Poemas de Compreensão
Um dia você percebe a sutil diferença de amar e compreender o amado. Um dia você percebe que amar, nem sempre, é o bastante.
É Compreensivo que milhões de pessoas um dia vão morrer, sem saber oque realmente estão fazendo aqui ?.
Se você não sabe o valor de seu sentimentos, não há como compreender a solenidade de sua existência.
A ciência eu aprendi muito fácil, Eram números, dados e padrões. O que não compreendia, por mais que tentasse, era eu mesmo.
Não basta só ler, deve-se compreender, o importante é a diferença que a literatura faz na vida das pessoas, cultura, maior capacidade de comunicação e expressão são os maiores bens que os livros dão aos leitores. Todos os livros bons, interessantes, levam a pensar, refletir, questionar, incentivam a criatividade e principalmente o desenvolvimento espontâneo do prazer de ler, a ortografia perfeita, o que é fundamental.
Acostumem-se a compreender aquilo de que vocês não gostam a fim de vir a gostar daquilo que não compreendem.
Quando os nossos sonhos forem realizados, é quando compreendemos a riqueza da nossa imaginação e a pobreza da realidade.
-Menina - pensa Amaro. - Tu nunca poderias compreender. Nem tu nem ninguém sabe quanta ternura há em mim. Eu hei de ser sempre para vocês todos o seu Amaro melancólico e taciturno, o seu Amaro que trabalha num banco e faz música nas horas vagas, o seu Amaro que vai ler livros à sombra dos plátanos, o seu Amaro que não sabe fazer um gesto de amizade nem de acolhimento. Vocês nunca compreenderão. E tu, menina, não podes compreender também a alegria íntima que me dás. Porque és poesia, és música, és... nem sei o que és... Tudo isto se pode sentir, tudo isso se pode pensar. Mas nada disto se pode dizer. Seria piegas, seria idiota, como seria idiota também eu dizer que te amo. Tenho mais de o dobro da tua idade. E algumas rugas no rosto. Pirolito não pode apanhar o raio de sol. O raio de sol é de um outro mundo. Clarissa, se eu pudesse te falar, se tu pudesses entender... Eu te pediria que nunca desejasses que o tempo passasse. Eu te pediria que fizesses durar mais e mais este momento milagroso. A vida é má, menina, a vida envenena. Amanhã serás gorducha e prática como titia. Amanhã terás filhos, te transformarás numa matrona respeitável. Onde estará então a menina em flor que corria no pátio atrás das borboletas? Mas tu tens curiosidade de conhecer a vida... É natural. Talvez nem compreendas a significação deste momento. Quanta coisa eu teria para dizer se eu pudesse falar, se pudesses entender..."
A minha introspecção, de uma condição muitas vezes mal compreendida tornou-se ferramenta para uma grande descoberta: pensar, filosofar e escrever. Divido minha essência através de meus pensamentos, ficando um pouco de mim para posteridade.
Tem horas que me sinto totalmente incompetente. Por alguma razão que me escapa à minha mera compreensão, pessoas me procuram com todo um histórico de vida pessoal, com marido, mulher, filhos, parentes, amigos, inimigos e sua vida não são boas. O que mais me escapa ainda é imaginarem de alguma forma que tenho uma solução mágica para todos os problemas. A maioria quer mudar os outros e não a si mesmos (as). Gostaria de ter esse poder, mas não tenho. Luto constantemente comigo mesmo para mudar a mim mesmo. Não penso e já desisti há muito em tentar mudar os outros. Não se sei passo essa impressão de poder e soluções para tudo. Se passo, me desculpem, sou apenas mais um ser humano tentando escapar de mim mesmo.
Deus sempre nos direciona para seus propósitos. Nem sempre compreendemos, mais é possível sentir sua mão sobre nós. Em uma retrospectiva de pensamentos, me vem a mente os momentos vividos, as pessoas que conheci e vou conhecendo, o aprendizado adquirido e que só aumenta, especialmente com os que tentaram me machucar. Só posso dizer OBRIGADA a cada pessoa que de alguma forma fizeram ou fazem parte de minha vida, desde as que conheço e convivo até as que converso informalmente em um metrô ou ônibus ou aquelas que apenas observo e levo de suas atitudes uma lição para a minha vida. Como é bom poder dizer com convicção que nada é por acaso e que, de cada luta, cada ser que respira traz uma bela lição.
Sim, “irmã morte”. Irmã difícil de ser compreendida e integrada ao convívio humano. Ela está sempre nos recordando que podemos tanto, mas não podemos tudo! Do tanto que é nos dado na origem, a morte vai recolhendo, pouco a pouco, tudo. Uma coisa, porém, ela não nos tira: a saudade. Saudade diz de uma dor que fica entalada na garganta. Uma dor que faz o peito doer. A saudade é coisa bonita, mas dói. É a expressão de um querer bem, de amor... Nós sabemos: o amor é mais forte que a morte!
Compreenda e nunca mais esqueça: para um relacionamento dar certo a mulher sempre tem que ser a mais apaixonada, apegada e envolvida.
A religião é a máscara das pessoas sem personalidade que não compreendem ou fingem que não sabem que o conhecimento é a real verdade.
Quem se desespera diante da morte, possivelmente não compreendeu, minimamente, o essencial significado da vida...