Poemas de Filosofia
Sobre Filósofos e a Filosofia: Nenhum deles estava completamente certo, nenhum deles estava completamente errado. Somente a incerteza está assegurada. Só a dúvida é definitiva.
A Filosofia nos faz pensar na confusão da sabedoria humana! Mente por ser razão e se perde por não entender o que é a paixão humana!
Xadrez assim como a filosofia ajuda a desenvolver nossos pensamentos de forma lógica e sistematizada, uma ciência em busca de observações e reconhecimento de padrões, formulada metódica e racionalmente.
Não entenda a verdade como um conceito ou uma filosofia, ela é mais do que isto, ela é revelada por Deus.
A maiêutica consiste na filosofia de: "conhece-te a ti mesmo"... Não nos contentamos com asas, queremos propulsores, não conhecemos nossos limites, e por isso nos destruímos pela velocidade de nossa ambição!
Para se encontrar na filosofia é necessário conhecimento, para se encontrar no amor é necessário amadurecimento.
Somos especialistas em empregar filosofia e ciência para racionalizar algo em que, por razões absolutamente não-filosóficas e não-científicas, acreditávamos desde o princípio.
O Conhecimento é o primogênito da Filosofia com a Ciência. O Progresso, aquele caçula que vive aprontando.
Eu sai do PROJOVEM passei pelo PEM hoje faço filosofia pelaUNICSUL e ainda tem gente que pensa que sou rico. Adquirir conhecimento exige força de vontade e acima de tudo exige que você não tenha dinheiro.
Nas madrugadas, a poesia sempre convida a filosofia para juntas tirar das belas coisas, coisas belas para dizer,
O estudo da filosofia não é apenas sobre a aquisição de conhecimento, é um privilégio exclusivo de todo ser humano, não se trata apenas de obter respostas, mas sim de saber aplicar a arte da indagação.
Não construí um sistema de filosofia humana. Tratei de responder apenas às dúvidas e questões do meu espírito.
Como, em princípio, nenhuma filosofia tem uma interpretação perfeita e definitiva, a mais usual e prestigiosa caricatura da filosofia – que as universidades brasileiras acreditam ser a filosofia propriamente dita – é discutir eternamente miudezas de significado nas obras dos filósofos. Na USP chamam essa frescura de 'rigor'.
[...] a filosofia, quando o é de verdade, não reside nos textos, nas 'obras' filosóficas, e sim no filosofema, no conteúdo essencial de uma conexão de pensamentos, intuições e outros atos cognitivos que forma o mundo e o estilo próprios de um determinado filósofo. É isto o que nos permite distinguir entre 'as obras de Aristóteles' e 'a filosofia de Aristóteles'. (Esta distinção é impossível em literatura: em que consiste a poesia de Shakespeare senão nos textos de Shakespeare?) Há filósofos sem obra — a começar do pai de todos nós: Sócrates —; há filósofos cujo pensamento nos chega por obras escritas por testemunhas ou por ajudantes (não conheceríamos o pensamento de Husserl sem a redação de Fink). Mas não há filósofo sem filosofema — e aquele que publique dezenas ou centenas de livros eruditíssimos, com opiniões de estilo filosófico sobre assuntos filosóficos, não se torna por isto um filósofo. A filosofia de um filósofo não está em seus textos, mas num certo modo de ver as coisas, que é transportável para fora deles e participável por quem quer que, saltando sobre os textos, faça seu esse modo de ver, integrando-o no seu próprio.
Quero me fazer cria da filosofia e do conhecimento a minha prole. Desta forma, não posso me amarrar aos dogmas e às gavetas rotuladoras, busco o conhecimento por amor e não por agrado advindo de ideias que me padecem.
A filosofia deve apresentar de maneira clara a presença de Deus no mundo. Uma filosofia construtiva e edificante é uma filosofia que possibilita descobrir a nossa origem divina.
Existe um pensamento de que a filosofia é algo exclusivo para determinado grupo de pessoas. Pessoas que "possuem uma sabedoria superior". Isso é uma bobagem! A filosofia é dotada da racionalidade, e a racionalidade é algo que todos os homens possuem, ou ao menos dizem possuir.