Poemas de Filosofia
A maior caridade é aquela que vem acompanhada pelo sacrifício pessoal do beneficiador pró beneficiado, e pelo desinteresse por qualquer vantagem que lhe possa advir devido ao ato caridoso.
Tem gente que se acha muito mais caridoso por ter doado 100, dos 1000 reais que lhes sobravam, do que aquele que deu 50 centavos, do único 1 real que lhe restava para si. E ainda, aquele se sente orgulhoso e espera louvores por ter ajudado com 100, e este se sente culpado e pede desculpas por poder dar apenas 0,50.
Para que a ação na política seja realmente em favor da polis, o eleitor precisa caminhar junto com o eleito, até o findar do mandato dele.
Cada dia mais o Brasil tem deixado de ser a República das bananas, pois o brasileiro tem deixado de ser banana na política.
Às vezes, existe muito mais entendimento do que venha a ser Deus, por aqueles que acreditam ser ateus, do que para muitos teístas.
Por estar longe demais ou andar mais lentamente que nós, que tem gente que nos acha menor que eles ou nem nos enxerga.
A imprensa nunca foi tão desacreditada quanto agora, diante da Era da Internet, a qual lhe tirou o título de quarto poder.
Conseguirmos ser nós mesmos será nossa maior conquista, pois vivemos numa sociedade que faz de tudo para sermos outra coisa.
Quando cometemos algum erro, não precisamos de ninguém que nos acuse, se já temos nossa consciência ao sermos responsáveis pelos nossos atos.
Sofremos e gastamos muito mais energia psíquica alimentando o ódio do que amando, então que necessidade é esta de autopunição e de masoquismo em insistirmos em odiar?
Muitas vezes achamos que o mundo ou as pessoas mudaram, mas na verdade o que mudou foi nossa percepção sobre isso tudo.
Os obstáculos que encontramos na vida nos coloca a prova os nossos desejos e fortalece o nosso prazer ao conquistá-los.
Só é digno de se sentir vencedor de uma batalha quem entrou na luta de fato e não terceirizou sua ação.
Somos todos de um só Planeta, de uma só Galáxia, de um só Universo, de um só Deus. Logo, toda divisão é uma grande tolice.
Enquanto o eleitor não assumir de fato sua responsabilidade diante do voto e pela cobrança do pós-voto, participando ativamente da política, não teremos chance alguma de vir a termos um país decente, seja para quem for.