Poemas de Filosofia
Em síntese, a vida é apenas um lapso temporal da nossa vã filosofia , enfim nada somos!Toninho Carlos
A filosofia da arte não procura entender o significado das coisas, mas procura encontrar uma resposta útil para a vida humana.
A poesia do coração jamais morrerá, as palavras dotadas de filosofia com a beleza se encontrará...
Mas quando o admirar descortinar o impercepitível, tenho certeza que o seu sorriso transparecerá;
Sem fronteira, sem barreira: esse é o mundo que eu queria - um só coração: é minha filosofia… a gente devia viver como um só, embaixo do céu todo mundo igual.
Ao contrário da filosofia, a poesia não precisa dar explicação.
Quem entendeu, entendeu; quem não, não.
Filosofia: “amor a sabedoria”.
A retórica serve para expormos uma grande idéia, e não para manipularmos o discurso e ganharmos um troféu perante a plateia.
Se não for para derrubar o rei, de nada vale a filosofia dos explorados. É simples dizer o que é preciso fazer para melhorar o mundo, falta comprometimento e vergonha na cara de quem cruza os braços.
A filosofia me levou a questionar Deus que era minha única certeza, fui cético ao ponto de perceber que foi isso que ele quis.
É a partir do questionamento que surge uma ideia, um livro, uma filosofia e a democracia. Não permitir que se faça questionamentos faz surgir um regime onde a propriedade intelectual é assassinada, que ao invés de permitir a pluralidade de ideias e o esclarecimento de dúvidas prefere silenciar opiniões.
Sem dúvidas, atualmente o estoicismo é a filosofia mais útil para à vida do homem, o único problema é que mesmo que alteremos a forma como compreendemos os fatos, eles permanecem lá - por isso a necessidade do idealismo - pois só ele é capaz de alterar à realidade: tornando-o, se bem aplicado, mais útil que o próprio estoicismo. Quem tem a mente aberta entende que a metafísica traz mais respostas que o materialismo.
Considero o estoicismo uma filosofia elegante. porém discordo que ela traga a resolução de todos os nossos problemas, temos em nós duas bestas naturais como: pensante e a luxuriosa, não há como se desvencilhar dessas duas sem entrar em grande conflito interno. onde pra se chegar em constante plenitude, há a necessidade de alimentar essas duas bestas em equidade.
Não há mentira na filosofia, quiçá na sociologia! Existem, de fato, afirmações clandestinas e achismos!