Poemas de Dor e Saudade
Aí que Saudade pagã! Uma dor excêntrica. E todos os dias desde aquela data , essa ansiedade agonizante me aperta o pescoço me toma o ar maltrata a matéria.Um pré estrangulamento.
São 730 voltas da terra sobre si mesma e o que me entontece não são esses giros telúricos mas a reviravolta dessa luta subjetiva que estremece meu "corpo caloso". Existem calos na essência e tantas cicatrizes indecentes de uma vivencia surreal que em conjunto totalizam as respostas de uma ânsia repetida. E nessa minha loucura cardiológica[ conotativamente] evidente onde nada se assemelha a denotação das minhas arritmias ;tento sobressair . Passos arrastados , pés descalços em cacos de vidro ; o que me fez livre no passado , hoje me condena. Contraste conturbado deste dois tempos indefinidos pra mim : passado e presente, O futuro me pertenceu uma epoca hoje não me cabe mais. Não ouso conquista-lo . Acho que me aproximo do fim.
"Hoje não sentirás mais dor, hoje reverá os teus, matará tua saudade. Verás junto de mim, que a vida aqui é eterna. E terás junto de mim, tudo aquilo que precisas de verdade para viver... amor, amor e amor".
Se eu disser que com a distância eu não sei lidar... que a saudade é de machucar. Que é uma dor que remédio nenhum faz curar e seus sintomas não da pra controlar. E se eu disser que na saudade já me perdi e que a distância me impediu de sorrir. Ah fala pra mim, você nunca se viu nessa situação por ai?
As palavras quase nunca ditas! Até falei da saudade, mas pouco. Quase nunca contei da dor, da angústia, do quase (sempre) desespero. Nem tinha mesmo a quem falar... E se eu, porventura, falasse quem entenderia? Entenderiam que às vezes sorrio às gargalhadas, mas o sofrimento é meu estado natural? E não se sofre somente quando as expressões denotam tristeza ou as lágrimas escorrem, nessas ocasiões o que ocorre é o alívio. Sofro mais quando pareço até contente, e minha garganta parece estrangulada pelo ar asfixiante da angústia que me cerca. E dói, dói, dói, tanto que a morte parece certa. Estou errada. Não se morre dessa dor. É só uma tortura sem fim. Desfaleço e recomeço. Visto a máscara do “tá tudo bem” e a estrada da sobrevida se escancara a minha frente. A vida prossegue.
Quem inventou a distãncia não conheceu a dor da saudade. Distância impede que eu ti veja não impede que eu tenha saudade tuas.
Por que você foi embora?
Essa dor não estava aqui antes, essa saudade, esse jeito desequilibrado, esse olhar vazio e tristonho. Se você não tivesse ido não haveria um recomeço, não existiria esse medo, essa insegurança. Ah, você não pode imaginar o mal que aqueles estilhaços de desamor me causaram. Agora me faz um favor, vem aqui, recolhe todos esses destroços, leva essa metade que você mesmo desfez. Eu vou me recompondo com o tempo, tentando em vão destruir as lembranças que teimam em ficar.
Juro que pensei que era amado. Que fazia falta, que causava saudade, que amenizava a dor. Pensei que era importante para você, sabia? E quase acreditei nisso, quase mesmo. Faltou pouco. Você foi o meu quase. O meu quase amor, a minha quase certeza, a minha quase felicidade. Mas eu não vivo de “quase”, e você também não. A diferença é que eu lutei para o quase, virar tudo. Você fez o quase, se tornar nada.
"O que dizer da saudade?Descontentamento, é uma prisão, dor que fere o coração, é o reflexo de momentos que vivemos, que estivemos com quem gostamos, momentos que foram especiais e que ainda desejamos...Ah, a saudade nos faz querer voltar no tempo e viver tudo outra vez...Ah, a saudade nos faz querer congelar os instantes em que estivemos juntos antes que chegasse a despedida...A saudade é ruim, mas ela mostra quão bom é estar ao teu lado."
Saudade é o que a gente sente por conta da distância. A distância que se rebaixa ao nível da dor, aperta no coação e cai pelos olhos. E a saudade vem sempre que olho pro céu. É como se eu não pudesse alcançar a estrela que um dia iluminou a nossa alegria, a que um dia fez-me sentir vontade de voar. Hoje me joga ao chão junto a minha solidão e estraçalhou meu coração que um dia foi junto ao teu.
Tédio desesperador, quando se junta com a saudade. É a dor de um parto espiritual, como se fosse parir a alma, mais o teu cheiro que me acompanha no ar, me deixa vivo. É cheiro de esperança, Cheiro de Amanhã, se é que ele existe!?!
A dor da saudade é a certeza do quão foram intensos os momentos vividos e vestígios deixados por alguém e a significativa importância que este conseguiu exercer em sua vida.
"Distância, a lágrima que alaga, a dor que não para, a angústia que me mata. Saudade amarga, solidão acompanhada".
Saudade ingrata. Você é dor e se disfarça de boas lembranças . Uma doença sem cura,que só ameniza quando voltamos e revivemos.
Saudade: palavra pequena que expressa tanto,em mim causa dor,remorso,agonia,espanto,talvez seja por eu confiar em algumas pessoas,que quando se vão me deixam a toa,algumas se foram não sei quando vão voltar,a morte é dura,mais temos que aprender a lidar com ela,caminho pequeno entre a vida e a morte,apenas uma passarela.