Poemas de Filosofia

Cerca de 9702 poemas de Filosofia

⁠Ninguém conhece o coração da verdade! Contentamo-nos somente com a representação do que seja ser um verdadeiro coração!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠A ideia de estarmos vivendo a verdadeira realidade nos excita. Em contrapartida, a mais vaga ideia de que somente julgamos que a mais vaga ideia seja de fato uma ideia vaga tem o poder de lançar-nos às portas do desespero, diante da obrigação de vivermos todos os dias humildemente.

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠...mas ninguém se engane com o humilde! Há máscaras de hipocrisia tão parecidas com o combate da mesma que nos chegariam a fazer exultar diante do mais descarado "orgulho de humildade"!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Se me fio no que percebo, então, que tem você que me cobrar que julgue segundo uma suposta perfeição inatingível? Você julga depreendê-la; já eu, que seu julgamento precisa antes se ater ao que quer que seja "julgar depreender" seja lá o que for para, só depois, "poder julgar alguma coisa"!

Inserida por roberto_felipe_amaral

Julgar segundo a aparência é o que todos fazemos, no que tange à capacidade da percepção humana. Mas não é por isso que as convenções sociais tenham que ser jogadas fora!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Nós consolidamos convenções sociais para que a vida possa ser vivida, de outro modo, o caos da mixórdia de percepções individuais torná-la-ia invivenciável!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Nossas ilusões perceptivas servem somente para manter-nos humildes. Na vida "praticável", seguimos convenções sociais!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Assim como a ternura se oculta no fundo de todas as pétalas, a felicidade nasce para tocar os abismos e fazer com que todos os olhares amanheçam.

Inserida por teretavares22

⁠Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.

Immanuel Kant
Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Inserida por sara_alves_3

⁠Não é vantagem ser amado(a) por pessoas que não sabem amar.
Isso pode ser sua ruína.

Inserida por Pottier

⁠Para uma discussão de alto nível.. É fato, para se negar a Deus, deve-se negar ao diabo. Um não pode existir sem o outro, dentro dos conceitos metafilosóficos existentes..
Para finalizar, o mal e o bem depende um do outro?

Inserida por EvandoCarmo

⁠Aquele que não vê em si um "faminto aprendiz de feiticeiro" certamente acredita ser aquilo que não é e um dia cairá no fundo do que chama de poço, onde nem água tem e é outra de suas ilusões.

Inserida por acvomotta

⁠"Se possível, afaste-se da maioria, não entre em aglomerações e nem siga ideologia de rebanho. Existe uma dúvida moral no que é unânime."

Inserida por glauberlimadesouza

"A mente é o portal de entrada para este planeta em que vivemos. A mente faz parte do ego (Ahamkára) e é um instrumento para a busca e o resgate do conhecimento. A mente pode ser fonte de libertação ou de escravidão, dependendo de como a condicionemos."

Inserida por sistemavidya

⁠Para aquele cuja amente está apegada e iludida, a busca da autorrealização é um pesadelo. Insista em estar envolvido com seu grupo de estudo da Filosofia. Enfrente seus medos e obstáculos. Não deixa que eles tomem conta da sua mente e estraguem relações e sua própria vida.

Inserida por sistemavidya

Desde que nascemos somos condicionados a compreender os mecanismos materiais pelos quais passaremos durante um curto ou longo período nesta dimensão. A mente poderá nos conduzir para estados elevados de consciência, assim como para estados mais baixos de percepção. O segredo está em como usar a mente e em dominá-la.

Inserida por sistemavidya

⁠Um Yogi é superior ao asceta, é superior ao empirista e é superior ao trabalhador material, pois sua consciência está alinhada ao Princípio Divino Universal.

Inserida por sistemavidya

"O dom natural da vida é o trabalho. Aquele que trabalha com gratidão se desenvolve integralmente". ⁠

Inserida por sistemavidya

⁠A mente nada mais é do que um instrumento ou um membro, como pés e mãos. Mas a mente tem oscilações. Ora está bem, ora está mal. Às vezes está alegre e eufórica, outras vezes triste e deprimida. (...) A mente pode ser anestesiada, drogada e manipulada. Mas a mente também pode ser controlada, dominada e superada.

Inserida por sistemavidya

⁠Guru é o termo sânscrito usado para “mestre”. Literalmente, quer dizer “aquilo que dissipa as trevas”, que elimina a ignorância. O Guru pode se manifestar em nossa vida na forma de uma pessoa, de um animal ou de uma situação. A função principal do Guru é despertar a consciência do Síshya (Discípulo). O mestre espiritual é aquele que ensina como o seu próprio exemplo. Quando esta meta é alcançada, então mestre e discípulo se encontram no estado de Ananda (Bem-aventurança).

Inserida por sistemavidya