Poemas de Filosofia
A ordem natural das coisas deve sempre ser: antes da mudança vem o descontentamento, e em seguida a realização, a felicidade.
A paixão é como as dores, se fosse possível prevê-los, seria fácil suportá-los...
Paráfrase de Virgílio.
O homem não é solidário com o homem, com o seu semelhante, gene da sua gene, todos com o mesmo fim caótico irreversível. A violência, seja ela física ou verbal, tira a dignidade do ofendido e a humanidade do ofensor.
Não sou nenhum mestre, mas tenho muito o que ensinar, porém não sou nenhum sábio, pois tenho muito o que aprender.
Ser conveniente nem sempre é ser sincero, é mais ético e moral, sempre que respeitamos alguém abrimos mão de algo, o respeito é ético com quem e não consigo, respeito para consigo é amor próprio, e como não seria próprio se é respeito por si mesmo, por quem você é pelo que sente e pelo que pensa quando sente, se não sou bom comigo não tem como me sentir bem, assim devemos então ter mais paciência consigo mesmo do que com quem seja, é parar de transferir o motivo daquilo que te abate, parar de se envergonhar por equívocos, impulsos seja o que for, pois erramos sempre e morreremos errando, sempre estudando e refletindo para melhorarmos, não para aceitar os erros mas para aprender com eles e aprender também que o copo de água quem faz a tempestade somos nós mesmos, mas com a água parada a visualização é mais clara.
As relações sociais não podem evoluir se um Estado intervém a favor de alguma classe exclusivamente.
É a dialética social que gerará a necessária ideia de igualdade. Ou seja, é a compreensão do confronto entre as classes sociais que faz surgir a ideia de igualdade.
O estabelecimento de leis sociais não pode ter o Estado como autor, mas apenas como catalisador da vontade popular.
Um Estado não pode produzir, conduzir e estabelecer um socialismo. Um socialismo só pode ser construído por um povo.
Fisiologia do amor.
A gente ama o que nos faz sentir bem, acho que sempre foi assim já que o cérebro sempre tenta te colocar em uma área de conforto e te tirar de uma onde há desconforto, empatia, compaixão e paixão, eros ágape e filia, em fim, acho que é aquela coincidência de moral e volições ou um choque de auras, e isso sempre vai te acontecer até o último suspiro, a não ser que se imponha a não conhecer mais ninguém, é natural, fisiológico e não segue a regras, então podemos começar a amar ou se apaixonar por alguém, amar ou se apaixonar por alguém amando alguém e até amar várias pessoas ao mesmo tempo, então amor e paixão caminham juntos e trazem consigo o ciúme, visto que apesar do amor ser inclusivo a paixão é exclusiva, e isso gera um conflito por um desejo de mudar algo que acontece de forma natural e não de maneira volitiva. Assim então qualquer compromisso é mais ético e moral que sentimental, pois se abraçamos todos nossos impulsos pulamos de galho em galho e no fim não paramos em lugar algum.
“A Ciência busca compreender a realidade, a realidade! A Mitologia cria uma realidade para entender a realidade! A Religião mata, queima, seduz ou manipula para que a realidade da Mitologia seja estabelecida! A Filosofia questiona, perscruta a realidade, qual seja, a critica continuamente! A Arte expressa os sentimentos, emoções, mentalidades e interações que o ser humano interage com a realidade. Seja qual realidade for!”
"Se, num futuro próximo ou distante, a Ciência anunciar um tratamento ou modo de prolongar a vida humana ininterruptamente, as religiões, a filosofia, o modo de pensar, o mundo como conhecemos deixará de existir e um outro surgirá! Será?"
Em tempos passado o homem sempre se maldizia das guerras, da miséria e também dos governos. Como eram felizes não conheciam a burocracia
“Nunca devemos desistir de ensinar, primeiro a nós próprios, depois aos outros, o valor de se praticar o bem e a justiça.”
―Evan Do Carmo