Poemas de injustiça
A cor da pele não deve ser um principal fator para que aconteça um julgamento, entre o que é certo e errado, entre o santo e o pecador, entre o fator lícito ou ilícito, não sejamos ignóbil.
Tem horas que a justiça dos homens não passa de uma decisão arbitrária que, por mais que se floreie de palavras mirabolantes, não consegue ser justa.
O caso do INSS é um exemplo de como o Estado brasileiro trata os seus trabalhadores com desprezo e indiferença. O INSS é um órgão que arrecada bilhões dos trabalhadores, mas não devolve nada em troca. O INSS é um órgão que nega os benefícios aos trabalhadores que mais precisam, mas paga salários milionários aos seus apadrinhados políticos. O INSS é um órgão que viola os direitos dos trabalhadores, mas se esconde atrás de uma burocracia injusta e ineficiente. O INSS é um órgão que deveria ser extinto ou reformado, pois não cumpre com a sua função social. O INSS é um órgão que representa o que há de pior na política brasileira.
Tudo é mais difícil para um negro. Você tem que provar cem vezes que você é o melhor. É cansativo, duro, doloroso. Se você não tiver uma força extraordinária, não consegue passar por isso.
Não importa o quanto Hamã se levante contra a sua vida. Saiba que Deus te defende transformando a maldição em uma grande bênção.
"Planejemos discretamente, Cresçamos silenciosamente e quando estivermos força e poder façamos as mudanças necessárias para reparar as injustiças"
É cobrado ao homem do campo que se respeite alguns limites que os próprios legisladores o obrigam a ultrapassar diante da burocracia que o paralisaria e ninguém teria o que comer. No final das contas os punidores comem e os lavradores pagam multas.
Em eleições municipais, os que não trabalham e ainda tiram um tempo para atrapalhar o empenho dos outros sempre será visto como destaque e recebendo elogios que jamais seriam atribuídos a ele se o critério para elogiar fosse por produção dentro do seu serviço prestado.
Você pode fazer tudo certo, dar o seu melhor e, no fim, ainda vão escolher o que não entregou nada.
"Creçamos em silêncio, planejemos em secreto, e quando tivermos o poder ajamos para reparar as injustiças"
Não se precipite crendo em qualquer afirmação, mas seja prudente antes de negar a justiça de um ato. Muitos, enganados pelo próprio coração, negam a verdade em favor da injustiça, tendo convicção do próprio erro. A soberba cega os sentidos e a razão.
Justiça não tem haver com bondade ou maldade, mas sim como uma ação pedagógica, com a finalidade de proteger a Dignidade como valor axiológico a ser socialmente restaurado.
Acontece que pessoas que se consideram brancas, sempre que não se sentem privilegiadas, tendem a criar e viver uma ilusão de que isso aconteceu por militância. Assim, elas continuam acreditando que só não estão no topo, em destaque, por injustiça.
Se há inferno, com certeza está esperando aqueles que se mantém neutro diante das desigualdades sociais