Poemas de Filosofia
Ninguém conhece o coração da verdade! Contentamo-nos somente com a representação do que seja ser um verdadeiro coração!
A ideia de estarmos vivendo a verdadeira realidade nos excita. Em contrapartida, a mais vaga ideia de que somente julgamos que a mais vaga ideia seja de fato uma ideia vaga tem o poder de lançar-nos às portas do desespero, diante da obrigação de vivermos todos os dias humildemente.
...mas ninguém se engane com o humilde! Há máscaras de hipocrisia tão parecidas com o combate da mesma que nos chegariam a fazer exultar diante do mais descarado "orgulho de humildade"!
Se me fio no que percebo, então, que tem você que me cobrar que julgue segundo uma suposta perfeição inatingível? Você julga depreendê-la; já eu, que seu julgamento precisa antes se ater ao que quer que seja "julgar depreender" seja lá o que for para, só depois, "poder julgar alguma coisa"!
Julgar segundo a aparência é o que todos fazemos, no que tange à capacidade da percepção humana. Mas não é por isso que as convenções sociais tenham que ser jogadas fora!
Nós consolidamos convenções sociais para que a vida possa ser vivida, de outro modo, o caos da mixórdia de percepções individuais torná-la-ia invivenciável!
Nossas ilusões perceptivas servem somente para manter-nos humildes. Na vida "praticável", seguimos convenções sociais!
Assim como a ternura se oculta no fundo de todas as pétalas, a felicidade nasce para tocar os abismos e fazer com que todos os olhares amanheçam.
Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.
Para uma discussão de alto nível.. É fato, para se negar a Deus, deve-se negar ao diabo. Um não pode existir sem o outro, dentro dos conceitos metafilosóficos existentes..
Para finalizar, o mal e o bem depende um do outro?
Aquele que não vê em si um "faminto aprendiz de feiticeiro" certamente acredita ser aquilo que não é e um dia cairá no fundo do que chama de poço, onde nem água tem e é outra de suas ilusões.
"Se possível, afaste-se da maioria, não entre em aglomerações e nem siga ideologia de rebanho. Existe uma dúvida moral no que é unânime."
"A mente é o portal de entrada para este planeta em que vivemos. A mente faz parte do ego (Ahamkára) e é um instrumento para a busca e o resgate do conhecimento. A mente pode ser fonte de libertação ou de escravidão, dependendo de como a condicionemos."
Para aquele cuja amente está apegada e iludida, a busca da autorrealização é um pesadelo. Insista em estar envolvido com seu grupo de estudo da Filosofia. Enfrente seus medos e obstáculos. Não deixa que eles tomem conta da sua mente e estraguem relações e sua própria vida.
Desde que nascemos somos condicionados a compreender os mecanismos materiais pelos quais passaremos durante um curto ou longo período nesta dimensão. A mente poderá nos conduzir para estados elevados de consciência, assim como para estados mais baixos de percepção. O segredo está em como usar a mente e em dominá-la.
Um Yogi é superior ao asceta, é superior ao empirista e é superior ao trabalhador material, pois sua consciência está alinhada ao Princípio Divino Universal.
"O dom natural da vida é o trabalho. Aquele que trabalha com gratidão se desenvolve integralmente".
A mente nada mais é do que um instrumento ou um membro, como pés e mãos. Mas a mente tem oscilações. Ora está bem, ora está mal. Às vezes está alegre e eufórica, outras vezes triste e deprimida. (...) A mente pode ser anestesiada, drogada e manipulada. Mas a mente também pode ser controlada, dominada e superada.
Guru é o termo sânscrito usado para “mestre”. Literalmente, quer dizer “aquilo que dissipa as trevas”, que elimina a ignorância. O Guru pode se manifestar em nossa vida na forma de uma pessoa, de um animal ou de uma situação. A função principal do Guru é despertar a consciência do Síshya (Discípulo). O mestre espiritual é aquele que ensina como o seu próprio exemplo. Quando esta meta é alcançada, então mestre e discípulo se encontram no estado de Ananda (Bem-aventurança).