Poemas de Filosofia
Quando olho para trás agora, é óbvio que estudar história e filosofia foi uma preparação muito melhor para o mercado de ações do que estudar estatística, por exemplo.
Se a filosofia é o amor à sabedoria, ocupação de amantes dispostos a pagar com a vida o preço da sua conquista, a poesia é, em contrapartida, o amor que a sabedoria tem até mesmo pelos homens que não a amam, e que, desatentos e dispersos, não podem escapar de receber ao menos um pouco dela, forçados a isto pelo corpo, que não escapa ao fascínio da harmonia e do ritmo.
Por aqui nós não refazemos as coisas igual eram. Nós damos uma nova vida. Essa é a nossa filosofia.
Filosofia e lógica, não fazem parte do mesmo processo. A Filosofia busca através do pensamento racional respostas inalcançáveis, por saber que é o máximo que pode oferecer ao desejo do homem, de deparar-se com um mundo natural que faça sentido... Enquanto a lógica não se satisfaz com nada menos, do que a exatidão inexistente das idéias.
Em época de caos geral por vírus, usemos a Filosofia Estóica:
“Faça o possível; lave as mãos, ore e fique em casa, se mesmo assim algo de ruim acontecer, foi por força maior do que a sua - era para ser!”
Ninguém inicia sua carreira de investimentos com uma filosofia já amadurecida. Ela é a soma de muitas ideias acumuladas, derivadas de múltiplas fontes no decorrer de um longo período.
A filosofia sugar deve entender que doutrinariamente não se troca por valor algum o que por ética, valor e moral existencialistas, não se pode vender.
A filosofia nasceu na Grécia da mesma forma que os europeus inventaram a bússola, a pólvora, o número zero, a escrita, o sistema decimal...
Uma cosmovisão, ainda que implícita e inconsciente, todo mundo tem. A filosofia começa quando o homem reflete criticamente sobre sua própria cosmovisão, coisa que seria impossível fazer de maneira inconsciente.
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito.
A filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir.
A filosofia vê o mundo com um olhar crítico, buscando sempre as respostas e as verdades últimas dos factos.
"não é religiosidade, psicologia, filosofia ou auto-ajuda que precisamos... tem horas que um pouquinho de vergonha na cara mesmo já resolve."
A filosofia fornece á teologia seu instrumento racional. A filosofia, por sua vez, presta serviço á teologia assegurando-lhe o conjunto dos instrumentos racionais que lhe são necessários para se constituir ciência. Como nesta função ela permanece, entretanto, sempre subordinada á ciência do revelado, diz-se-que ela age a título de serva da teologia, ancilla theologiae. Henri-Dominique-Gardeil – Iniciação a Filosofia de S. Tomás de Aquino, Pág. 130.