Poemas de Filosofia
Ser suave tem o custo das pronúncias que adormecem como o desespero que tremula nas espáduas da alma.
Há tanto entre nascer e partir. Tu sabes, sentes quando te falam pela segurança da memória e te ignoram no sentido da visão e do sentir, tu sabes desse equilíbrio sóbrio que ronda o teu ventre.
Algumas pessoas estão em busca do sentido da vida, o sentido da vida não é somente ter uma vida extensa e sim uma VIDA INTENSA E INTERESSANTE...
Quando somos sinceros diante de nossos pontos de vista, temos ampla dificuldade em termos amigos e até mesmo de pessoas gostarem de nós, mas caso contrário, somos queridos por quase todos.
Os verdadeiros desencadeadores da violência humana não estão fora do ser humano, mas dentro dele mesmo.
Na minha vida já encontrei demasiada pobreza nos intitulados nobres, ignorância nos intelectuais, falso moralismo nos moralistas, feiura nos belos, pequenez nos superiores, perversidade nos puros, mudez nos falantes, cegueira nos que enxergam, surdes nos ouvintes, arrogância nos humildes, infidelidade nos fiéis, egocentrismo nos altruístas, heresia nos religiosos, desequilíbrio nos equilibrados, doença nos saudáveis, tristeza nos felizes, loucura nos lúcidos e desumanidade nos seres humanos.
O que é o amor, senão uma efêmera quimera, onde nada é duradouro e ilusório à uma eternidade vazia?
O pessimismo, assim como o individualismo atual, é uma forma de defesa da alma para com a sociedade moderna atual.
Dominar a unidade da matéria e da energia é conhecer, não somente, a origem do Universo, mas também, conhecer os planos de Deus.
Para o ser humano ter domínio das unidades da matéria e da energia, se é que tais unidades existem, ele deve, antes, dominar a matemática.
Se a humanidade chegar a ter o domínio sobre a unidade da energia, se é que tal unidade existe, ela certamente habitará outras galáxias.
Quando compreendemos a grandiosidade do Universo fica fácil perceber a nossa pequenez. Não passamos de poeira cósmica.
Todos nós somos iludidos, nem que seja minimamente. Todos os dias depositamos esperanças em algo, e no fim acabamos descontentes devido as expectativas não alcançadas.
Tolerância, respeito mútuo, amor ao próximo, paciência e bondade são as melhores formas de lidar com as pessoas. Quando falta uma dessas opções a tendência é caminhar para o conflito, agressões e até mesmo para a violência.
"Se tudo o que nos restou deste caos político-social é a opinião. Então, opinião por opinião, que cada cidadão contextualize dignamente a sua."
Thiago S. Oliveira (1986 a).
Não sei exatamente o que quero ser, mas olhando a maioria de vocês sei exatamente o que não quero me tornar!
"Não olhe pra vida com muitas expectativas, olhe pra ela por perspectivas, porque nem tudo o que queremos irá acontecer, nem tudo o que é continuará sendo e nem tudo o que já foi um dia continuará novamente."
Essa entrega insana e total de si mesmo à imagem, à opinião alheia, ao virtual... esvaziou a humanidade da essencialidade do seu "eu" e do viver bem coletivamente! O que resta, é este vazio existencial contemporâneo, os altos índices de depressão e esta escassez de valores e indivíduos sadios!
Estamos cada vez mais perdidos em nós mesmos e inaptos para a coletividade?