Poemas de Homenagem a um Amigo
Um diário é um amigo? Uma companhia? Também. Mas é sobretudo a duplicação da gente mesmo, espelho que não se apaga quando o rosto se retrai ou muda, álbum de retratos que conserva muito mais que um belo sorriso e a paisagem de fundo. Quieto, compreensivo, calmo, o diário está ali, aberto e limpo. Oferecendo seu espaço, no qual você vai desenhar a sua vida e ele apenas... receber. Ele não tem recriminações a fazer, ele não diz que a culpa é sua, ele não encosta dedos na ferida. Como uma cama, como um mar, ele recebe. Você escreve muito se a emoção é forte, vai e volta e repete e repisa o mesmo assunto. Ninguém conta seu tempo, ninguém conta suas páginas. Você pode escrever até a mão cansar, até a alma aliviar. Você pode escrever e escrever e escrever. Ele aceita. E quando não quiser escrever mais, é só fechar e guardar o diário que ele mais nada exigirá. Não me diga que não tem o que contar. Você é o centro do seu universo, nada é mais importante do que aquilo que lhe diz respeito. Isso é que faz o encanto do diário. Se fosse usado apenas para registrar a queda do governo ou a evolução dos projetos orbitais, seria desnecessário, porque para isso já existe a imprensa, os arquivos, os registros da memória nacional. O diário serve justamente para conservar o pequeno acidente humano e individual, sua discussão com um amigo, o namoro lancinante, a dúvida sobre a roupa para usar naquela festa... O diário serve para conservar você.
Nunca confie num amigo, o qual possui muitos outros amigos, quando lhes faltarem assunto, o assunto principal será você.
Percebi em teu carinho não apenas uma amizade, e sim um amigo, um irmão. Amizade é papo, enche o saco. Amigo é fato, é coração.
O que eu não gosto é falsidade...e odeio um amigo que traio sua confiança...sabendo que ele era seu irmão.
'Verdadeiro amigo, é aquele que te aguenta quando você está apaixonado. Porque vamos concordar, ficamos um porre.'
Quando ninguém acredita no seu amigo imaginário, você é esquizofrênico. Quando todo mundo acredita, você é papa.
Sem vacilo comigo, pois, eu sei quem é amigo. Eu conheço a expressão a intenção do inimigo, que dá tapas nas costas disposto a esperar.
Seu irmão, seu pai, sua mãe, seu amigo, seu amor, seu cachorro... irão te decepcionar pelo menos uma vez na vida, e você decepcionará pelo menos um deles....
O objetivo de corrigir e orientar um amigo, não é te engrandecer e diminuir o outro. Ajudar alguém deve ser um ato feito com amor e sem esperar qualquer coisa em troca.
E os bons sabem disso.
"Amigos não são perfeitos. Brigam, se xingam, se odeiam, se cuidam e se amam. Amigo é aquele que mesmo longe está sempre por perto, que não perde o encaixe do abraço e os gostos pelas mesmas idiotices".
Seja qual for a situação em que se encontra, lembre-se que você é o seu melhor amigo. A quem deve se valorizar e se amar.
Cuide-se.
Pra mim Um Verdadeiro Amigo não é aquele que sempre concorda comigo nem aquele que sempre discorda e sim é aquele que me corrige quando estou errado e me elogia quando estou certo e que sempre me ajuda quando preciso
As verdadeiras amizades nem sempre te dão toda a razão. Desconfie do amigo que apóia os seus erros, pois ele pode apoiar quem no futuro errar com você.
Sua vida pode até ser em preto e branco, mas um amigo de verdade encontrará uma forma de te ajudar a colorir.
A fidelidade de um amigo...
Ser amigo não nos cobra taxa de carinho, não nos exige prestações de serviços, nem nos coloca selo de garantia, mas nos ensina a amar , a respeitar, a ser leal com aquele que nos confia seu coração , mesmo que os ventos soprem, mesmo que o tempo os distancie, mesmo que as ocupações diárias ou as divergências os façam se ausentar , amigo quando é amigo não é capaz de abandonar , trair ou machucar. É por isto que a palavra de Deus diz "há amigos mais chegados que um irmão"(pv 18) e esta é uma das verdades mais lindas que ja conheci e que ja vivi , há amigos que amamos mais , há amigos que queremos um bem tão grande , e as vezes nem sabem o tamanho valor que nos tem.. Valorize aqueles que fazem de um tudo pra te ver bem....
O tempo é um bom amigo, ele se encarrega de jogar no chão as nossas mentiras, pois é a gente que faz questão de mentir pra gente mesmo, idealizando e enxergando perfeições onde não existe.
Cansei de ser bonzinho para quem não me valoriza, cansei de ser um idiota querendo ser amigo de todo mundo e todo mundo me esfaqueando pelas costas.
Amigo?! Amigo pra mim é aquela pessoinha especial que te ajuda quando você precisa, que suporta seus defeitos só porque entende que suas qualidades compensam esses defeitos. É alguém que te apoia quando você está certo, mas que te repreende quando você está errado, porque quer o seu melhor. É alguém que ri, não, que gargalha com você, ainda que sem motivos, que vê graça até na sua piada mais sem graça. É aquela pessoa que está presente nos momentos de alegria e nos de tristeza também. É alguém que te ajuda a crescer, que te ajuda a ser uma pessoa melhor. Essas pessoas te ajudam a evitar as lágrimas, mas você nem sempre as ouve e aí elas aparecem pra ajudar a limpar as lágrimas. É alguém que faz a piada mais ridícula, que conta o caso mais besta, enfim, que faz de tudo que pode pra que você se sinta melhor. Amigo torce por você e com você, amigo evita que você caia, amigo ajuda a levantar. Às vezes você nem entende como ou porque duas pessoas tão diferentes podem ser tão amigas, a questão é que a amizade é quando duas pessoas, por mais diferentes que sejam, se unem com um propósito em comum, tornar a vida do seu amigo melhor.
Não aguento essa palhaçada de que amigo que se afasta nunca foi amigo. Será que o amigo não se afastou justamente porque descobriu que a outra parte não passou de um(a) aproveitador(a) de amizade? Aonde está escrito que uma pessoa é obrigada a aturar amigo(a) falso e aproveitador a vida inteira?
Namorado(a), que é apaixonado, quando se decepciona se afasta, e nem por isso deixou de um dia ter sido namorado(a). O mesmo acontece com marido e mulher, entre irmãos e até entre pais e filhos,o que não anula o papel exercido enquanto a relação existiu. Infelizmente a separação acontece em todos os tipos de relacionamentos, por que na amizade o sujeito está fadado a ser tolerante e permanecer na relação para o resto da vida se não está feliz nela. Me desculpem os adeptos à rótulos, mas a amizade é coisa sagrada demais pra ser sustentada com doação de hipocrisia.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos. Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta. Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu. Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon. Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador. Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém.