Poemas de Filosofia
Competidores em uma corrida devem disputar e se esforçar pela vitória
o máximo que podem, mas isso não significa de maneira alguma que devem derrubar seus concorrentes ou empurrá-los. Assim também é na vida; não é errado ir atrás do que é útil, mas prejudicar os outros para isso não é justo.
Não somos perfeitos, mas não por isso devemos ser negligentes. É justamente frente à imperfeição que devemos buscar ser a nossa melhor versão.
Existe um contexto para todo e qualquer fato. E se queremos resolver algo, precisamos entender o que ocasionou. Criamos vários caminhos, ideias e reflexões e, partir deste momento, estamos filosofando. Do contrário, permanecemos num pensamento simplista, raso demais. Nesse tão pouco, desprezamos a grandeza da vida e subestimamos a racionalidade do ser humano
Afinal, o que significa "mal entendido"? Seria a própria negação do entendimento (e portanto, um não-entendido para ser mais preciso) ou seria a assimilação erronêa de um fato mal interpretado? Em ambos a comunicação é deturpada, corrompida pelo pensamento daquele que recebe uma mensagem externa. O adjetivo mal comporta "tudo aquilo que é diverso a uma expectativa". Não importa se ela (expectativa) é totalmente incompreendida ou parcialmente correspondida. Em ambos há frustração. Em ambos alguém se machuca. Uma meia verdade é na verdade uma mentira completa, uma inverdade, uma falácia, pois, como já sabemos uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Disto só podemos concluir uma coisa, meus caros leitores: para um bom entendedor...Será mesmo?
Considerado “Normal”, enquanto disparate, nessas sociedades, é todo aquele que, a fim de levar vantagem em tudo, a fim de manter-se no poder, a fim de dominar o outro, a fim de se sair vencedor a qualquer preço, utiliza-se da emoção racionalmente, ou seja, da “hipocrisia e/ou da arte racional da dissimulação” para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem”.
Um ser educado de fato (autônomo intelectualmente) é aquele que tem desenvolvidas em si as consciências críticas de si e de mundo, sendo capaz de construir a sua própria personalidade ou identidade, já que ELE está por construir-se; já que não se nasce ético ou moral, mas aprende-se a sê-los, seja de maneira heterônoma (autômata) ou autônoma (emancipada).
O ser homem, diferentemente de todos os outros seres, pode alcançar o seu alvo, realizar-se de fato enquanto homem (ser racional), tanto quanto pode ser qualquer outra coisa; tanto quanto pode ter em si qualquer outra condição inautêntica, desumanizada, animalizada, alienada etc.
A condição potencial para transgredir é, nessas sociedades, o que qualifica hierarquicamente o grau de poder do indivíduo no aspecto macro e nas pequenas relações sociais cotidianas. Quem não tem condição potencial para transgredir sem ser punido, nesse sentido, não é visto como “cidadão”, como detentor de direitos, mas somente como escravo dos deveres.
“Para um filosofo ter inspiração, ele precisa limpar os campos de sua mente, ela entrará em um estado fértil e brotará raízes de imaginações e reflexões nunca vista antes”
Tendamos a Deus e religuemos nossas almas a ele somente - o que é, como dizem, o sentido original da palavra "religião" - e abstenhamo-nos de toda superstição.
O pêndulo da vida não para, entre ida e volta o equilíbrio se faz, num ciclo infinito no qual os sábios balançam sem aflição.
Ideias novas geralmente nascem fora da zona de conforto, isso é um sinal, é tipo o animal de cativeiro, quando é solto, as vezes não se adapta.
Descobri que existem dois tipos de cegos espirituais: aquele que nunca viu a luz porque nunca lhe foi apresentada, e aquele que tem a luz ao redor de si mas prefere andar no escuro.
Se tal coisa que você deseja realmente for para você, independentemente do que ocorrer ela será sua. Caso contrário, não era para você.
Se aquilo que você deseja for verdadeiramente destinado a ser seu, independentemente dos obstáculos, será. Caso contrário, não era para ser.