Poemas sobre Esporte
Alerto sempre do grande engodo promovido por muitos profissionais da psicologia e afins, acreditando que a atuação deles nesta área se dá somente na coletividade e, pior ainda, ministrando palestras motivacionais, as quais, todo psicólogo sério e baseado na ciência da psicologia, sabe que se trata de uma ferramenta inútil na maioria dos casos.
Percebi, e ouvir de muitos, que alguns atletas e times tiveram um conceito negativo diante da atuação de profissionais da psicologia, e passam a ter dificuldade de acreditar nesta ciência e na relevância deste profissional de fato, e isso precisa ser desmistificado.
No Brasil, ainda engatinha esta linha de trabalho, até mesmo por termos muitos dirigentes e técnicos mal informados ou desconhecedores da importância da psicologia no esporte. Ainda temos aqueles técnicos que pensam que eles mesmos tem o know how do que seja necessário acionar através da psicologia, e podem por si mesmos fazer o papel que faria um psicólogo, que podem sim, se este psicólogo em referência seja despreparado e um profissional medíocre.
Também percebemos as grandes desvantagens de times e atletas da atualidade diante de competições com adversário doutros países de referência, é que realmente lhes falta, além da tecnologia em alguns casos, mas do trabalho sério da psicologia com os atletas e toda equipe técnica, e inclusive de marketing.
Duas questões: primeira que é preciso ter consciência que o trabalho do psicólogo é de curto prazo em poucos casos, sendo a maioria de médio e a grande maior de longo prazo, e quando se investe também em jovens talentos, desde muito cedo, os resultados são mais satisfatórios ainda. Segunda que não se pode colocar o trabalho da psicologia como bode expiatório ou acreditar que ela, por si só, salvará e garantirá a vitória ou resultados desejados, mas sem elas, eles estarão, com certeza, aquém de onde conseguiriam chegar com ela.
Se um time vive mais das glórias do passado do que das do presente e sem perspectivas reais de possíveis melhoras, é melhor fechar as portas e abrir um museu. É mais digno e respeitoso pelo time e torcedores.
Em questão de tempo, os 15 minutos iniciais de uma partida é o mesmo que os 15 finais. O que muda é, principalmente, a percepção psicológica do atleta diante disso.
Vencendo ou perdendo o jogo, use o resultado para subir mais um degrau em direção ao seu aprimoramento.
A partir do século 21, o preço pago por atletas, treinadores e dirigentes esportivos, que não compreendem a importância da psicologia em sua equipe técnica, é a mediocridade dos resultados, ou o fracasso.
A boa formação de jovens atletas está atrelada ao respeito pelas fases de seu desenvolvimento neuropsicossocial.
Muitos atletas desistem da carreira por acreditarem não terem talento ou ânimo de seguirem adiante, mas apenas estão acometidos com a síndrome de burnout.
Existem vencedores derrotados e derrotados vencedores entre os vencedores e perdedores, pois o que sinaliza a balança entre eles é a intensidade da experiência vivenciada.
A hipnose é uma das ferramentas utilizadas para ajudar o atleta no resgate de estado, aceleração do estádio de tratamento, controle de ansiedade, autoestima, melhor desempenho e afins.
O psicólogo esportista procura compreender a dinâmica do comportamento do atleta em associação ao seu campo motivacional, cognitivo, perceptivo, emocional, mnemônico e de aprendizagem, usando esta ferramenta prol do desempenho esportivo.
A intervenção psicológica deve estar atuante nos treinamentos, jogos, formação de atletas, competições, viagens e no que diz respeito, tanto ao lado coletivo relacional, quanto no âmbito individual, promovendo otimização da eficácia acionária dos atletas e do clube.
Motivação do esportista é uma condição sine qua non para que os seus resultados sejam de superação de si mesmo.
Alto nível de estresse interfere negativamente no desempenho dos atletas e da comissão técnica, sendo necessário, mais do que se ter consciência dos gatilhos que o acionam, saber lidar com ele e então usá-lo em benefício acionário.
Quando o atleta compreende que o maior adversário que precisa enfrentar e superar é a si mesmo, os seus melhores resultados começam a se manifestar.
Ouçam a voz da sabedoria, pois ela grita, estentórica, como um torcedor ao gritar gol: todo apreciador de futebol, sem exceção, todo torcedor, é um perigo crucial para a sociedade estabelecida na ordem e na moral e bons costumes, um elemento estranho, assaz nocivo, subversivo e pouco confiável, cuidado, muito cuidado com um apreciador ou torcedor de futebol!...Mas, que hora mesmo é esse jogo do Flamengo contra o Fluminense, hoje?