Poemas de Desejos
Quando o vento escorre pelo rosto e refresca mente, dois pensamentos inundam a alma de Maia. Seus sentimentos confusos gritam alto para perseguir seus sonhos. Então, deseja veemente e eleva o corpo. Verifica que com a altitude crescente tudo é possível, porque as montanhas são pequenas demais para seus passos largos lá em cima. Logo em seguida, uma pequena semente cai ao solo. É de perder de vista esse desejinho que acaba de despencar do seu coração. O segundo pensamento parece preocupá-la: o sonho só germina no solo! Maia entende. Pra sonhar precisa descalçar os pés primeiro e arar a terra, pingar o suor e queimar a pele! Então, respira fundo. E o peito cheio parece densificar seu corpo. Começa a cair. A vista lá de cima, assim tão veloz, embaralha-lhe os sentidos. A queda fraturou seus pés, machucou suas mão, mas suas vistas haviam sido curadas. Maia tem uma única certeza agora: até os sonhos precisam criar raízes!
"Seu tempo é sempre definido a partir das suas escolhas, quanto mais elas forem fiéis aos desejos mais íntimos do seu coração e menos fundadas em aspirações materiais impostas pela sociedade, tanto mais próximo você estará do melhor e mais sublime uso que se possa fazer dele."
Os estereótipos de gênero são tão profundamente incutidos em nós que é comum os seguirmos mesmo quando vão contra nossos verdadeiros desejos, nossas necessidades, nossa felicidade.
Não se luta contra algo que nos encanta.
Se somos encantados pelo mundo e seus prazeres, seremos devorados por nossos mais sombrios desejos.
Se queres mostrar que tu és homem para com tua mulher, vai no peito e na raça: encha os teus pulmões com o fôlego da captura e solta aos seus ouvidos palavras românticas da tua masculinidade e, com as carícias e o frescor da tua formosa fonte, fazes declarações do teu coração com amor verdadeiro e dá a ela o que mais precisa, atenção e proteção e como uma rosa do teu manancial ela se abrirá aos teus desejos.
"Contam que séculos atrás um jovem casal fugiu pra que pudessem ficar juntos. Mas quando ele foi caçar, ele caiu numa espécie de poço que estava abandonado e morreu. A jovem não sabia da sua morte e se perdeu na floresta procurando por ele e nunca mais saiu de lá. Dizem que até hoje ela segue procurando seu amado e que é possível vê-la chamando e procurando-o na floresta nas noites de lua cheia. A irmã dela, que era muito apegada à moça, construiu uma fonte dos desejos igual à que a jovem desparecida admirava num livro. Ela jogou a primeira moeda e pediu que a irmã voltasse, mas ao invés disso, naquele ano, nevou. Muitos consideraram um “milagre” pois não nevava ali há quase um século e a garota desaparecida sempre teve o sonho de ver a neve que via nos livros. Desde então, todo ano, naquela época, não falta neve em Boaventura." Trecho de Amor nos Tempos de Quarentena
Diante do teu evidente esplendor, meus olhos se deleitam, a minha mente fica inspirada, assim, faço versos de amor, de ardentes desejos que façam jus ao teu valor e que mostrem que não passa despercebida pela minha vista e pelos meus pensamentos.
Finalmente a Terra poderá descansar em paz. Ela enfim ficará livre de seu ódio, de suas dúvidas, de seus desejos e de sua ganância.
"Viver pelo que acreditamos é o alimento que não permite jamais esmorecermos de nossos propósitos e porque não, também dos nossos desejos e sonhos.
Portanto, mesmo que as coisas não estejam fáceis, ou parte delas pareçam inatingíveis, não se resigne de seguir com fé a voz que cala fundo em sua alma e coração."
Desconfie de si quando estiver agindo somente sob vigilância alheia, pois isso é um sinal de despedida de seus próprios ideais.
As palavras são muito poderosas, e somente se nos apoiarmos nelas para afirmar nossos propósitos, é que iremos transformar nossos desejos em realidade.
Existem pessoas que irradiam energia, queimam a distância, como se fossem tochas acesas. Pessoas que possuem "sangue nos olhos", cheias de disposição. Tubarões que cheiram o sangue. Enquanto outras pessoas parecem cubos de gelo, com pouca energia e quase nenhuma disposição, sempre cheios de medos e defeitos que anulam sua motivação e que não as deixam prosperar. Pessoas que se acomodaram e limitaram suas vidas, na crença de que não são capazes de realizar seus sonhos, transformando seus desejos em ilusões utópicas.
"Teus lábios são a promessa de um desejo incontrolável, um convite para explorar o paraíso escondido em teu corpo."
A maioria das pessoas vive aprisionada pelos medos; alguns poucos são guiados por ambições e desejos; mas uma minoria, talvez apenas centenas, vive cada dia inspirada pelo amor.
A falta de clareza em relação aos nossos verdadeiros anseios na contemporaneidade resulta, paradoxalmente, da liberdade, que se tornou o principal entrave ao desejo, em vez da repressão.