Poemas de Festa Junina
O que seria de nós se não tivéssemos o espinho na carne, como fala São João, para provocarmo-nos a lutar incessantemente pela vida, pelas coisas que queremos conquistar,etc. e tal! (Ciria Lima em 20.03.2015)
Meu velhinho, miúdo como um passarinho,doce como flor de São João. Nele esqueço que sou só isto, e me lembro que posso ser tudo aquilo!
São João no Nordeste: respirar fumaça, engordar, esquecer de tomar remédio controlado e ter crises de rinite.
Junho chega com ar de festividade e devoção, já que é o mês de São João. Que com ele chegue muito mais que as quermeses e festas juninas repletas de bandeirinhas coloridas, dança de roda e quentão. Que além do brilho das fogueiras, chegue muita luz para o teu coração e os teus caminhos sejam iluminados pela luz do divino Espírito Santo. Que a alegria de viver um novo mês esteja sempre presente em nosso coração e que possamos aproveitar com sabedoria os 30 de junho. Bem-vindo Junho!
Três coisas que me deixa entediado nessa vida: o ânimo do Carnaval, a alegria do São João e a solidariedade do Natal. Para mim são os dias mais falsos que homem já inventou.
Junho, mês de festas, sendo de festas, alegrias e sendo de alegrias, esperanças. Que São João e São Pedro, iluminem o povo da terra presente e distante, com fraternidade, paz e amor nos corações.
Peço a ti então, ó São João, traga de volta meu coração, que partiu pra morar na saudade daquela menina, que um dia eu achei que amaria e a teria em minha humilde vida, pois sem ela eu aprendo e vivo, mas não vivo sem esse coração que me afronta todo dia, a gostar de quem só criei expectativas.
Entre a luz dos olhos do Jobim amante, rezei com Adoniran na capela São João, naveguei com Elis no falso brilhante e aprendi a amar e amar sem razão.
"No nordeste, no São João, é tanto milho verde que se pisa em cima, canjica e pamonha que se atola".