Poemas de Filosofia
A filosofia vale por si própria – pelo prazer do conhecimento e do pensamento sobre a condição humana.
"A filosofia sempre servirá como instrumento para aguçar a retidão do caráter. Jamais, como disfarce pontiagudo para atingir nossos iguais."
A filosofia humana afirma que é a vontade que governa nossas decisões, mas a palavra de Deus ensina que é o coração que domina nosso ser.
Uma tese fundamental da minha filosofia é: O mundo é o mediador de toda linguagem. Só compreendemos na linguagem o que compreendemos no mundo, e não ao inverso.
O objetivo da filosofia não é criar filosofias, teorias filosóficas. É criar filósofos, pessoas que amem o conhecimento, a compreensão, a lucidez, a sabedoria.
Quando não encontrares a resposta na religião, nem na ciência, encontrarás na Filosofia. Pois esta pode ser tanto ciência, quanto fé. A filosofia faz junção de tudo.
Na minha filosofia, que você chama de filosofia barata, eu escolho quem, na verdade, tem o meu sangue e quem, na verdade, são os meus familiares.(Walter Sasso)
Espírito decadente e moribundo, pare de dizer que a filosofia não tem serventia. Aliás, para você não tem mesmo!
Não sou um herdeiro ilegítimo da minha própria filosofia
Sou um guerreiro aprendendo pela poesia da minha vida;
Por duas vezes a filosofia tentou transformar-se numa profissão acadêmica altamente técnica: na escolástica medieval e no meio universitário anglo-saxônico do século XX. Nos dois casos um começo promissor foi seguido de uma queda duradoura na mais acachapante esterilidade.
Filosofia dentro de uma garrafa de vinho
Já parou pra pensar em quanto uma garrafa de vinho é algo filosofico? O homem pode aprender muito com uma garafa de vinho, mais do que com muitas pessoas. O vinho para ser concebido primeiro pecisa-se preparar o terreno, depois plantar, cuidar e zelar pelo que plantou para assim colhe bons frutos. Logo após se extrai dos frutos o que se tem de melhor descartando tudo aquilo que não presta, e quando se acha que tudo esta bem coloca-se em uma garafa e com o passar dos anos só ficar melhor. Prepare seu terreno com conhecimento, plante suas ideias, zele pelo que plantou com trabalho, colha os frutos, extraia tudo de bom experiência e coloque tudo em uma garrafa chamada sabedoria que com o passar dos anos se tranformará em realização.
Uns usam antibióticos outros analgésicos,alguns antidepressivos,Eu uso a "Filosofia",ela me cura me renova e me põe na batalha da "Complexidade". – Luan Pensador
Limites no modernismo didático e cumpram-se os reclames da filosofia tradicional. Chega de construtivismo, sociointeracionismo
Nancy amava Sid mas gostava de ler filosofia e ouvir musica de Wagner, Sid amava Nancy e não gostava de mais nada. Só cantava com a banda por amor a Nancy. Sid odiava filosofia e a musica de Wagner e odiava qualquer coisa que Nancy gostasse. Por sorte, Nancy não gostava da banda, então não tinha que odiá-la. Quando Nancy estava feliz com alguma coisa, Sid dava um jeito de destruir aquela felicidade, de matar aquela coisa. Nancy era feliz com Sid e Sid machucava a si mesmo, não queria de jeito nenhum que ela fosse feliz, as pessoas felizes não eram confiáveis para ele e ele queria confiar em Nancy. Sid batia com a cabeça nas paredes até tirar sangue e Nancy chorava e isso satisfazia Sid. Nancy estancava as feridas de Sid com profunda tristeza e ele a cobria de beijos, chupava seu próprio sangue molhado pelas lágrimas de Nancy.
Claro que a morte é um tema na história da filosofia (risos), mas não como vivência íntima. Em Baudelaire existe a morte, em Sartre não. Os filósofos têm se esquivado da morte fazendo dela uma questão, ao invés de experimentá-la como algo existente. Não a consideram como algo absoluto, mas entre os poetas é diferente. Eles adentram profundamente o fenômeno, rastreando-o. Um poeta sem sentimento de morte não é um grande poeta. Parece exagerado, mas é assim.
A busca pela verdade é a essência da filosofia. E as opiniões não fazem diferença alguma, pois não se trata de como você vê as coisas, mas o que realmente você consegue enxergar.