tê-las escrito um pouco mais, de ter dado uma maior importância para cada uma delas. Amizades perdidas que vagam distantes dos meus olhos, onde me acompanhavam do nascer do sol até o descansar da lua. Risadas que coloriam o céu e aproximavam as estrelas aos nossos pés. Abraços tão quentes quanto uma lareira ao cair das folhas no inverno. Me arrependo por ter interrompido esses momentos, momentos estes que não retornaram mais. Pois amizade é algo frágil, que ao quebrar nunca mais será tão pura e inocente como da primeira vez. E os erros do passado, me ensinam até hoje a valorizar aqueles que são especiais e que têm uma história a ser escrita ainda ao meu lado..
Por mais que a gente tente ser forte, em algum momento a lembrança nos pega de surpresa, o corpo sente e a alma chora.
Ser flores, ser vinho, ser peixe, ser mar...ser lua, ser sol, ser pássaro...ser lembrança do teu sorriso, desejo do teu olhar...ser eu me apaixonando nas idas e vindas que a vida dar.
A melhor lembrança gastronômica que tenho vem da infância: Comer acaçá na cidade de São Félix (BA) no dia de Cosme e Damião. Acaçá é feito de milho e enrolado em folha de bananeira.
A rápida migração do rural para urbano apagou memórias e tradições. Hoje, poucos sabem o que é acaçá. Eu não sei onde tem. E quem sabe?
Meu rosto tem um quê de qualquer coisa que me faz senti saudades, reviver passado, guardar lembranças.
Cessadas as causas reais da aflição, a lembrança da sensação dolente apenas perdura através da incompreensão do fato ou da percepção de inutilidade da dor sofrida.
Saudade não é lembrança, nem menor recordação, saudade é o que a gente sente depois de uma separação!
Não foi o “esquecimento” dos mais humildes que provocou a reeleição, mas sim, a “lembrança” de um passado desastroso... vivido pelos esclarecidos.
Os anos já se passaram, e não existem mais as juras de amor, tampouco existe a lembrança do seu cheiro. A poluição dos dias já confundiu minha mente e fê-la esquecer o aroma do nosso amor passado. Já não existem as fotografias, e também não existem as cartas. O tempo passou devagar, e encarregou-se de levar aos poucos nossas memórias. A chuva que molhava o assoalho e me lembrava você foi a mesma chuva que varreu nossas pegadas. Não, não o amo mais, e isso basta. É o bastante para amar o nosso amor já findo. E agora que chego ao fim desta epifania, esqueço-te por mais dez ou vinte anos.
Mesmo que eu não esteja o tempo todo com você, que minha lembrança se faça presente assim como o ar que tu respiras. Só assim encherei teus pulmões e serei expulso por um suspiro que insiste em sair. Sim eu sou tudo que você precisa.
As vezes vem a lembrança dos dias que nossos olhos se encontraram, dos abraços que nos acalmaram, os afagos que sua voz me proporcionava dizendo minha amiga estou aqui! Memória de você distante, mas que fez do meu caminho um atalho de risos e de festa. Você que simplesmente atravessou minha passagem deixando rastros de euforia. Você de coração fiel e sincero, que faz a minha trilha ser mais leve e feliz, agradeço por amparar e proteger quando no seu destino eu cruzei.
Olhe bem para o seu presente, vai ser a lembrança do que você fez no hoje que você vai ter pra contar no seu futuro.
Daqui a alguns anos qual o passado que você quer ter?
Se quiser me levar junto, não me leve em fotos, leve na memória e na lembrança. Fotos borram, envelhecem, rasgam e se perdem com o tempo. Memórias e lembranças! Ah! Essas resistem bravamente as intempéries do tempo.