Poemas de Juventude Poetas Conhecidos
Chamam-me de infantil por viver a minha juventude
E chama de maduro quem brinca com os sentimentos dos outros;
Como toda juventude, a minha geração se diz revolucionária. A revolucionária que será a mais nova conservadora.
"Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade, a independência não nos levará até o fim em segurança."
A juventude é revolucionária, palavras de Nelson Werneck Sodré. O intelectual é aquele que busca fundamentos sólidos de seus pontos de vista no arcabouço cultural do pensamento social em toda a história da humanidade, intervém no mundo através de todos os meios possíveis e é realista, sabe como pode e quando intervir na realidade. Um intelectual é prático e não fantasioso.
Não foi uma vida, não foi uma infância, nem ao menos juventude, mas sim o amor que morreu e junto levou as lembranças e qualquer vestígio de carinho, ficou somente a frieza gravada no coração.
A juventude só é a base sustentável para o desenvolvimento econômico de um Estado, quando a sua capacidade intelectual é geradora de riqueza, sem depender de supostas oportunidades dadas pelo Governo.
Os jovens têm de aprender a viver a sua juventude de forma idosa, pautados na responsabilidade e comprometimento, de modo a poderem ter e viver a sua velhice de forma jovem.
Quando a juventude não tem objectivos concretos, que o leve a sua auto-realização e suficiência, apenas aprende a estender as mãos à espera de milagres que tornem possível a sua satisfação.
Quando a juventude de uma Nação não significa progresso, esta Nação se relega ao fracasso e a falência generalizada.
A frustração da juventude improdutiva de um Estado, denota tão-somente incoerência na forma de pensar e de ser de um povo, pois, uma Nação sem jovens visionários é apenas uma parcela de terra existente no universo, que serve de economia neutra do cenário mundial.
A razão de muitos Países não desenvolverem, resulta do facto de a juventude não se predispôr a ajudar os seus governantes a identificarem os problemas do Estado e juntos resolverem-nos.
O entusiasmo político, atiça a vontade da juventude em ver a sua vida cada vez mais desenvolvida, mas, os programa políticos criados pelos Governos não contemplam a juventude como prioridade, pois, as políticas actuais têm em vista a preparação da velhice dos actuais políticos.
Os anseios da juventude não são compatíveis com a dinâmica empreendida pelos Governos, por isso, a melhor forma de reduzirmos a ansiedade dos jovens face ao seu desejo de afirmação, enquanto seres socialmente úteis para a Nação, é dar-lhes condições sociais possíveis, para que se sintam valorizados.
A juventude simboliza a capacidade progressiva de um País, mas, para que este simbolismo seja real, é necessário que os jovens demonstrem interesse pelo desenvolvimento da sua pátria.
A juventude precisa de aprender a buscar os seus sonhos, sem que para tal dependa do Governo, pois, o Governo tem de ser equiparado a casa dos nossos pais, onde dormimos, mas, os nossos sonhos são refletidos pela nossa mente, sem haver interferência dos nossos progenitores.
A juventude de um Estado é o rosto valioso da democracia, quando estes usam a democracia para destruir a Nação, mostram que ainda não atingiram a maturidade para perceber o real sentido do patriotismo.