Poemas de Filosofia
'' A vida é o que é independente do que ela seja ela continua sendo a mesma vida que é sempre a mesma ''
Os tolos acham que a Sabedoria encontra-se em grandes frases e filosofias. Ou até mesmo em segredos ocultos. A Verdadeira Sabedoria encontra-se na Modéstia. Livro O Poder do Acreditar, Autor J. R. P. T.
Não ache um insulto por eu te chamar de ignorante. Isto não foi um insulto. A palavra ignorância vem do latim ''Ignorare'', cujo significado é ''não saber''. Se eu disse que você é um ignorante, sorria! Socrates, um grande filosofo para os vulgares, também afirmou "ipse se nihil scire id unum sciat" (só sei que nada sei). Então, na teoria você é um sábio para os vulgares também. Não é preciso saber viver. É preciso viver para saber.
Fazer propósitos é bonito. Cumpri-los é fundamental. Jamais obteremos resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.
Dia após dia, vejo passar o tempo: constatação que me emociona e me apavora. Não entendo esta ambiguidade que acompanha o ser humano desde quando ele foi lançado no mundo: cada dia que passa não sei se vivo mais, ou se lento morro.
O papel do Estado é promover a justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade social.
Não pode existir democracia verdadeiramente se um Estado representa apenas o interesse econômico de uma única classe
O papel e função do Estado deve ser o de proteger os indivíduos ou deixará de cumprir sua essência fundamental
''...Se me acha tolo, fique calado. Até o mais tolo torna-se sábio quando calado.'' Pois até que responda sem pensar, o sábio já o respondeu sem falar.
Ei moço, talvez realmente ninguém nunca tenha visto o meu verdadeiro eu como você. Alguém que tenha lido tudo por dentro tão fácil como você leu. Tão cruamente desde o exterior ao interior. Ninguém descobriu tanto do meu lado não-princesinha e me compreendeu e me aceitou. Ninguém nunca amou mais os meus defeitos do que as minhas qualidades, como você amou. Até que você finalmente chegou e me encantou, re-encantou. E, de verdade, entendeu a minha filosofia de vida.
O errado é o certo, e o certo é o errado. Tudo na vida rege-se no Caminho do Meio. Obedecer doutrinas é errado. Viver a doutrina por liberdade de escolha é o certo. Apesar de errado.
Encaro a vida como uma possibilidade de experimentar e aprender, numa busca constante de equilibrar o que somos e o que queremos ser com as pessoas e os espaços que convivemos.
A autenticidade é um processo de encontrar-se consigo mesmo, percebendo seus sentimentos genuínos, sem máscaras ou idealizações de como gostaria de ser visto pelos outros, é ser para si.
Todos somos artistas, nossa vida é a nossa grande obra de arte. Uma obra em constante processo, sempre inacabada. A maneira como a fazemos é o que nos torna como somos, é o nosso charme.
É preciso cuidado para quem abrimos nossos corações, como lidamos com a realidade, o valor dado às coisas fúteis. É preciso saber escolher os caminhos bons para andarmos. Tudo que há na vida tem valor, a luz e escuridão. Fingir que não há problemas, que a vida é perfeita a partir do que acreditamos ser “perfeito” não vai resolver a situação, é preciso acreditar na velha máxima:” Tudo flui”, Heráclito estava certo, tudo passa e tudo é breve, por isso mesmo cada segundo das nossas vidas devem ser dedicado a leveza de viver e quando a alma cansar, não esquecermos que se há vida o tempo bom pode sempre vencer o tempo mal.
Aos solteiros, não se casem!
Sim, façam isso apenas se a certeza do empreendedor de si mesmo estiver governando em sua vida!
Seja racional, controle a emoção sem perder a sensibilidade necessária para sentir o ambiente. É preciso tentar ser racional para fazer a leitura do mar deixando livre a sensibilidade para intuir a chegada da onda. #OSurfEnsina