Poemas de Filosofia

Cerca de 9687 poemas de Filosofia

Numa sociedade onde impera a lavagem cerebral, todo pensador que enxerga a deterioração da cultura, tem que se ver na obrigação de ser reacionário, anacrônico e acima de tudo: um déspota intelectual.

A loucura é uma necessidade das pessoas pela loucura que a vida é, no entanto, elas reprimem essa vontade de serem loucas e vivem num estado estóico inconsciente para se mostrarem normais. Por esse motivo elas vão se refugiar na igreja, que é um espaço aceito para extravasar essa vontade: para rodar, gritar, enrolar a língua, elevar os braços a um céu vazio, chorar, conversar com o inanimado; enfim, se livrar do acúmulo de loucura para voltarem ao mundo da razão.

Eu vou te contar, até pouco tempo eu tentava ser perfeito, até descobrir que a perfeição fica para os detalhes, e eu não sou apenas um detalhe.

"O Kyokushin não é Karatê, não é um esporte, não é arte marcial, não é luta e nem é um jogo. Muito menos filosofia de vida como dizem. Kyokushin é tudo isso junto".

"Mas. Oyama o criador do Kyokushin Karatê não queria ensinar uma arte marcial, longe disso. Queria ensinar como se superar".

É necessário dizer quem consideramos nossos adversários: os teólogos e tudo que tem sangue teológico correndo em suas veias — essa é toda a nossa filosofia...

Sou um pessimista com a história do Brasil, cheia de corrupção, favores, desigualdades sociais e econômicas. Essas desigualdades atingem a todos.

"Como afirma Warren Buffet, um dos maiores milionários do mundo: "É verdade que há uma guerra de classes, mas é a minha classe que está fazendo a guerra e ganhando".

Qualquer discurso (político, religioso, ético...) se torna perigoso quando há falta de equilíbrio. Aquele que procura afirmar demasiadamente a "sua verdade", torna-se incapaz de dialogar e, consequentemente, de aceitar que, muitas das vezes, o outro tem razão.

Uma coisa que a mulher aprecia no homem é que ele diga tudo que ela quer ouvir. Eis a oportunidade perfeita para o canalha.

"Nasceu, foi à escola, trabalhou e quando idoso se aposentou. Morreu. Viveu nas horas vagas".

De todos o sentimentos ruins de que podemos ser vítimas, elegem sempre o desprezo como o pior. Se tivesse que escolher por qual sofrer, escolheria o desprezo porque este não puxa o gatilho.

Tem um sentido a minha vida? A vida de um homem tem sentido? Posso responder a tais
perguntas se tenho espírito religioso. Mas, “fazer tais perguntas tem sentido?” Respondo: “Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”.

Na plenitude da minha humildade, revelo e descortino a insignificância de tudo aquilo que sou.

“Nao há forma para definir o presente, quando tento o descrever já é passado”

“A única lei que conheço e respeito é a lei simples da natureza. Se colhe apenas o que se planta, todavia se formos considerar a lei humana da retórica, alguns plantam outros colhem na seara alheia.”

Maldita sociedade que cobra de nós até a água que cai do céu, ó que saudade da liberdade.

Ser filósofo é, pegar a falar do ridículo que a princípio todo mundo ri.
E a partir de então com o passar do tempo ele inverte de tal maneira o ridículo que todos começam a entendê-lo. Diante disso o ridículo passa a ser algo tão normal quanto para o filósofo. Em suma, filosofia muitas vezes é desridicularizar o irrefutável.

⁠Não sou mais uma boa pessoa.
Pois consigo ver o mal das pessoas mesmo em suas melhores intenções.

⁠É por isso que vivemos sós: Porque ninguém pode viver em nosso lugar. O isolamento numa vida humana, é a exceção. A solidão é a regra. Ninguém pode viver em nosso lugar, nem sofrer ou amar em nosso lugar. É o que chamo de Solidão: Nada mais é do que outro nome para o esforço de existir.