Poemas de Dúvida
Não é o não que nos mata, é o talvez, é a dúvida com a qual ele nos golpeia que acaba com a gente lentamente. É essa coisa indefinida e sem pressa que se localiza entre o sim e o não que nos tortura com requintes de crueldade, que nos faz mergulhar no desespero do que poderia ter sido, do que perdemos sem jamais ter dito, no silêncio angustiante do quase. É nesse solo de areia movediça que vemos as horas escorrerem entre os nossos dedos e mergulharem na eternidade de um tempo sem rosto, sem história e sem memória. É nele que as oportunidades nos escapam, que as possibilidades se perdem, que a fé enfraquece e o coração agoniza agarrado ao medo de nunca chegar do outro lado do não.
Santo Agostinho dizia que “se você duvida, é porque você crê”. Essa frase põe a gente no colo. Então creio, tenho fé.
Assim como nem toda crença é legítima, nem toda dúvida é legítima. A dúvida precisa provar suas razões de duvidar.
Óh..., dúvida cruel!
Não sei se fico feliz por que sirvo para concertar tudo na casa e pagar as contas ou se fico triste ?
Oyá é o grito que cala toda a minha dor! Força que liberta tudo que me prende. Com ela não há dúvidas, esta senhora é certeza, a certeza da minha vitória!
Tem uma coisa pode impedir facilmente um milagre de acontecer: a dúvida. Ela é uma das grandes inimigas da fé.
Quem já tentou escrever um romance sabe que a tarefa é árdua. Sem dúvida é uma das piores maneiras de se ocupar.
Por que me iludir com a possibilidade do amanhã? O próximo dia é uma dúvida, você pode simplesmente machucar o dedo e ter uma morte extremamente ridícula. Seja intenso agora! Ame, erre, se apaixone, se desprenda. Dê sentido a uma vida finita.
Um cristão em dúvida, e um cristão que realmente está em "queda livre", porém, só ele ainda não percebeu isso.
Fazer um tratamento quântico para quem duvida ou possui um elevado grau de ceticismo, ou tem uma forte tendência à teimosia no dia a dia, normalmente não costuma resultar em nada além da melhora do sistema imunológico. A ‘crença contrária’ não colapsa absolutamente nada, e é muito mais destruidora do que se pensa. Não por acaso, certo Nazareno sempre apregoava: ‘sua fé te curou’. Não há cura sem a participação do crer do assistido.
Certeza não é apenas ausência da dúvida, certeza é a condição única e a prova de que a mente e o coração estão unidos em um único propósito.
"O passado mal vivido desperta dúvida. A dúvida aguça o medo no presente. E o medo bloqueia o futuro que, na realidade, é o agora."
Toda existência humana torna-se mesquinha quando não há nela uma paixão violenta. Sem dúvida, é uma desgraça quando as paixões se transformam em vícios, mas que de obras maravilhosas não realizam quando são virtudes!