Poemas de Infelicidade
A infelicidade é o estado menos potente do nosso ser; então não busque a tristeza, ela as vezes está no sentimento e a felicidade na razão.
Se o dinheiro não compra felicidade, não deveria a falta dele gerar a infelicidade. É difícil achar algum pobre feliz, caro é esconder a infelicidade.
Nem todos os dias são de sol, e a chuva, quando muito falta, pede-se. Por isso tomo a infelicidade com a felicidade e naturalmente, como quem não estranha que haja montanhas, planícies, rochedos e ervas... O que é preciso é ser-se natural e calmo na felicidade ou na infelicidade, sentir como quem olha, pensar como quem anda... Ninguém disse que seria fácil e nem que valeria a pena. O futuro é uma incerteza em nossas vidas que pode durar décadas ou dias. É mergulhar no mar sem saber se irá se afogar, nadar ou virar peixe. E com essa incerteza nos arriscamos. Queria ter uma conclusão nesse texto, mas falar de futuro é isso, incompleto...
Se estou infeliz não devo repassar isso para o outro ou fazer com que essa infelicidade se espalhe, da mesma forma não é necessário culpar os outros por atos que eles não praticaram, mais sim culpar a nossa ignorância por não ter compreendido e se desculpar pelos erros que cometemos. Assumir os nossos erros já é uma grande virtude.
Profª Lourdes Duarte.
A vida é feita de duas estradas, a felicidade e a infelicidade
Torça para a vida te colocar na estrada certa pois é muito difícil voltar e você pouco pode fazer para tomar o rumo certo.
O único modelo ilegítimo e condenável de felicidade é o construído sobre a infelicidade dos demais. Todas as outras formas se constituem em um direito inalienável do indivíduo e devem ser defendidas até o fim, em nome das liberdades e ao preço de se abrir mão da dignidade enquanto ser humano.
Lição estoica: Diante do infortúnio ou infelicidade devemos confiar nas leis da natureza. Tudo o que nos acontece é para o nosso aprendizado. Não estamos aqui para apenas desfrutarmos do conforto da vida, mas para evoluirmos enquanto pessoas. Evoluir dói e nos tira da zona de conforto.
Não busque ser feliz. Procure não ser infeliz. É na não infelicidade que a alma encontra a felicidade.
A infelicidade pode residir na incapacidade de enxergar que a nós tem sido oportunizado o pleno acesso aos diversos motivos que reputamos imprescindíveis ao alcance da felicidade. Há os que “com nada” consideram-se felizes, assim como há os que “com tudo” consideram-se completamente infelizes. Isso explica o motivo pelo qual a felicidade não depende unicamente do ter.
Como reconhecer a felicidade, se não reconhece a infelicidade?
Não perguntar se fulano é feliz, mas, se já foi ou é infeliz, é duro mas quem não assume a infelicidade, está mentindo quanto a felicidade; pois só é feliz de verdade, aquela que passou pela infelicidade e hoje reconhece, aprecia e vive a felicidade.
Diversas razões levam uma pessoa a se manter, preferencialmente, no estágio de infelicidade eterna num relacionamento afetivo. Dependência, hábito, cegueira emocional, comodismo, crenças, religião, preguiça, ausência de amor próprio, "amor", interesses variados, inseguranças e medos diversos como o da solidão, da fome, do trabalho, da pobreza, da falta de luxo e conforto, do julgamento alheio e de não encontrar outro alguém que possa lhe proporcionar belos momentos de infelicidade. Medo de se descobrir capaz de viver sem dor, e de ser capaz de conseguir superar seus medos. Diversas são as razões para que seja justificada a incapacidade de alguns de se reconhecerem como sendo os únicos responsáveis pela própria infelicidade tanto quanto pela felicidade que por ventura possam ser capazes de alcançar, e o que estiver fora deste contexto de responsabilidade é apenas mera ferramenta facilitadora da manutenção desta condição de infeliz.
Crenças limitantes, torturantes e justiceiras - o grande mal, bem como a fonte da infelicidade íntima humana e do processo lento da evolução social.
Não existe maior indício de infelicidade do que achar que para ser feliz é necessário ser feliz o tempo inteiro.
Se alguém acha que vai ser feliz às custas da infelicidade de outra pessoa está muito enganado. É fazendo outra pessoa feliz que se conquista a verdadeira felicidade e não o contrário.
Um dos males da infelicidade é que o infeliz não sabe ser infeliz sozinho e está sempre a desejar a infelicidade do outro, atraindo para si cada vez mais a infelicidade.