Poemas de Filosofia
Minha filosofia: não decepcionar a ninguém, assim seguirei minha estrada falando e praticando a verdade, não esconderei meus defeitos e virtudes, sou o que sou, igual para todo mundo, serei admirado por poucos e talvez recriminado por muitos...
E é na agonia de um apaixonado que a virtude serve de consolo e a filosofia a leitura obsoleta para um coração inquietante;
A Política é a melhor arma do mundo suberano, e a Filosofia é o critério do pensamento lógico e crítico.
A filosofia desde o seu surgimento vive em oposição violenta com o misticismo, filosofia é a luta para a independência dos dependentes.
O verdadeiro contato com a filosofia só é possível por meio dos livros, do encontro particular. O misticismo, por sua vez, é imposto por discursos. E então quando o misticismo entrou, invadiu, se apoderou da televisão, esmagou a filosofia. E a partir daí só sobrou o seu eco. Os políticos, os empresários da indústria cultural e os místicos festejam. Enfim, morreu o pensamento, ficou no lugar a lavagem!
Aprendi de filosofar com pessoas que não sabem da filosofia de vida é a mesma coisa que montar um mundo de quebra-cabeça,elas podem dizer que te entende,mais num tem certeza onde usar..
Não existe filosofia de vida!
Existe idiotas que pensam que a vida pode ser planejada e que só o seu querer e seu poder são capazes de solucionar tudo sem precisar de ninguém...
Palavras, apenas, palavras pequenas, a filosofia da vida nao se encontra em livros, cada caso, um caso, cada caso, uma mente e cada mente, um caso diferente, nao aprenda a viver, apenas, viva, um dia apos o outro como se nao houvesse o amanha, venere a vida, nao os vivos, nao entenda a historia, faça a historia, seja a historia, viva a historia, a sua historia, nao para que venerem a sua presença, mas sim para que sua vida sirva de apoio aos que tem dificuldades em entender a verdadeira filosofia de uma vida gloriosa
Só com ciência, apenas ciência, nos tornamos chatos ignorantes. Mas junta da filosofia seremos grandes cientistas.
Porque ao passo que se constrói uma filosofia ela começa a desfazer-se, disse-me um amigo. Tudo isso porque não existe um pensamento perfeito, ou se existe não temos capacidade para armazená-los.
Não se consegue apreciar a filosofia imediatamente, pois para que haja gosto por ela é necessário que em nós habite conteúdo suficiente para que nossas estruturas sejam estremecidas, e isso quando ocorre nas primeiras vezes é atordoante.
Se há uma simpatia imediata, não há conteúdo, então tudo que se lance lá dentro passa a ser a única verdade, então não haverá questionamento, e sem questionamento não há filosofia.
A filosofia e uma arma são igualmente letais nas mãos de alguém despreparado; uma assassina o corpo e a outra a virtude.
O que eu sou ñ é bem uma pergunta mais sim uma filosofia, pra me entender é preciso me sentir, pra me conhecer é preciso me compreender...
“Depois de haver passado tantos e tantos longos anos de minha vida a correr as tabernas da filosofia, depois de me haver entregue a todas as politiquices do espírito e ter participado de todos os sistemas possíveis, sem neles encontrar satisfação, AJOELHO-ME DIANTE DA BÍBLIA”.