Poemas de Interesses
Hoje não existe beligerância sustentável por muito tempo, contra os interesses econômicos públicos e privados.
Uma independência submetida aos interesses das classes dominantes internas e da burguesia britânica no exterior. Uma independência relativa, por isso mesmo...O Império foi, essencialmente, a conjugação do latifúndio e do escravismo...Foram, pois, os senhores de terras e de escravos que empresaram a independência"
A REPÚBLICA, pág. 12
"Pelos amigos preterimos nossos interesses em favor de os servir, e quando a amizade é verdadeira, isso se faz mutualmente.
É o paradoxo da completude pela soma das partes que se dividem."
Entre proteger os interesses da sociedade e defender os direitos dos delinquentes, há sempre plausibilidade na prevalência da supremacia da coletividade; a prisão é uma experiência amarga e traumática; o cárcere avilta e degenera; por isso, a melhor opção é respeitar as regras do pacto social; assim, aquele que obedece as regras em sociedade não precisa de nenhum favor legal, nem de saída temporária; aquele que comporta segundo as matrizes legais pode sair quando quiser, é detentor de capacidade ambulatória, pode desfrutar das maravilhas da natureza, desfilar pelas ruas da cidade, atravessar a avenida Paulista quando bem quiser, pode transitar, sair e apreciar a beleza de Ipanema não somente por sete dias, mas enquanto tempo viver, durante o tempo que quiser; quem pretende apreciar os encantos da Lagoa da Pampulha é só não delinquir; quem ama a liberdade deve aprender a respeitar as convenções sociais; quem gosta de andar na orla da praia de Boa Viagem deve aprender a respeitar as cláusulas do contrato social.
Quando se examinam realmente os interesses motivacionais por trás das posições opostas, frequentemente se descobre uma posição alternativa que atende não apenas aos interesses de uma das partes, como também da outra.
Os interesses comuns são oportunidades. Para que sejam úteis, é preciso deduzir algo a partir deles. É conveniente explicitar o interesse comum e formulá-lo como uma meta comum. Em outras palavras, faça dele algo concreto e voltado para o futuro.
O evangelho territorialista não visa o Reino de Deus. Este evangelho visa seus próprios interesses.
Há tanta ignorância e interesses mesquinhos no sistema político e judiciário brasileiro, que na condição de patriota me sinto envergonhado.
A pior injustiça é aquela derivada do sistema judiciário, quando este é subornado por interesses espúrios.
Você só é bom para o outro ..quando os seus interesses, suas escolhas , suas atitudes , não fazem o outro sangrar ...
Uma fé de brasões se esala para peregrinos de uma jornada de interesses inercios de uma obra paralisada e de um futuro inativo, missionar se adere a vencer oque está oculto uma real tentativa de amarrar todos quando se prontificam para missões evangelísticas, mais o obedecer será o fluxo continuo de um pacto do amor com o altíssimo, além de horas de pranto ou guerras internas contra os exércitos carnais de levantes intensos, como bons soldados se entregamos a causa sem requerer fugas mais alistado porque aumeja um combate do bem, não contra a carne nem o sangue, mais contra um mal invisível que se prolifera onde existe falta de misericórdia.
A falsa imagem que os interesses políticos apresentam ao mundo perante a agressão imposta a um Estado Autônomo e Democrático, demostra a falta de sensibilidade que o mundo capitalista impõe sobre os gananciosos.
Pequenas atitudes e interesses, mas com grandes gravidades, faz com que o interesse se perca mesmo contra nossa vontade
“Quem lida com interesses de uma nação, ganha inimigos silenciosos nas trevas do poder.”
Trecho do livro O Iminente Colapso de Boston