Poemas de Filosofia
A vida é uma causa autônoma
um evento que não se repete,
aos homens não compete entendê-la
saber sua causa ou origem
nem a vertigem de vivê-la!!!
Escolhas
Qual o momento certo para decidir que escolha tomar?
Quais os coeficientes que fazem desta escolha a certa e não a errada?
E se escolhemos errado, estaríamos então errados?
O medo, a dúvida, a certeza...
No fim, tudo se resume a escolhas
E por trás de cada escolha temos uma porta
E por trás de cada porta... O que temos?
No fim, tudo se resume ao nosso desejo de sempre acertar, de fazer a escolha "certa", vencer, conquistar...
De escolher.
Seriam as nossas escolhas finalísticas? Nunca poderíamos voltar atrás no que um dia dissemos ou fizemos, mesmo que um pouco?
Talvez esta seja a razão... A pressão de nunca pode voltar atrás em um abraço, um soco, um "eu te amo".
Pois no fim...
A TOLERÂNCIA NO CONTEMPORÂNEO
"Nos dias atuais, a tolerância é uma forma de hipocrisia social transformada em virtude com o intuito de repartir o pão, alcançar a utopia da igualdade em um mundo totalmente fragmentado, e promover a política de boa vizinhança em uma esfera de relações subjetificadas, cada vez mais voraz e antropofágicas. Ela incita a chamar nossos inimigos concretos, cultos e ocultos pra sentar a mesa, mesmo sabendo de seus desejos latentes de nos devorar como prato principal."
Oque é certo é e oque errado?
Oque é virtude e oque pecado? Oque é de Deus e oque do Diabo?
Oque é verdadeiro e oque é falso? Oque é estreito e oque é largo?
Oque é viver? e oque fazemos?
Aonde estamos e para onde iremos?
Oque é pergunta e oque é diálogo?
Oque é presente e oque é passado?
Oque é verdade e oque é mito?
Oque fazemos? E porque fingimos?
Oque é tudo isso? E porque fugimos?
Oque é nada? E oque é tudo?
Oque somos nós ? E oque é o mundo?
A confusão causada pela crise institucional, pela qual atravessa o Brasil, vai levar o país ao caos, os poderes perderam o mapa das suas jurisdições. Logo se instalará a anarquia.
20/03/2016
Razão e cárcere
Se fosse definir o absurdo
não seria com o mito de sísifo
a peste emocional de REICH,
me é mais apropriada ao cárcere humano
A razão aprisiona quando devia ser asas
para a liberdade.
Carregamos na cabeça uma imensa pedra
de angustia, sob a mão cruel da gravidade
e dentro da caverna platônica
longe do sol da justiça
ainda sonhamos com a eternidade.
Não observa as orientações da metodologia científica, tão pouco os padrões do raciocínio lógico. Rege-se apenas pela vontade de arquitetar uma pseudo explicação que traga conforto quando me propor, mais uma vez, imaginar o que vem depois do epílogo da vida.
Convenço-me, e por esse motivo busco fundamentação no mundo empírico que reforce o raciocínio, de que com o fim deste ciclo, outro terá início. Assim mesmo. Sem padrão. Sem cogitar como. Apenas outro começo. Com cenários e atores diferentes.
Tomei consciência das minhas limitações intelectuais em relação a capacidade de responder perguntas assim e, por conveniência e alento, procuro dar sentido ao que me proponho como verossímil.
Sinto-me feliz assim. Sei que a verdade está distante e que talvez não exista, mas não posso renunciar a tarefa de preencher essas linhas com alguma resposta e, se sou eu quem as escreve, por que não torná-las fonte de tranquilidade?
Assim, a morte, sempre indesejada, representa um fim atrelado a um novo início. Instiga. Provoca curiosidade e traz a sensação de que experiências inéditas batem à porta.
P.S.: Se perguntarem, esta religião chama-se liberdade. Experimente com cautela.
A epígrafe de toda sabedoria humana deve ser: "Conhece a ti mesmo," não dentro de um raciocínio pré socrático ou neo platônico. Contudo, como criatura pensante, dentro da vastidão abismal do cosmo. Portanto procuras saber o tamanho da tua mediocridade vaidosa, ante o universo assombroso que ainda se expande para um fim apoteótico, sem plateia, dentro caos.
A inteligência emocional deve construir pontes sobre o nada, para se suportar a vida sem causas ou objetivos, mas a razão e a lógica deve destruir mitos e ilusões, que não são necessários para uma vida otimista e produtiva.
Ah eu poderia até descrever, mas não seria tão transparente quanto viver.
Os outros leriam e não achariam nada de mais: uma bicicleta e dois amantes no parque em tempo chuvoso...
Enquanto eu recusaria a admitir que achassem pouco disso ao ler, porque somente quem vive bem o dia sabe que não é dele que depende a alegria que a gente sente, nem tanto do ambiente, mas das idéias que você traz, do bem particular que você doa, daquele riso à toa, da companhia capaz.
Escrever seria apenas a aparência. Percebe a diferença emotiva entre ler que a famosa passa as férias no Canadá e você e sua família lá estar (ou mesmo num bar ou na sala de estar)?
É um segredo da vida que nem mesmo a filosofia pode bem descrever, mas é mais da filosofia que você precisa para bem viver.
Deixe, deixe a vontade fluir, deixe que o momento defina por si só sua importância e quando te perguntarem se o dia foi bom, responda que fez o melhor que podia fazer.
PALAVRAS DE PSICÓLOGO
Na Psicologia, como em outra profissão, é importante ter muita responsabilidade, mas também sentir muito amor pelo próximo!
Com a desenvoltura e uso da palavra ou até mesmo no próprio silêncio. No olhar, buscas por expressões, para utilizar quando possível em auxilio. Extraindo principalmente o que possuímos de melhor, para poder cuidar, compreender, aliviar dores, sofrimentos, fortalecendo o ser humano.
Poder tocar o que há de mais precioso, sagrado e complexo em um ser. Seus segredos, medos, alegrias, prazeres, inquietações, angústias. Ser Psicólogo é um lindo presente que se carrega a todos os instantes. É um grande privilégio e dádiva!
Por vezes trememos diante de desafios e constatações de que possuímos ferramentas com capacidades de tocar e favorecer para o bem ou para o mal, na construção ou destruição do ser humano. Por isso ser acima de tudo responsável com o nosso próximo!
Contudo, somos abençoados por termos chances e possibilidades através dessa linda profissão de entregar ao nosso próximo chaves que proporcionam abrir portas, para realizações de mais íntimos sonhos e libertações.
AS PESSOAS MADURAS ENSINAM APRENDENDO A AMAR
Se o desejo ou a libido é o que move a vida; e se só desejamos o que não temos, então o amor não é “completude”, como muitos acreditam, mas “falta”: uma busca constante. E por dois motivos:
1- Na juventude, ainda que existam exceções, buscamos a beleza física;
2- Quando amadurecemos, todavia, muito além dela, buscamos também a beleza da alma.
Ou seja, se os jovens amam, eles amam porque desejam amar; e se as pessoas maduras amam, elas amam porque ensinam aprendendo a amar.
NÃO BASTA SER JUSTO
Não basta ser justo: é preciso ser justo e forte, a fim de que a justiça possa ser respeitada.
Não basta ser forte: é preciso ser forte e justo, a fim de que o uso da força não possa ser contestado, e o praticante da ação forte visto como injusto.
A força, quando em ação sozinha, quando sem o respaldo do que é justo, sempre dirá que a justiça é que é injusta. Ou seja, dirá que, ela, a força, é que é justa.
Não se pode fazer com que o que é forte seja justo. O que é forte não respeita o que é dito ou considerado fraco, ainda que este seja justo. É perda de tempo ou insanidade tentar transformar aquele ou o que é forte em justo.
O que se pode e se deve fazer, como solução para conter a lei do mais forte, é fazer com que o que é justo também seja forte, muito forte: seja mais forte do que qualquer outro poder, força ou lei injusta.
Posso estar completamente enganado e com certeza parcialmente estou, entretanto meu olhar sobre Deus diverge da maioria.
No vazio das nossas certezas, a sociedade aceita que Deus seja um objeto mercantil e instrumento de dominação pela disciplina e conformismo que causa em seus membros. Individualmente Deus é usado como um curativo para amenizar o orgulho e a sempre sangrando consciência que constantemente alerta.
Acho que Deus existe e estou certo que não O conheço e não O entendo.
O mais próximo de Deus que alcanço é uma comunicação inteligível da minha mais profunda essência com o desconhecido.
Não precisamos de Religião e da projeção ideológica e teórica de Deus de qualquer um de seus Profetas, Santos, Iluminados, Intérpretes ou Filhos para sabermos que a humanidade hoje e desde sempre é hipócrita o bastante para praticar o mal pela ação ou omissão e se vestir de fé em algo que lhe confere uma aparência de quem pratica o bem.
Talvez essa realidade só vai mudar e nossa espécie vai praticar o real amor em três situações:
1- Ao longo de centenas de anos de lenta aprendizagem e evolução.
2- Com um contato direto e íntimo com civilizações de outros Planetas.
2- Um “shoot down” planetário provocado por uma grande guerra ou catástrofe.
Por enquanto, que todos fiquem sob a influência da alienação de seus líderes religiosos. Estou convicto que a liberdade tem um alto preço por destruir a programação mental e revelar nossas reais deficiências.
Sérgio Alberto Bastos da Paixão
iga qualquer coisa para atrair pessoas e você atrairá sim qualquer tipo de pessoas!
Agora,
Diga a verdade do evangelho e você atrairá pessoas arrependidas e carentes do reino de Deus!
Não faça nem mesmo diga qualquer coisa, pois Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade...
Vida, a vida pode ser cruel,
vida que se queixa sem ter o mel,
para adoçar essa vida,
pode olhar a fauna, flora, mar e céu.
Felicidade, esta é uma peça,
peça esta de um quebra-cabeça,
que talvez não tenha fim.
Pois cada momento feliz
é montado peça a peça por você, por mim.
Porém ela continua incompleta,
sempre buscando ser descoberta,
e pode, nos mínimos detalhes da vida.
A felicidade nunca esta pronta,
mas é constantemente construída.
Vou lhe contar um segredo,
encontre algo que ame fazer,
e de seu máximo, será um prazer, sem medo,
e com certeza, querendo, mudará seu enredo.
Não trabalhe somente pelo dinheiro,
esta é uma cultura criada sem direito,
precisa se realizar no que gosta de fazer,
só então sentirá o verdadeiro prazer.
Concorde que o amor é o que há de mais valioso,
então, ame seu trabalho, pessoas, tudo que puder,
e ai se tornará vitorioso.
A vida é um espelho de sentimentos,
então se remeta a um bom endosso.
INSÔNIA
Por que foge de mim o sono?
Por que minha alma se angustia?
Por que de minha vontade não sou dono?
Tantos são os por quês que soa ironia.
Tantas são as ilusões,
Que vivemos nesta terra.
Maiores ainda as desilusões,
Que nossa morte encerra.
Ah! Nossa vã filosofia.
Tentando nossa alma decifrar,
Mas a vida nos desafia,
A nossa alma libertar.
Ah! Minhas donzelas,
Sônia e Sofia,
Vocês trazem seqüelas,
De angústia e euforia,
Acompanham-me na aquarela,
Confusa de minha vida,
A primeira,
Pela noite não dormida,
A segunda e derradeira,
Por demais sabidas.
E eu de tanto pensar,
Chego a duvidar,
Que haja alguma solução,
Para esta situação.
Autor: Agnaldo Borges
02/10/2014 - 05:44
"onde encontrar luz quando seguimos na estrada escura?
onde podemos recostar nossas cabeças para poder se confortar e receber carinho?
a vida é apenas um fardo a ser carregada nas costas ,um rosário de dias e noites sem fim .
mas quando o inverno chegar no corpo ai então saberei para onde estou indo e as escolhas deverão ser postas em jogo novamente .
há um tempo determinado para tudo já dizia Salomao em sua sabedoria.
ouvir a dor dos outros nos faz enxergar o horizonte com o sol brilhando e céu azul .
sentir o que outro sente é Deus nos colocando a prova.
não entendo por que tantas lanças sao atiradas contra mim ,algumas me ferem mas não matam .
creio que o caminho apesar de escuro e deserto algum dia terá um facho de luz a guiar meus passos ,ou haverá uma mão estendida na escuridão
a tempestade não pode durar eternidades é apenas um momento transitório
manter o olhar firme na estrada e as mãos a tatear procurando uma saída
quem me ouvirá? haverá alguém do outro lado a esperar por mim ou estaremos sós sempre ao nascer e ao morrer?
AS VITÓRIAS NOS MOSTRAM QUEM SÃO NOSSOS VERDEIROS AMIGOS
Todas vez que você quiser se superar e/ou fazer algo diferente, aprox. 90% das pessoas que lhe circundam dirão:
1- que você é ou está ficando louco;
2- que não vai dar em nada;
3- que você não passa de um sonhador;
4- que todas as que tentaram não conseguiram êxito;
5- que é perda de tempo, etc.
Poucas pessoas estarão com você nessa hora; poucas dirão "você pode contar comigo"; poucas acreditarão na sua vitória; e, o pior e/ou melhor de tudo: poucas serão capazes de suportar a sua felicidade quando souberem que você se saiu vencedor.
Dizem que as vitórias trazem solidão e falsos amigos. Penso diferente: as vitórias, mais do que as derrotas, nos mostram quem de fato são nossos amigos; mostram quem são os capazes de celebrarem conosco sem mágoas e/ou traços de inveja.
Hoje sei que escrever é correr atrás do vento; o escritor, designado pela natureza da observação - extrospectiva, na conduta de seus pares mais íntimos, e introspectiva, na submersão profunda pela galeria infinita e inenarrável de sua mente -, segue sua vereda desditosa em traduzir por palavras impressas no papel, a ilusão magnífica de que o homem um dia terá sido lembrado como algo significante.
2014