Poemas de Escola
Revendo um recorte da história e refletindo um pouco, percebi que a maior mentira já contada sobre a educação no Brasil é: 'Na ditadura é que as escolas eram boas. Para ser admitido em escolas, os estudantes precisavam passar por uma prova. O ensino público era de boa qualidade'.
Pois bem, o problema é que na verdade, as escolas estavam evoluindo nas décadas de 60 até o início da de 70, por causa dos 'avanços' anteriores a essa época. É ingenuidade (ou esperteza demais) pensar que em tão pouco tempo, todo o ensino mudou, porque a ditadura se instaurou. É muito mais lógico, acreditar que foi um crescimento alcançado por décadas de esforço. O que a ditadura fez, a mando dos EUA e com o aval da imprensa (e da elite) Brasileira, foi acabar com o avanço da qualidade do ensino. Os maiores brasileiros do século passado foram presos, torturados e os que não conseguiram exílio foram mortos. Não foi o aumento do número de vagas que diminuiu a qualidade, mas sim o plano do capitalismo, em manter o Brasil como subdesenvolvido. Se nossas escolas, nossos educadores, nossos políticos honestos não tivessem sucumbido aos 24 anos de atraso extremo, poderíamos até não estar lá nos 90%, mas com certeza estaríamos muito melhor.
Na educação básica, não é o ensino da ciência que deve nortear o aprendizado, mas sim o estudo, o melhoramento e o agir da ciência do ensino. Não é subindo o nível das provas que o nível dos estudantes subirá; mas é preocupando-se primeiramente com o nível dos estudantes, que o nível das provas subirá naturalmente. E para subir o nível dos estudantes, é preciso trabalhar duro, aula após aula, construindo, pensando, repensando, fazendo planos A, B e C, dedicando-se a cumpri-los e realizando auto-crítica sempre. Se não for assim, não é educação, é instrução. E instrução, só pega quem já tem o jeito, quem já tem educação.
Os primatas não são capaz de atinar um texto, mas o liceu não tem mais as mesmas características, onde o fator primordial era amestrar nossos discentes. Uma pena lamentável ver essa situação na rede de ensino, pois a interpretação é o básico para percepção do homem.
Quando, nos protestos, reivindicam mais saúde, mais escolas, estariam os pais e alunos reivindicando mais saber ou mais alimentação que é fornecida no restaurante da escola?
Na minha fraca e questionável opinião, quanto mais a mídia mostra brigas de estudantes nas saídas das escolas, filmadas por celulares; mais estimula esse tipo de bullying.
Viva o presente, esqueça os acontecimentos ruins do passado..Se ficar relembrando certamente viverá novamente a mesma situação... O que passou... passou..O passado sempre nos traz uma lição, o presente é uma escola, , nos convidando para ingressar. O futuro ainda não conhecemos mas sabemos que são o resultado do presente. Então vamos viver o hoje da melhor maneira possível semeando o bem, a paz a caridade. Esquecendo as ofensas e perdoando todos aqueles que nos ofenderam, e só assim viveremos em paz. Pois é perdoando que somos perdoados...E acredite, não existe felicidade sem paz no coração..
Abertamente declaro que não concordo com o feriado da Consciência Negra, de Tiradentes, da Proclamação da República, entre outros. Espero que as pessoas entendam que o trabalho dignifica o ser humano, que o trabalho proporciona conquistas incríveis. Todos somos iguais, temos que conhecer da nossa história nas escolas, obter conhecimentos nas faculdades, experiência com o trabalho, temos muita cultura para adquirir e muitos compromissos para honrar.
A "imposição" e ou a crença que existe uma supremacia de uma cultura sobre a outra, impede a ampliação de conhecimentos e a apreciação das riquezas de ambas culturas!
Durante alguns anos no Brasil o sonho da universidade foi vendido para a antiga classe media. Hoje, foram mais adiante, e a industria e o comércio da educação passou a vender o mesmo sonho, um pouco mais enfeitado a classe pobre e trabalhadora, bem facilitado, divididos em varias prestações e até com largas opções não presenciais. Só esquecem de alertar aos compradores, que na grande maioria das vezes, não terá um mercado de trabalho condizente com oportunidades e que o esforço para este feito não será garantido, ter exito e nem obrigatoriamente recompensado para uma vida melhor de tantos formandos com uma qualidade e capacidade profissional, cada vez mais fraca e menor.Logo o que é hoje necessário, não são só escolas, e sim, seria uma nova pedagogia mais integral e cidadã, e politicas publicas de educação e de cultura para no minimo reativar os velhos mercados de trabalho atualmente estagnados, de cada seguimento, criando múltiplas subdivisões profissionais operantes que ainda não existem mas existe uma demanda crescente para, isto. Deveria ter politicas publicas de trabalho, das novas culturas aliadas as novas titulações e especializações universitárias, pois sem isto, esta população universitária crescente vai estar em abundancia mas na contra-mão do tão sonhado ambiente e realidade do crescimento econômico, ainda bem distante e abstrato pelas não politicas publicas de educação, cultura e trabalho, não adotadas pela nação brasileira.
Ser professor te paga um salário que garante sua sobrevivência , mas quando você tem o reconhecimento, mesmo que de um único aluno, isso não tem preço e justifica a sua existência!
Tanto na vida quanto na Matemática, alguns erros são esperados e necessários para o aprendizado, só não é necessário errar sempre!
Esta é uma sociedade vulgar, na qual as pessoas cada vez mais se apegam às futilidades, então só resta a escola oferecê-las.
Por aqui, alunos infrequentes são assíduos na semana do torneio interclasse! Será que foram convidados, porque jogam bem? Que alguém me explique: Alunos que não gostam de estudar, não veem significado na escola, porém gostam das aulas de Educação Física!
Exigir que seu time ganhe todos os campeonatos é o mesmo que exigir que seu filho tenha notas máximas em todas as disciplinas! Você pode até querer, torcer e desejar, mas a vida segue mesmo com algumas "derrotas"!
Eu queria acreditar que a eliminação da seleção teve 1 ou 2 culpados, como também queria acreditar que a corrupção é culpa de 1 ou 2 partidos! Mas eu seria ingênuo! Era só trocar os culpados na próxima copa e na próxima eleição e seriamos felizes! Mas como não sou ingênuo acredito que temos que encontar soluções e não culpados!
Acreditar que a eliminação da seleção teve 1 ou 2 responsáveis é o mesmo que acreditar que a corrupção é culpa de 1 ou 2 partidos! Mostra que temos que aprender muito sobre futebol e ainda aprender muito mais sobre política!
Perguntar a importância da educação é o mesmo que perguntar por quê precisamos nos alimentar, parece uma analogia sem sentido...
A nação e as terras brasileiras são gigantes por chegarem unida até aqui mas pequenos e carrascos são os políticos politiqueiros e as suas indevidas mascaradas governabilidades.