Poemas de Julgamento
Pratique o exercício da alteridade, ponha-se no lugar do outro, calce seus sapatos e ainda assim evite o julgamento.
As críticas DESTRUTIVAS vem de pessoas que estão sentadas. O apoio e críticas CONSTRUTIVAS vem de pessoas que estão de pé. É por isto que os torcedores e comemorações são feitas em pé. Os que te tentam te destruir estão sentados, talvez atrás de um equipamento escrevendo para você e te julgando.
E eu penso em todas as coisas que poderíamos ser se nunca nos contassem que nossos corpos não foram feitos para elas.
"Não julgue as pessoas que tomam certas decisões, que no seu ponto de vista é errado. Às vezes, o que para nós é erro, para tais pessoas são experiências para acrescentar em sua maturidade e experiências da vida".
Jamais sinta vergonha de quem você é, pois as ideias dos outros, uma vez dentro da sua mente, esta sobre o teu julgamento.
As pessoas formam uma opinião antes de conhecerem você. [...] Elas acham que sabem tudo a seu respeito. Só que você nunca é o que elas pensam.
Não julgue precipitadamente, às vezes a previsão de um temporal de grandes proporções pode se transformar em uma simples garoa.
Na proeza de interpretar o que há no coração dos outros ficamos sempre na suposição enganosa de estar certo.
Julgamentos são vazios, pois ninguém, nem no seu mais profundo conhecimento, consegue enxergar o que o outro está sentindo, vivendo, nem tão pouco pensando.
Quando se tem um dos seus melhores amigos mulher, você perde o medo de falar o que pensa e começa a pensar o que fala.
O crítico deve sempre lutar contra ideias preconcebidas e se livrar de qualquer preconceito, do contrário fará julgamento sob a égide do seu ponto de vista que nem sempre pode ser justo à imparcialidade. Também não deve se preocupar sobre quem pode estar julgando e tão somente pelos fatos. Nesse mister, vemos que dificilmente - salvo raras exceções - teremos um julgamento justo, delícia das redes antissociais. Um dia, quem sabe.
A revisão de alguns episódios da história do povo leva à conclusão de que Deus é quem julga os homens. Esse julgamento, porém, não cai do céu, mas se realiza através das conseqüências que surgem dos atos de cada um. Não bastam as boas intenções: o que salva ou condena uma pessoa é a sua vida prática.
(nota de rodapé)
Mensure primeira e principalmente os fatos e, assim, qualquer juízo de valor não incorrerá no peso de julgar, com parcialidade imprópria, o indivíduo.
Não deixe que ninguém tire sua paz, pois seu juiz deve ser sua consciência, para que sua alma não seja a sua prisão!!