Poemas de Filosofia
Quem não lê, não se informa e não se mexe, se adapta muito fácil a qualquer mentira que lhe é imposta, e qualquer cabresto que lhe é colocado.
Dentro de todos nós existe uma espécie de motor-imóvel, uma parte que possui todas as verdades, que liga o inconsciente ao lobo central do cérebro.
Para o homem, não há outro caminho além do amor. O objetivo é deixar esse mundo melhor do que encontrou. Essa é a maior virtude de uma vida que um dia terá fim.
Por um breve período da vida, todos fomos filósofos, a diferença é que uns continuam e outros se confortam.
Só há duas maneiras de interpretar a vida.Como uma dádiva ou como um castigo, a escolha é de cada um.
Se a morte for o fim, não há propósito algum nesta existência, e como tudo nesta existência têm um propósito, acredito que nossas vidas não acabam nesta breve passagem.
Só é possível chegar a verdade, se nos livrarmos das amarras que colocamos para nos adaptar ao mundo.
In statu mentis rationabile minime cum dolore nemo assuescit et moratus fuerit, et fames, paupertas et miseriae.
Eu não tenho problemas com pecadores. O que abomino são os "Santos" sobrecarregados de pecados. Eu suporto um sobrecarregado de pecados, mas tenho ojeriza de um "revestido de santidade". Isso explica porque não sou religioso...
"Para ajuizar algo como belo, alguns se guiam por argumentos de axiologia, eu porém prefiro pela sapiência, a ilimitada sabedoria. Considero que assim será mais difícil deixar- me guiar por paixões humanas".
Eu expresso bem essa ideia de que a inteligência leva a tristeza, e isso é algo bem imutável na minha concepção, uma pessoa possuidora de um intelecto também é uma pessoa afligida, mesmo que diga a si mesmo que é uma calúnia.
Questões como estas que me levam a questionar se o saber é puro.
Nos deleitamos em nossas tristezas, abraçamos o vazio, nos conformamos com a pouca parte de nós mesmos que temos.