Poemas de Compreensão
Só há causalidades, é que não há uma infinitesimal capacidade humana de compreensão da natureza de nossas existências, ou de uma fora deste planeta terra, por isso evocam significados em mitos, lendas e superstições.
A educação não é a luz no fim do túnel, mas a luz que guia até o vislumbre da compreensão particular do sentido da vida.
A compreensão é unidimensional. É a compreensão pelo intelecto que leva ao conhecimento. A percepção, por outro lado, é tridimensional. É a compreensão simultânea da cabeça, do coração e do instinto. Ela provém unicamente da experiência pura.
Falar vem por natureza, silêncio por compreensão, o silêncio é melhor que palavras vãs. Somente o silêncio é sincero.
O futuro é o grande desafio. A compreensão do passado e do presente têm enorme valor intrínseco que se amplia ao fornecer bases sólidas para alcançar a visão do futuro.
As respostas, a atenção, e as atitudes virão conforme serão suas perguntas, sua compreensão e sua virtude.
O melhor professor é o tempo, mas para compreendermos uma fração dele requer a compreensão de fragmentos da história.
O propósito de Deus é um mistério, Seu agir é invisível aos olhos e está acima da nossa compreensão. Mas o Seu amor é possível sentir e o Seu agir é real. Descanse no cuidado desse Deus bondoso e fiel.
O orgulho luta incansavelmente com o perdão. O amor espera ansiosamente pela compreensão, e a felicidade da um banho de emoção, na razão.
Alguns minutos consigo mesmo, se tratando com compreensão, carinho e respeito. Ouvindo o que teu coração têm a dizer e respirando...suave e profundamente. É disso que você (e eu) precisa !
Mentalidade ágil é o processo de pensamento que envolve compreensão, colaboração, aprendizado e flexibilidade para alcançar RESULTADOS com segurança e dinamismo em qualquer contexto
Sobre o natural? Bom... ninguém busca a compreensão da real verdade, mas dentro do que poderia ser nada mais que uma mera ficção científica ou sobrenatural, é onde mais pessoas procuram e espalham falsas verdades, pois é uma forma que acham para alimentar sua falta de aventuras no dia-a-dia mórbido.
"Só através da compreensão conseguiremos respeitar as diferenças das outras pessoas que cruzam o nosso caminho ".
"Ter compreensão de nossa finitude e a infinita grandeza daquilo que desconhecemos, pode parecer pouco, mas são os primeiros passos para uma vida de gratidão e paz, assim pela dádiva de estarmos aqui, assim pela fortuna de cada instante de aprendizado."
"Caminhando pela estrada da benevolência, compreensão e perdão, não se colhem os frutos amargos dos julgamentos e críticas, mas as sementes doces e fecundas do amor, da gratidão e da paz."
O perdão é o inicio da capacidade da compreensão. Diferente da resignação como forma de resiliência, o perdão é o ato de suportar aquilo que pode ser consertado ou remediado a certo tempo. O perdão, pois, tem prazo; reside no tempo em que algo pode ser feito para sua concretude e remediação. Por isso ele sempre urge. A resignação, como capacidade de aceitar o que foi consumido pelo decurso do tempo, vai além dele. Ela dá remissão do tempo não exercido por aquele a quem o perdão aproveitaria. A resignação, como espécie de resiliência é, portanto, a evolução do espírito que concede a paz além do tempo do perdão. Por isso, quando o tempo disser que algo não merece mais o perdão, a paz só advirá da resignação; um ultraperdão, só formatável no coração daqueles que sabem amar; que sabem ver muito além das coisas terrenas. Jesus, acima do perdão nos fez ver por resignação e complacência que não tinhamos noção de tudo que a Ele fizemos: "Perdoai-os Pai, porque não sabem o que fazem!". E nós ensinou o "abc" do seu amor quando nos disse: "Eis que perdoarás 77 vezes x 7". Assim sendo, nosso perdão é sempre limitado a retribuição do estado das coisas, enquanto a resignação como resiliência é a aceitação das coisas em um recomeço com a capacidade de faze-lo. O perdão é reconstrução da relação para afastar a dor, enquanto a resignação é o recomeço. Resignação não é frouxidão, nem covardia nem dependência: a resignação, como capacidade de ir além do perdão, há de ser sempre vista como o primeiro degrau da luz. Mais importante que o perdão, a resignação é sempre o ato necessário para a vida seguir em frente. Deus seja louvado.(Victor Antunes)
"Procurar refúgio na lógica das coisas e sua compreensão racional, invariavelmente é um caminho que nos traz segurança, porém ao meu singelo sentir não é ali que reside o bálsamo que transborda nossa Paz.
Essa advém não da razão mas da fé naquele que era, é, e será, desde antes e além, do princípio ao fim, nosso Senhor e salvador."
Não acredito que alguém convença ninguém sobre coisa alguma, a compreensão é uma busca inevitável e uma fuga do que não se pode superar...
