Poemas de Fantasia

Cerca de 1382 poemas de Fantasia

DECISÃO CERTA OU ERRADA!

Tomamos decisões a todo o momento, por hábitos (impulsos) ou reflexões (razão). Quando elas resultam em erros, geralmente temos dois caminhos a percorrer: admiti-los e perdoá-los procurando uma saída para corrigi-los, ou negá-los e escondê-los sem a possibilidade de consertá-los. Com o primeiro, abro caminho para a remissão e o acerto; com, segundo a continuar no erro.

Por que então continuamos insistindo a esconder os erros? Quando nosso ego está enfraquecido, não conseguimos olhar para o quão temos de defeitos e erramos dando a ideia de que, escondendo, estaremos resolvendo o problema, e deixando nossa vaidade intocável. Pura fantasia que nos leva para a infelicidade.

A gente se engana, sim, achando que conhecemos o homem de nossas vidas! A gente se engana, sim, achando que o cara é perfeito, impassível de falhas. E a gente se engana cada vez mais, criando muitas expectativas em cima de pessoas que são incapazes de compreendê-las, porque já vivem com suas próprias aspirações e sonhos, que nada tem a ver conosco.
Quando percebemos o grande engano ficamos bravos, culpamos o ex parceiro por não ser quem esperávamos, apontamos o dedo e começamos o jogo de acusar. Nem sequer paramos para pensar sobre o quanto de atenção faltou dar, ou o quanto fomos egoístas ao colocar só nossos sonhos em pauta, sem ao menos perguntar se eram também os sonhos do parceiro.
Somos egoístas, sim, desejando a perfeição do próximo, cobrando, sendo juízes, sem ao menos enxergar o quão quebrado é o nosso próprio corpo, e que nosso coração é fadado a falhar.
Raros são os capazes de enxergar que o grande erro da relação foi enganar a si próprio, e assim condenar o parceiro a ser algo que ele jamais seria. Afinal, ser um príncipe, uma princesa...somente na fantasia. A vida real é mais quente, mais fria, mais escura...mas jamais em tons de rosa e azul celeste!

Divindade que advém do mais nobre dom da vida,
a própria vida.
Fazer amor contigo é enlouquecer a anatomia, não importa a forma.
O que importa é não importar com coisa nenhuma.

Meu brilho, ninguém vai ofuscar.
Tenho criatividade e garra para lutar.
Um Deus para me amparar.
Sou uma realidade, não uma fantasia.

"Eu tenho fantasias demais para ser uma dona de casa. Acredito que eu sou uma fantasia."

Sabe quando você era uma garotinha e acreditava em contos de fadas? Aquela fantasia de como sua vida seria - o vestidinho branco, o Príncipe Encantado que iria te carregar até o castelo. Você se deitava na cama à noite, fechava os olhos e acreditava piamente em tudo. No Papai Noel, na Fada dos Dentes, no Príncipe Encantado - eles estavam tão perto de você que dava para sentir o gostinho deles. Mas aí você cresce e um dia você abre os olhos e o conto de fadas desaparece. A maioria das pessoas acaba então se dedicando às coisas e às pessoas em que confiam. Mas o lance é que é difícil se desprender totalmente de um conto de fadas porque quase todo mundo tem um tiquinho de fé e esperança que um dia eles vão abrir os olhos e tudo aquilo vai se tornar realidade.
Ao final de um dia, a fé se torna uma coisa engraçada. Ela aparece quando você menos espera. É como se, um dia qualquer, você percebesse que o conto de fadas é um pouco diferente do seu sonho. O castelo pode não ser bem um castelo. E que não é tão importante ter um "felizes para sempre" e sim um "felizes nesse exato momento". E, uma vez ou outra, as pessoas podem até lhe deixar sem fôlego.

O amor é suspiros e lágrimas, fé e fervidão, fantasia, paixões e desejos; adoração, aceitação e reverência; pureza, aflição e obediência.

A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?… Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!

Aí a gente cresce e descobre que a vida é bem diferente da fantasia, que a bruxa não é tão má, que o príncipe virou sapo e fugiu na carruagem com o lobo mau e que o final feliz é a gente que faz.

Troque uma fantasia pela realidade, e pode se sentir como Alice no País das Maravilhas. O mundo pode não piscar e brilhar, mas o chão será sólido sob seus pés, e seus olhos estarão abertos para todas as aventuras que esperam por você aqui mesmo, no mundo real.

Certamente, algo de fantasia emoldura a vida e dá-lhe estímulo. Entretanto, firmar-se nos alicerces frágeis da ilusão, buscando aí construir o futuro, é pretender trabalhar sobre areia movediça ou solo pantanoso coberto por água tranguila apenas na superfície.

Alguma coisa disso é real? Olhe para isso. Olhe! Um mundo construído em fantasia. Emoções sintéticas em pílulas, guerra psicológica em propagandas, produtos químicos em comida que alteram a mente, seminários de lavagem cerebral em mídia, bolhas de controle em forma de redes sociais.

Fantasia é um ingrediente necessário para viver. É uma maneira de olhar a vida através do lado errado de um telescópio e que lhe permite rir de realidades da vida.

Eu gosto do absurdo, ele acorda as células do cérebro. Fantasia é um ingrediente necessário na vida.

Ela podia ser aliviada de seus sintomas se fosse induzida a expressar em palavras a fantasia emotiva pela qual se achava no momento dominada.

Oscilando entre a fantasia e a realidade vou buscando o que me convém... Me perdendo em devaneios tolos, acredito naquilo que me faz bem.

Preferia meus olhos vendados para a fantasia à este mundo cético em que vivo hoje.
O mundo onde habitava era colorido e não preto e branco, as coisas e pessoas tinham mais vida, mais alegria, era um parque de diversão sem limites de brinquedos e nem fila. A montanha russa, a mais divertida, ao comparar a realidade é aquela que dá medo de encarar, quando sobe dá a sensação de euforia, quando cai tu queres gritar o mais alto, passando toda tua vida em mente e quando saímos com os pés na terra é uma miscelânea de sentimentos, é o frio na barriga, é alegria, é tristeza, é a certeza de estar viva. Agora sinto-me em um carrossel, sem graça, com os pés muito firme ao chão, alguns altos e baixos mas é tão mínima que não há sensações, sem adrenalina, mas sempre sem emoção. Só carrossel, sobe, desce, sobe, desce. Sem emoções. Sem adrenalina. Sem nada. Apenas tu. Onde não há dinheiro suficiente para a montanha russa. Adrenalina zero. Cético? Sério? Não, só a realidade nua e crua, sem história da carochinha. Sem contos de fadas. Ser ignorante e não pensar na vida racional é então a melhor escolha para viver bem, pois viver uma montanha russa é muito mais emocionantes à saber de onde vem?!, o porque?! e pra quê?!. Saber que vai nascer e morrer. Viver sem saber origens. Viver a vida do jeito que é para ser.

⁠Quero tocar as pessoas
Com a minha poesia
Para que elas percebam
O real e a fantasia.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
15/03/2024

Inserida por gelsonpessoa

Eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia, nem no algo mais. A minha alucinação é suportar o dia-a-dia e meu delírio é a experiência com coisas reais.

Amor platônico é aquilo que criamos quando queremos uma fantasia com gosto de realidade.