Poemas de Filosofia
Os métodos mais enérgicos só são aplicados pelo fato do objeto não responder a quantidade de energia antes desferida.
O filósofo está aberto à dúvida, está sempre em marcha; o porto a que chega é apenas a etapa de uma viagem sem fim, e é preciso estar sempre pronto para zarpar de novo.
Como será os instrumentos musicais, e a cultura em outros planetas? Como será que é a vida em outros planetas, e a cultura, e a música, e tudo mais?
A relatividade das teorias sobre nossa existência impressiona pelo fato de não possuírem coerência.
É inacreditável a incoerência da vida com as verdades ditas por poetas que acreditam que exista a forma certa!
Avante de eu elevar minha edificação, alguém fundamenta meu alicerce; quanto mais alto a pretensão, em análogo o conhecimento haverá de ser.
Honrar-me-ei com os princípios das leis universais, das normas morais e dos bons costumes; pois sendo-me livre à escolha ética no respeito aos direitos do próximo e do distante, é que a honra se faz mérito.
Nada é criado do vazio, tampouco copiado do já existente; tudo se transforma e se refina conforme a expansão do saber.
Viver a máxima da vida, com o mínimo de esforço, sintetiza-se em fazer o melhor hoje, por conseguinte, evita-se retificações dos atos amanhã.
Eu Sou; examinado cada instante que me lapida e cada encontro que me manifesta. Assim como a fênix que ressurge de suas cinzas, sou o reflexo daquilo que escolho relegar-se, religar-me e consubstanciar-nos. Ao desconstruir e reconstruir, percebo que ser não é um destino determinado, mas um livre-arbítrio infinito entre o que há em mim e o que é em você. Logo, eu Serei o que Serei, a saber o que Contigo Sou.
Quem tem clareza no destino não se perde nos detalhes; ao caminhar com propósito, transforma obstáculos em degraus, e sem se distrair com as tempestades, permite que o vento sopre a seu favor.
A vontade suprema sempre foi que vivêssemos em espírito e retornássemos ao divino. Pois é certo que aquele que vive apenas da matéria já está morto e, inevitavelmente, voltará à terra.
Iminentemente mortos estão os viventes sucumbidos ao estado de zumbis; todavia, há esperança enquanto há vida. O alívio eterno revela-se além da matriz, e o entusiasmo em despertar habita na alma.
Meça o limite do possível, pois o impossível não cabe em cálculos. O impossível é forjado, não medido.
A vida é breve. O verdadeiro legado que deixamos não é acumulado em bens, conquistas ou títulos, mas em como tocamos os corações à nossa volta.
A resolução de um problema complexo, sempre dependerá do conhecimento da sua estrutura. Ainda há muitos problemas sem solução científica satisfatória. A Filosofia tem respostas.
O método histórico dialético não diz respeito somente aos processos políticos, econômicos, históricos, como também sobre o regime de crenças e o próprio pensamento científico. Tudo muda o tempo inteiro.