Poemas de Filosofia
O conhecimento salva o povo. A ignorância mata o povo, mas somente o povo é o responsável pelos dois.
Estar vivendo é um milagre que se souber ser aproveitado, será cem vezes mais valioso que qualquer eternidade
Vida real 'e aquela vivida sob balizas dia após dia, enquanto que vida utópica 'e aquela vivida sem manuais de instrução.
Na mente da mulher há dois homens: o perfeito, este é o príncipe encantado e o cafajeste, estes são todos os outros.
Esses nódulos espalhados pelo corpo, das palmas das mãos à planta dos pés, esses que com o mínimo pronunciamento reavivam-se, recidivos, são todos os nãos que deixaram e deixam de serem ditos. São esses nódulos que, irremediável e invisivelmente, nos curam. Só quando atravessamos o negrume estamos prontos para abraçar a claridade. O tempo humano não é o mesmo de Deus.
Que um lado possa não ser tão conservador, a ponto de ser retrógrado, e que outro lado possa não ser tão progressista, que pareça ofensivo, do contrário, todos perderão; a razão, primordial aos debates em prol da democracia.
É no setting terapêutico que se tem a possibilidade maior de um encontro consigo mesmo, de um se descobrir, reconhecer-se e aceitar a si mesmo.
Rotulação não é sinônimo de identidade, e quando acolhido o rótulo, é usado como máscara a esconder-se de si mesmo, além de se tornar limitado e prisioneiro dele.
Ser refém de drogas e bebidas alcoólicas para se sentir feliz e seguro, é atestar ser detentor de uma vida medíocre e degradante, além de pouco amor e respeito por si mesmo.
Às vezes, a única diferença entre um defunto e quem carrega seu caixão, é que num o coração já não bate mais, mesmo que ambos já estejam sem vida.
A nossa mais relevante contribuição para a transformação do mundo num lugar melhor, se dá quando transformamos a nós mesmos em criaturas melhores.
Não basta que nos coloquemos no lugar do outro e nos comovamos com o seu sofrimento, é preciso que façamos algo a respeito.
SUCESSO não é sinônimo de cargos e salários se estes não vierem acompanhados de saúde física e mental, vida social e prazer pelo trabalho.
Assim como VIVER e ESTAR VIVO não são sinônimos, ter alguma deficiência física ou mental não é sinônimo de uma vida menos interessante e importante que a dos demais.